Atividades

A dança tem permitido descobrir o mundo

No CATL do Paraíso os utentes têm descoberto o mundo através da dança. Contemporânea ou em estilos tradicionais dos vários cantos do planeta, esta arte tem permitido desenvolver a expressão corporal e motora, bem como aprender sobre a cultura de países como a Rússia, o Japão, o Reino Unido, entre outros. O tema deste ano no CATL é “Viagem Cultural Pelos Continentes” e essa viagem tem sido feita, em grande medida, através da exploração dos vários tipos de dança.

Por ocasião do Halloween, a “dança” foi outra e os utentes do Paraíso transformaram o equipamento num local absolutamente assustador! Tudo a brincar, claro, até porque todas as decorações foram feitas pelas crianças e jovens. Todos se divertiram muito com disfarces e muita brincadeira.

     

Integrar multiculturalidade e arte

No Bairro do Paraíso o regresso ao CATL é sempre uma festa. O tempo é passado a aprender e a brincar, sempre com a mente aberta a novas experiências e temáticas. Em setembro houve a Semana do Desporto, uma iniciativa que tem sempre uma adesão fantástica por parte dos mais novos e que serve para iniciar mais um ano com muita energia. Este ano letivo vai ser subordinado ao tema “Viagem Cultural Pelos Continentes”, um projeto que pretende integrar a multiculturalidade e a arte. Neste contexto vão ter lugar os ateliers de Fotografia e Dança, bem como outras atividades em que as crianças e jovens vão poder explorar as manifestações artísticas de cada país e continente. O evento “ABEI Art Fest”, que terá lugar em abril, vai ser o culminar do trabalho que agora se inicia e que vai ocupar os próximos meses.

Festa de Fim de ano foi uma viagem pelos 5 continentes

Os cinco continentes marcaram presença na Festa de Fim de Ano do Bairro do Paraíso. Os utentes do CATL fizeram atuações relacionadas com o projeto “Viagem Cultural aos Continentes”, um projeto que lhes ocupou os últimos meses e que permitiu aprender bastante sobre as caraterísticas culturais de cada região do mundo. Na festa foram apresentadas danças, coreografias e músicas de acordo com as temáticas trabalhadas. Os acessórios e roupas também estiveram a rigor, tudo feito pelas crianças e jovens para que a cultura de cada país fosse bem representada. Para terminar a festa em beleza houve churrasco com os pais e familiares e todos manifestaram muito entusiasmo em relação à forma como decorreu este dia fantástico! Os utentes do CATL do Paraíso também tiveram, durante o mês de junho, uma semana de Colónia Aberta de Praia na Fonte da Telha, além disso os dias quentes têm sido refrescados com banhos de mangueira e muitas atividades no equipamento.

   

Festa de Gala no Bairro do Paraíso

No equipamento do Bairro do Paraíso o ano letivo terminou e este é o momento do balanço do trabalho realizado. As crianças e jovens do CATL receberam os diplomas de finalistas das mãos do Presidente da Direção, Manuel Martins. Para todos este é sempre um momento de grande orgulho e satisfação e uma grande emoção para os pais, funcionários e responsáveis da ABEI. Depois da entrega de diplomas houve um banquete, uma festa muito animada e baile que durou até às 2 da manhã! Os utentes do CATL do Paraíso estavam muito felizes e os momentos de convívio e diversão refletiram bem o que foi mais um ano de estudo, atividades e partilha. Agora as crianças estão a usufruir de uma semana de praia em regime de colónia aberta na Fonte da Telha.

     

Nós reciclamos e fizemos um carro patrulha fantástico!

Durante o mês de maio decorreu a cerimónia de entrega de prémios do concurso “Nós Reciclamos 2015″. O CATL do Bairro do Paraíso participou com um carro patrulha inspirado num “Beatle” antigo e a ABEI foi a única instituição escolar do concelho de Vila Franca de Xira a marcar presença nesta iniciativa promovida pela Fundação Joana Vasconcelos e pelo o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. Apesar de não ter sido atribuído nenhum prémio ao nosso trabalho, fomos muito elogiados pela PSP e pelo júri presidido pela artista Joana Vasconcelos. O nosso carro patrulha esteve em exposição, na Fundação Champalimaud, juntamente com todos os outros participantes. Tratou-se de uma viatura feita com um carro de brincar que foi forrado a pasta de papel feita pelas crianças com jornais e água. Foram ainda utilizadas cartolinas, colas, tintas, rolos de cartões e tampas de alumínio. Uma bola grande deu a forma arredondada ao nosso Beatle e, no fim do trabalho concluído, o orgulho e satisfação das crianças era enorme!

Viagem de Finalista foi tão boa… que soube a pouco

No fim da viagem de finalistas as crianças queriam ficar mais tempo no Campo de Férias “Tempo de Aventura”, no Cadaval. Talvez este sentimento seja o que melhor expressa a satisfação do grupo de 23 crianças e jovens, 11 do 4º Ano e 12 da Sala de Estudo do Paraíso, que se divertiram à grande na Viagem de Finalistas que aconteceu de 25 a 27 de março. Este é sempre um momento alto no ano escolar dos utentes do CATL do Bairro do Paraíso. Ficar algumas noites fora de casa, experiência que é vivida por algumas crianças pela primeira vez, representa uma grande aventura. Além da excitação e entusiasmo normais que estas “mini férias” em grupo provocam, acaba por ser uma forma das crianças ganharem responsabilidade, autonomia e aprenderem comportamentos sociais. Mas, acima de tudo, as crianças divertem-se imenso e fazem muitas atividades ao ar livre. Canoagem, laser tag (paintball eletrónico), escalada e escalada noturna são algumas das propostas a que todos aderiram com muita energia. Nos tempos livres a piscina foi tentadora e os matraquilhos são sempre uma forma divertida de passar momentos de competitividade saudável. À noite também houve atividades, como a sessão de discoteca, o karaoke ou o slide noturno. A energia dos mais novos não se esgota e, no fim, queriam mesmo ficar mais tempo. A viagem de finalistas deste ano chegou ao fim, mas a satisfação nos rostos de todos, o companheirismo reforçado e as boas memórias ficam para sempre.

   
     
     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 
   
 
Subscrever RSS Email