Atividades

Bairro do Paraíso recebeu a Festa da Família em julho

As crianças e jovens do ATL do Bairro do Paraíso têm tido um verão muito dinâmico, repleto de atividades variadas. Em julho teve lugar uma aula de Kempo nas instalações do Bairro do Paraíso, uma forma de dar a conhecer aos mais novos esta arte de defesa pessoal que pretende incutir valores de defesa de forma equilibrada, protegendo as pessoas sem magoar ou ferir. Treinar corpo e espírito em conjunto é outro dos objetivos desta arte marcial que privilegia o treino a dois como forma de ganhar habilidades que uma pessoa sozinha não conseguiria alcançar. Esta foi uma boa maneira de promover a atividade e este tipo de valores junto dos mais novos. Todos apreciaram a aula e o que aprenderam sobre o Kempo até porque, para a maioria das crianças, tratou-se da descoberta de algo completamente novo.

   
     

O mês de julho também foi marcado, no Bairro do Paraíso, pela Festa da Família, um convívio que juntou crianças, pais e colaboradores da ABEI. A principal atividade foi um Foto Paper muito divertido que estimulou o trabalho de equipa, a concentração, a organização e a brincadeira na procura de pistas para solucionar as tarefas propostas. No fim do Foto Paper houve um arraial popular com churrasco e um lanche entre todos, onde os familiares e as crianças tiveram oportunidade de conviver, conversar e trocar experiências. A atividades foi muito bem recebida por todos, será seguramente uma experiência a repetir.

 

Férias com atividades, tempo de estudo e muita diversão

O bom tempo chegou, o verão está quase aí, mas a energia das crianças não tira férias, por isso os jovens do CATL do Bairro do Paraíso têm tido ao seu dispor várias formas de ocupar o tempo. Atividades físicas, jogos, idas à praia, sem esquecer o necessário tempo de estudo, tudo está contemplado no calendário do CATL durante os meses de verão. No Bairro do Paraíso, bem como no ATL dos Bacelos (para as crianças do 1º ano do 1º Ciclo) o tempo de férias é organizado de forma a que os utentes tenham atividades o mais diversificadas possível e que conjuguem as necessidades lúdicas, pedagógicas, de aprendizagem e de exercício e atividade desportiva.

O fim do ano letivo foi assinalado no Bairro do Paraíso com um Baile de Finalistas, onde houve direito a pastas, fitas e capas. Crianças e profissionais da ABEI, sentiram-se orgulhosos do trabalho concretizado e o momento foi de convívio entre todos. No Dia da Criança também houve um grande convívio ao ar livre, desta vez ao jeito de um pic nic a que chamámos “MacParaíso”. Foram confecionados menus de hambúrgueres à nossa maneira, as crianças ajudaram na cozinha e adoraram a experiência. No fim, foi ainda mais gratificante e divertido provar o que eles próprios tinham ajudado a cozinhar.

   

Na primeira quinzena de junho algumas crianças do CATL do Paraíso e do ATL dos Bacelos foram até à Fonte da Telha, na semana de colónia balnear aberta. Além de banhos de mar, os mais pequenos divertiram-se imenso com brincadeiras várias, atividades desportivas com o professor Pedro Martins e a construção de pequenas cabanas no pinhal. As crianças que não foram até à praia ficaram no Bairro do Paraíso, onde têm brincado bastante e ocupado o tempo com jogos tradicionais que motivam a destreza, o trabalho em equipa, a cooperação e as faculdades psicomotoras de cada um.

Férias da Páscoa aproveitadas para conhecer a Tapada de Mafra

Em abril as crianças e jovens do ATL do Bairro do Paraíso fizeram várias atividades para ocupar as semanas das férias da Páscoa, algumas das quais permitiram um saudável contacto com a natureza e o ambiente ao ar livre. A visita à Tapada de Mafra foi uma dessas atividades em que as crianças do ATL do Paraíso e do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Bacelos puderam usufruir de um ambiente diferente do habitual e experienciar novas sensações.  Mais de uma centena  de utentes da ABEI passearam pela Tapada, onde experimentaram montar a cavalo com uma aula de iniciação à equitação e também experienciaram a iniciação ao tiro ao alvo. As crianças tiveram oportunidade de conviver com os cavalos, ouvir as explicações dos tratadores e ter uma aula de volteio, momento em que montaram um cavalo com a ajuda do monitor. No tiro ao alvo treinou-se a pontaria com arco e flecha, sempre com as orientações e explicações dos monitores. As novas experiências foram muito enriquecedoras para os mais novos, tendo sido promovida a concentração, a aprendizagem, o equilíbrio físico-motor, entre outras capacidades. À hora de almoço ouve um piquenique no parque de merendas da Tapada de Mafra, momento em que as crianças puseram a conversa em dia e recarregaram baterias para o resto da tarde.

Viagem de finalistas dos alunos do 4º ano foi uma aventura!

Aventura, exercício físico, contato com a natureza e muito convívio, foram os ingredientes principais da Viagem de Finalistas que os alunos do 4º ano do 1º Ciclo que frequentam o ATL do Bairro do Paraíso fizeram em abril. Como já vem sendo hábito, depois de levado ao palco o musical da ABEI, os alunos aplicaram as verbas conseguidas com o espetáculo para passar uns dias muito divertidos no Campo de Férias “Tempo de Aventura”, no Cadaval. Durante três dias as crianças tiveram oportunidade de desenvolver a sua autonomia, o espírito de grupo, a vivência em comunidade e a interajuda. As atividades ao ar livre ocuparam grande parte do tempo, entre banhos de piscina, canoagem, jogos vários no campo de jogos, tiro com arco e slide. A sala de convívio também foi lugar de muita brincadeira e conversa, em torno de vídeos, matraquilhos e outros entretenimentos. À noite também não faltou animação: as crianças fizeram escalada noturna numa parede artificial, participaram em karaoke, numa caça ao tesouro noturna e também houve uma noite de discoteca. Sempre acompanhados pelos educadores e responsáveis da ABEI  e do campo de férias, os mais pequenos usufruíram de tudo o que o campo de férias tinha para dar e nunca lhes faltou energia para mais um desafio!

     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 
   
 
Subscrever RSS Email