Atividades
11 de Março, 2011

Final de verão… novo começo!

O novo ano letivo começou no CATL do Bairro do Paraíso com uma animada festa de despedida do verão. “Bye Bye Verão” foi uma iniciativa cheia de música, dança e muito divertimento, que contou com a animação da DJ “Pipas Moon Star” e com a participação de todos os utentes. Desta forma as crianças e jovens despediram-se do verão e entregaram-se com entusiasmo a um novo começo: mais um ano de estudo, aprendizagem, exercício físico e brincadeira.

As atividades físicas e a promoção de um estilo de vida ativo vão continuar a ser de extrema importância no programa proposto para o CATL. O Atelier de Atividade Física decorre, como sempre, sob a orientação do professor Pedro Martins e continua a ser um sucesso. As atividades lúdicas, criativas e pedagógicas também são variadas e vão abordar diversas temáticas ao longo do ano, sempre de acordo com os conteúdos programáticos que as crianças estão a abordar na escola. Um dos jogos de equipa experimentados neste arranque de ano letivo foi o Jogo das Imagens, em que as crianças tentaram adivinhar através de desenhos a palavra que se mantinha “secreta”.

Atelier de Atividade Física…

…para a promoção de um estilo de vida…

…muito ativo!

Festa “Bye Bye Verão”

Pintura Livre

Jogo das Imagens

 

Verão com muito desporto e criatividade…

…em setembro houve “receção ao caloiro”

O mês de setembro começou no CATL do Bairro do Paraíso com a “receção ao caloiro”. Todas as crianças de 1º ano foram recebidas e integradas com os novos amigos, com o espaço do CATL  e com muitas atividades que permitiram desde logo criar laços entre os que acabam de chegar e os que já frequentavam este equipamento da ABEI. As crianças fizeram atividades de dança, jogos, desenhos e participaram nos divertidos banhos de mangueira, ainda a aproveitar o calor do verão. No fim do primeiro dia já todos se sentiam mais crescidos e muito orgulhosos por frequentar o CATL! Depois de recebidos os “caloiros”, todas as crianças e jovens participaram na “Semana do Desporto”, que foi recheada de jogos tradicionais e partidas de futebol. É caso para dizer que, no CATL do Paraíso, o campeonato já começou e todas as equipas estão a 100% para mais um ano de estudo, atividades e brincadeira.

Os meses de verão também foram muito e animados e ativos para as crianças e jovens do CATL, com várias atividades de expressão físico motora, sempre orientadas pelo professor Pedro Martins. Estas atividades são sempre muito participadas e apreciadas e põem as crianças a mexer de várias formas: jogos, gincanas, exercícios vários, ténis de mesa, tudo com muito ritmo para promover e motivar as crianças para um estilo de vida saudável e ativo. Mas nem só de desporto se faz o verão… A criatividade também está muito presente nas atividades desenvolvidas pelos mais novos. Neste contexto, cada um foi desafiado a desenhar a árvore genealógica da sua família. Foram feitos trabalhos com massa de moldar e também ouve espaço para a pintura com a réplica de quadros de artistas famosos, como Miró, Picasso e Van Gogh. O resultado final traduziu-se em obras estupendas e cheias de cor, que estão expostas no bloco dos Bacelos destinado ao CATL.

No dia passado no Parque Urbano de Santa Sofia as crianças puderam usufruir do sol e dos espaços verdes, jogaram à bola, saltaram à corda, brincaram no parque infantil… gastaram muita energia e depois fizeram um piquenique ao ar livre para repor as forças. Em agosto também houve uma corrida a que demos o nome de “Maratona Bacelos”, dado que nestes meses de verão as crianças do CATL estão no equipamento da Quinta dos Bacelos. No fim da maratona e de muito correrem a bom ritmo, todos os participantes foram premiados com uma suculenta barra de chocolate.

 

A Semana Ecológica motivou as crianças para o tema do ambiente

As crianças e jovens do Centro de Atividades de Tempos Livres continuam a usufruir do melhor que o verão tem para oferecer com refrescantes banhos de mangueira. Mas, durante estas semanas que convidam a atividades mais ligeiras e já com “cheirinho a férias”, também há tempo para abordar assuntos mais “sérios” e despertar os mais novos para temáticas de reflexão sobre o mundo que os rodeia. Assim, entre 15 e 19 de julho, organizou-se a “Semana Ecológica”. Nesta iniciativa o desafio era escolher materiais de desperdício e, com eles, elaborar trabalhos manuais criativos. Desenhos, colagens, montagens, tudo valia, desde que feito com muita imaginação e com os materiais que deixaram de ser “lixo” para se transformarem em “obras primas”. Depois de selecionarem os desperdícios a trabalhar, as crianças empenharam-se na realização de cada peça e, por fim, os resultados foram expostos e sujeitos a votação. As orgulhosas vencedoras exibiram as suas obras, mas o mais importante foi passar a todos a noção de que é dever de cada um proteger e respeitar o ambiente.

Escolha dos materiais

Mãos à obra!

A puxar pela imaginação…

Trabalhos ecológicos

O resultado final

Os trabalhos vencedores

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Subscrever RSS Email