Atividades

A festa do Karaoke, no dia 25 de janeiro, provou que os rouxinóis são meros aprendizes quando comparados com os cantores do CATL do Paraíso!

Na “White Party”, onde o tema era o branco, não faltaram coreografias e muita música da responsabilidade da DJ Pipas

 

A Festa de Natal foi animada com muita música e todos deram um pezinho de dança…

Visita à Gulbenkian integrada no Projeto “A árvore das ideias”

 

Atividades de expressão plástica, um torneio de BeyBlade e um concurso de máscaras animaram as crianças e jovens do Bairro do Paraíso

   

Baile, pastas, fitas e entrega dos diplomas deixaram os finalistas orgulhosos!

Entrega de diplomas Finalistas

Uma aventura afetiva e… cooperativa!

Prestes a fechar o seu percurso escolar de 1º ciclo, as crianças do 4º ano do CATL da ABEI, juntamente com os colaboradores da sua sala, partiram para uma aventura inesquecível, no Campo de Férias “Tempo de Aventura”, no Cadaval. Entre os dias 27 a 29 de Março, esta Viagem de Finalistas permitiu o contato direto com a natureza e foi uma forma das crianças experienciarem e explorarem os cinco elementos de sociabilização: autonomia, empatia, iniciativa, confiança e autoestima. Estes três dias proporcionaram um salutar convívio entre todos os participantes, fomentando um clima de partilha e cumplicidade que foi absolutamente conseguido.

Os objetivos pedagógicos propostos assentaram essencialmente em proporcionar a todos um conjunto de diferentes vivências ligadas ao contato e proteção da natureza, assim como em ações de cidadania (laser tag, “Jogo das Pistas”, “Caça ao Tesouro”, atividades na piscina, “Noite da Discoteca”, escalada, canoagem, entre outras). Através desta experiência, pudemos confirmar que as atividades lúdicas são um instrumento privilegiado, para a aplicação de uma componente educativa que enalteça o desenvolvimento, não só pessoal, mas também cooperativo, entre crianças e adultos.

Mas, claro que a parte lúdica, da brincadeira “pura e dura”, foi a atriz principal deste “filme”! Mais que o adulto brincar com a criança, é importante o adulto brincar para a criança. Brincar num ambiente securizante, significa que a criança tem a oportunidade de retratar a sua identidade, seja através da interação entre pares, seja na sua interação com adultos.

Por isto e muito mais, apetece-nos gritar em coro, que já só falta, menos de um ano, para voltarmos ao paraíso, de mais uma aventura cooperativa e…afetiva!

Musical Annie encheu Ateneu de talento e espetadores

As crianças do 4º ano do CATL do Bairro do Paraíso da ABEI vestiram a pele de pequenos atores e deslumbraram com o musical Annie. Na tarde de 10 de Março o auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense voltou a encher-se de pais, familiares e amigos que comprovaram o talento a que os “atores” da nossa instituição nos têm vindo a habituar.

Este espetáculo, que também contou com algumas crianças do 2º ano do CATL no elenco, serviu para angariar fundos para a Viagem de Finalistas que os alunos do 4º ano estão a organizar. Nesse sentido foi um sucesso! E as metas mais importantes foram igualmente atingidas: o teatro como prática pedagógica, como atividade que ajuda a criança na sua aprendizagem psicomotora, cognitiva, emocional e estética. Todos estes fatores tornam muito importante a organização de atividades deste género, dado que se trata de por em prática e mostrar ao público externo o trabalho de meses desenvolvido no CATL. A colaboração dos pais, dos funcionários e técnicos da ABEI, bem como a disponibilidade de meios e recursos do Ateneu, foram elementos de sucesso essenciais na organização do evento. No fim da peça, os aplausos compensaram tudo! Mais uma vez as crianças da ABEI provaram que conseguem trazer a Broadway até aos vilafranquenses!

Outras atividades

Jornal de parede

Jornal de parede do Bairro do Paraíso, onde as crianças e jovens dão largas à sua veia jornalística, elaborando colunas com passatempos, notícias, curiosidades, atualidade, espaço de humor, etc

A miss e o mister Bairro do Paraíso

Tarde de discoteca no CATL do Paraíso

Atividade “Coroas e Brincadeiras” no Museu Municipal

Crianças e jovens da Sala de Estudo do Bairro do Paraíso em visita ao Museu Berardo

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

 
   
 
Subscrever RSS Email