Atividades

Comemorar a música no início do ano escolar

O outono chegou à Quinta dos Fidalgos e, com ele, novas temáticas para serem trabalhadas com as crianças, entre elas a estação do ano em que estamos. Os mais pequenos fizeram, em conjuntos com as educadoras e auxiliares, várias decorações para todo o equipamento, que está muito bonito e com um aspeto outonal.

 
     

Para comemorar o Dia Mundial da Música o grupo da Educação Pré-Escolar foi ao Auditório dos Oceanos assistir ao musical “A Incrível Fábrica dos Oceanos”. As crianças deslocaram-se sempre de comboio e ainda se divertiram num piquenique ao ar livre, aproveitando o calor do início de outono que ainda se fazia sentir. Nas salas da Creche o Dia da Música foi comemorado de forma diferente: com a sala escurecida e música relaxante e apenas pequenas luzes de presença espalhadas para criar ambiente, as crianças exploraram o espaço de uma forma completamente livre. O grupo dos 5 anos desenvolveu num projeto sobre os Jogos Olímpicos, onde aprenderam os símbolos dos Jogos, o seu significado e os valores preconizados pelas Olimpíadas.

A primavera, os pais e a mulher, comemoraram-se na Quinta dos Fidalgos

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, as crianças da Quinta dos Fidalgos prepararam uma prenda que ofereceram a todas as colaboradoras do equipamento, foi um saquinho de cheiros, muito apreciado por quem o recebeu. O Dia do Pai também não foi esquecido e, como é habitual, os mais pequenos desenvolveram uma prenda que depois levaram para casa para oferecer aos pais. Este ano, além de jogos, molduras e suportes de canetas, que foram oferecido, as crianças fizeram trabalhos em sala em que evidenciaram as caraterísticas dos pais.

A chegada da primavera, apesar de tardia, tem sido pretexto para algumas atividades no equipamento. Foi pedido aos pais que fizessem, em casa, flores em materiais à escolha. Posteriormente foram todas colocadas nos corredores e salas dos Fidalgos para alegrar os espaços. No exterior também fizemos uma plantação, uma árvore de framboesas que agora está a ser cuidada por todos à espera que dê frutos. As crianças também aprenderam sobre o ciclo de vida da borboleta, os delicados animais que sofrem uma metamorfose do ovo à bela borboleta, passando pela lagarta.

Tanto na Creche como na Educação Pré-Escolar, como é habitual, as crianças fizeram prendas de Páscoa para levar para os familiares. Já em abril, alguns pais da sala dos 2 anos B levaram à cena a peça de teatro “A Carochinha”, a que todas as crianças da creche assistiram. Por seu lado, o grupo do Pré-Escolar visitou o Pavilhão do Conhecimento, onde as crianças participaram nas atividades “Se eu fosse… um médico” e “Casa inacabada”. Foram de comboio e levaram almoço, foi um dia em cheio!

Em fevereiro brincou-se ao Carnaval e também se falou de assuntos sérios

Em fevereiro o Carnaval viveu-se intensamente na Quinta dos Fidalgos. As crianças fizeram máscaras e fatos, com que depois desfilaram pelo equipamento e também houve lugar para um desfile com os fatos trazidos de casa. Num registo mais sério e de grande aprendizagem, durante o mês de fevereiro os utentes dos Fidalgos assinalaram o Dia da Não Violência Escolar e da Paz com um debate sobre o assunto. Foi desenvolvida uma conversa com as crianças, em que estas foram alertadas para a importância da paz, da vivência pacífica em comunidade, de ouvir o outro, evitar conflitos e saber geri-los e, acima de tudo, rejeitar a violência de qualquer género na escola ou noutros espaços, sobre si próprio ou sobre os outros.

     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email