Atividades

Visitas temáticas ao exterior motivam a aprendizagem das crianças

Em janeiro um grupo de crianças da Quinta dos Fidalgos foi visitar o Jardim Zoológico num dia de muito sol, que permitiu aproveitar o passeio ao máximo. As crianças da sala dos 4 anos puderam ver bem de perto os pinguins e consolidar os conhecimentos que têm estado a adquirir em sala. Com o projeto“ o Pinguim é uma ave?” os mais pequenos têm aprendido sobre este animal, a que espécie pertence, quais as suas principais caraterísticas e o seu habitat. No jardim Zoológico, apesar de não ser o habitat natural dos animais, foi possível aprender muito, observar os pinguins e absorver toda a informação sobre estes e outros animais. Como era dia de aniversario de uma das crianças houve lugar a festa e a bolo, que foi partilhado por todos em ambiente de grande diversão. Os pais do aniversariante tiveram a simpatia de oferecer as entradas no zoo a todas as crianças. Foi um dia muito bem passado!

Já em fevereiro, a diversão foi muita com os habituais desfiles de Carnaval no Equipamento dos Fidalgos. As crianças trouxeram disfarces de casa e brincaram, explorando cores, sons e texturas de todas as formas possíveis, ou não fosse o carnaval isso mesmo: uma festa de cor, música e brincadeira. Numa outra visita ao exterior, os Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira foram o alvo de todas as atenções dos mais pequenos. Estava prevista uma visita ao Museu de Alverca, que não se concretizou por impossibilidade do museu, pelo que os Bombeiros acederam receber as crianças no quartel. Apesar do aviso em cima da hora, o grupo dos 3 e 4 anos dos Fidalgos foi muito bem recebido e foi possível aprender imenso sobre a profissão de bombeiro, ver os carros, os materiais de trabalho e começar a sensibilizar os pequenos para os cuidados a ter para prevenir acidentes vários. Estas visitas ao exterior permitem às crianças aprender vendo e são muito motivadoras da aprendizagem.

 

 

Janeiro com atividades culturais e visita aos animais da Quinta

“O canto dos pássaros” foi a narrativa escolhida para ser lida ao grupo dos 4 anos da Quinta dos Fidalgos, que foi até ao Museu de Alverca, no fim de janeiro, para uma atividade que foi recheada de experiências culturalmente enriquecedoras. Primeiro as crianças ouviram a história e depois interpretaram-na com colagens e pinturas. Nesta atividade de artes plásticas puderam dar largas à imaginação, sempre com base no tema “O canto dos pássaros”. Este tipo de atividade permite desenvolver a atenção, capacidades de memorização, compreensão e interpretação das crianças, bem  como posterior aplicação das ideias apreendidas.

As crianças das salas dos 3/4anos também tinham uma visita agendada ao Museu de Vila Franca de Xira. A atividade foi adiada por impossibilidades do Museu, mas o dia foi aproveitado para visitar a Quinta Pedagógica dos Bacelos. Como o passeio aconteceu em dia de sol, as crianças puderam estar ao ar livre, ver de perto os animais, conhecer o local onde cada espécie se abriga e o tipo de alimentação de cada animal. Sem medo da interação, os mais pequenos fizeram festas e deram comida aos animais da Quinta. Como o tempo esteve bom ainda foi possível brincar um pouco no parque infantil.

Entre teatro, música e muita partilha, acontece Natal nos Fidalgos

Os pais das crianças da Quinta dos Fidalgos foram convidados a participar num lanche convívio entre todos. No dia deste convívio de Natal também assistiram a uma representação alusiva à época festiva, que foi levada à cena pelas crianças das salas da Educação Pré Escolar. Os mais pequenos representaram e encantaram e a festa terminou com o lanche e um sorteio de um Cabaz de Natal entre os pais. Os produtos do cabaz foram todos oferecidos pelas colaboradoras da instituição que, desta forma, quiseram desejar as Boas Festas aos familiares das crianças. Numa outra data houve uma Festa de Natal em que as crianças só assistiram, riram e aplaudiram o talento e criatividade das educadoras e restantes colaboradoras da ABEI que encarnaram todas as personagens do Natal para fazer sorrir os mais pequenos.

O Natal chegou à Quinta dos Fidalgos

Nos dias 1 e 9 de dezembro houve Mercadito de Natal na Quinta dos Fidalgos. Pais, familiares, fornecedores da ABEI  e comerciantes locais participaram neste mercado de produtos típicos e caseiros, uma forma de colaborar com o comércio local e interagir com a comunidade nesta altura do ano em que a palavra “oferecer” ganha outra dimensão. As crianças das salas dos 4 e 5 anos fizeram bolinhos secos, bolo de cenoura e salame, produtos que também foram muito do agrado de quem visitou o nosso mercado. Foi desta forma que, no fim do dia, o equipamento se encheu de bancas de produtos artesanais, doçaria e outras iguarias que, com certeza, vão tornar mais doces as mesas de muitas famílias. também foi aproveitada a ocasião para fazer uma exposição das árvores de Natal que os pais das crianças da creche fizeram.

Crianças dos Fidalgos solidárias, vestiram-se de pijama

Todos de pijama, foi assim que as crianças e educadoras do Equipamento dos Fidalgos se apresentaram no dia 20 de novembro para darem a sua contribuição solidária a esta iniciativa que é o Dia do Pijama. As crianças das salas dos 5 anos fizeram uma representação da história “O menino que não sabia brincar” do livro oferecido pela Associação Mundos Vida, a promotora da iniciativa a nível nacional. A história foi encenada e apresentada às outras crianças com grande entusiasmo.  Foram desenvolvidas outras atividades dentro da temática deste dia especial, como a “História à luz de uma lanterna”, o “Jogo da almofada” e o “Tesouro de peluches”. Mais uma vez o Dia do Pijama envolveu toda a comunidade educativa. Crianças, pais e profissionais da ABEI puderam assim contribuir para uma causa solidária e passar aos mais pequenos os valores da generosidade e da partilha. No fim da brincadeira as crianças depositaram na “Casa dos Pijamas” os seus mealheiros com os contributos solidários trazidos de casa e que vão permitiram ajudar outras crianças de todo o país.

 
     

Quinta dos Fidalgos dá a receita… doce de abóbora para estimular os sentidos

Chegou o outono e com ele muitas atividades alusivas à época que se podem fazer com os mais pequenos. As equipas da Creche e da Educação Pré-Escolar da Quinta dos Fidalgos fizeram um trabalho em parceria que teve um doce resultado… As salas da Creche estão a trabalhar a temática dos cinco sentidos e, neste contexto, uma das atividades consistiu em fazer doce de abóbora. Foi cortada uma abóbora que as crianças tiveram oportunidade de tocar, cheirar e provar. Com ela fizeram doce e voltaram a provar o resultado, observando as diferenças de textura, cor, sabor e cheiro depois da abóbora ter sido cozinhada em compota. Depois os grupos das salas dos 3 anos foram até Vila Franca de Xira e distribuíram os frasquinhos de doce junto da comunidade. Uma doce forma de dar a conhecer a ABEI junto dos vilafranquenses.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email