Atividades

Dia da Alimentação comemorado nos Fidalgos

No Dia Mundial da Alimentação, que se comemorou a 16 de outubro, as crianças do equipamento da Quinta dos Fidalgos abordaram o tema de forma muito prática. As salas dos 3 e 4 anos fizeram uma visita ao Mercado Municipal de Vila Franca de Xira e foi lá que compraram os legumes que depois usaram para fazer uma sopa que levaram para casa no fim do dia. Nessa confeção da sopa foram valorizados os benefícios dos legumes e a sua importância numa alimentação equilibrada. As crianças das salas dos 3 aos 5 anos também participaram na confeção de uma salada de frutas. As salas da Creche fizeram um sumo de laranja natural que depois foi consumido ao lanche. Neste dia o lanche foi especial com cereais e leite e sumo natural a acompanhar um bolo que muito agradou às crianças.

Também houve uma Feira da Alimentação aberta aos pais com deliciosos produtos de fornecedores da ABEI e comerciantes locais que, desta forma, quiseram envolver-se na comemoração deste Dia da Alimentação. Os mais pequeninos também não foram esquecidos e, para eles, foram feitas umas bolachas especiais, com maçã e mel, em vez de açúcar, próprias para bebés. E foi desta forma que, mais uma vez, foi passada a mensagem da importância de uma alimentação equilibrada e variada. Uma mensagem que se pretende que seja apreendida pelas crianças e levada para casa, para junto dos pais e de todos os que se sentam à mesa em família, para que o façam da forma mais saudável possível.

 

Ano escolar começou com música nos Fidalgos

O ano escolar começou nos Fidalgos com a colocação de uma nova identificação do estabelecimento. A publicidade foi colocada no início de outubro e faz parte de um plano de identificação de todos os espaços da ABEI no concelho de Vila Franca de Xira. O resultado da sua implementação, está bem à vista de todos e é unanime que ficou um espetáculo! Além de um novo visual, o equipamento da Quinta dos Fidalgos recebeu muita música logo no início do mês. No dia 1 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Música e, a esse propósito, alguns elementos da escola de Música Sonata, de Vila franca de Xira, foram cantar e tocar para as crianças. Com a participação das educadoras das salas da Creche fez-se uma atividade cheia de ritmos e sons que proporcionou às crianças o contacto com alguns instrumentos, com pautas de música e com canções e melodias várias.

Na  abordagem do programa Reggio Emilia para a Educação Infantil seguido neste equipamento,  e inserido nos  sentidos da criança, o inicio  do outono a relva foi cortada em todos os espaços verdes do equipamento e isso foi aproveitado para as crianças da Creche explorarem livremente a sensação da relva acabada de cortar. A alegria das crianças foi visível e o momento foi muito descontraído, tirando partido do cheiro, da textura e de todas as sensações que o contacto com a relva acabada de cortar ofereceu. É caso para dizer, viveu-se um momento GREEN!

   

Verão, é nos Fidalgos

Em julho e agosto são momentos para as crianças fazerem coisas diferentes. As atividades das crianças que frequentam a Quinta dos Fidalgos foram todas ao ar livre para aproveitar o bom tempo. Com uma piscina, banhos de mangueira e até alguma areia da praia trazida pelos pais, foi recriado o ambiente da praia no recreio dos Fidalgos e a brincadeira foi muita. Por ocasião da visita de um grupo das salas da creche da Quinta dos Bacelos, foi feita uma brincadeira criativa de exploração de tintas com os pés. Descalças, as crianças sentiram a textura da tinta no chão e deram largas à criatividade, misturando cores e tons de forma alegre e divertida. No fim da brincadeira, mais uns banhos de mangueira fizeram desaparecer toda a tinta e ficaram as recordações de uma tarde bem passada.

As crianças da Educação Pré-Escolar trouxeram as bicicletas e foi montado um circuito onde se desenvolveu uma espécie de gincana de bicicleta. Numa semana em que o tempo esteve mais fresco também se fizeram percursos gímnicos, desta vez no interior, sempre com o objetivo de motivar os mais pequenos para a prática da atividade física. Alguns dias de verão também foram ocupados com passeios aos jardins da cidade de Vila Franca de Xira, locais onde as crianças puderam brincar, correr nos relvados e aproveitar o ar livre.

 
   
     

 

No fim do ano as crianças dos Fidalgos mostraram tudo o que aprenderam

No dia 20 de junho as crianças da Quinta dos Fidalgos assinalaram mais um fim de ano letivo em ambiente de grande alegria. Nesta festa os mais pequenos tiveram oportunidade de mostrar todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos meses, dado que a festa refletiu as temáticas abordadas e o trabalho desenvolvido. As atuações musicais estiveram a cargo das salas dos 2 anos que, com a ajuda dos familiares, animaram os festejos com algumas canções. Já as crianças da Educação Pré-Escolar fizeram apresentações dos projetos desenvolvidos ao longo do ano. As sala dos 3 Anos A apresentou o seu circo, enquanto os 3 Anos B fizeram uma apresentação sobre “A Tourada”. As salas dos 4 e 5 Anos apresentaram o que aprenderam sobre o “Sistema Solar”, “Os Dinossauros” e as “Danças do Mundo”. O espetáculo contou com muita representação, dança e criatividade. No fim das atuações, que foram muito bem recebidas por todos os que assistiram, houve um churrasco convívio organizado em conjunto com os pais e que contou com a dinamização da atelierista e dos professores de dança das Atividades Extra Curriculares (AEC´s).

Depois de dado com terminado o ano, as atividades prosseguiram e logo com umas idas à praia, atividade que é sempre tão do agrado dos mais pequenos. Na semana de 23 a 27 de junho as salas da Educação Pré-Escolar fizeram colónia balnear aberta na Fonte da Telha. As condições meteorológicas é que pregaram algumas partidas, mas nem por isso as crianças deixaram de se divertir. No primeiro dia a saída da praia foi adiantada e o almoço aconteceu nos jardins do Parque das Nações. Depois de comerem, as crianças aproveitaram as zonas amplas relvadas para muitas brincadeiras. Nos restantes dias da semana São Pedro foi mais generoso e já foi possível fazer praia, tomar banhos e brincar na areia e, da parte da tarde, no pinhal, sempre em contacto direto com a natureza.

     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email