Atividades
11 de Março, 2011

Dia da Criança nos Fidalgos com muito movimento e atividades ao ar livre

Todos os dias são uma festa para os mais pequenos, mas o Dia Internacional da Criança é sempre vivido de uma forma muito especial em todos os equipamentos da ABEI. A Quinta dos Fidalgos não foi exceção e, no dia 30 de maio, todos se juntaram para assinalar a data, desta vez de forma antecipada, já que o Dia da Criança foi a um domingo. A manhã começou pelas 10 horas com atividades nos vários ateliers propostos para motivar a imaginação, criatividade e potencial das crianças: esparguete colorido, desenhos com giz, massa mágica, tudo com muita cor, formas e movimento. Também foram propostas atividades físicas, como percursos gímnicos, que levaram todos a gastar alguma energia e até houve uma pescaria a brincar, mas muito concorrida. Em alguidares com água as crianças tiveram oportunidade de treinar a concentração e a motricidade fina ao mesmo tempo que se divertiam “pescando” pequenas rolhas de cortiça. Ainda houve tempo para alguma dedicação à natureza e à agricultura. Fizeram-se sementeiras, que terão que ser cuidadas para virem a dar frutos daqui a algum tempo. No fim da manhã houve um almoço em forma de pic nic com a participação de toda a comunidade escolar. Depois de repostas as energias e de uma manhã de muita brincadeira, a tarde foi mais calma, mas não menos animada. Uma sessão de cinema, com direito a pipocas e tudo, fez as delícias das crianças que visionaram os filmes “Noddy e o seu carro novo” e “Noddy tem uma visita”.

 

“Quem quer casar com a Carochinha?”

Se a Carochinha teve que se pôr à janela à procura de noivo, já as crianças da sala dos 3 anos B da Quinta dos Fidalgos alargaram muito mais a sua pesquisa sobre o casamento e aprenderam o máximo que conseguiram, de acordo com a sua idade, sobre o assunto. O projeto “Vamos Casar” surgiu da curiosidade das crianças em torno do tema “casamento”. Onde se pode realizar um casamento e como se procede, o que os noivos costumam vestir para a ocasião, as alianças, a música do casamento e o banquete, nada falhou à curiosidade dos mais pequenos. Em casa, pediram ajuda aos pais, que lhe mostraram os álbuns de fotografias dos seus próprios casamentos, ajudando assim com a sua própria experiência neste processo de aprendizagem. Depois de uma visita à igreja da comunidade, e com muita informação recolhida, houve trabalho em sala que se materializou nos preparativos para o casamento da Carochinha e do João Ratão. Fazer convites, preparar roupas, instrumentos musicais para acompanhar a festa, entre muitas outras coisas, foi este o trabalho em que as crianças se envolveram com o apoio dos familiares e de toda a comunidade escolar.

   
     

Uma viagem ao espaço através das danças do mundo

Em grupo, em aprendizagem e sempre com intensa curiosidade, as crianças da salas dos 5 anos da Quinta dos Fidalgos iniciaram o projeto “Danças do Mundo”. Ao explorarem em torno das várias culturas e dos vários países, a imaginação dos mais pequenos foi dançando cada vez para mais longe, até… chegar ao “espaço”. O projeto “Danças do Mundo” evoluiu naturalmente para o tema e o mini projeto “Viagem ao Espaço”. As perguntas foram surgindo e as crianças quiseram saber mais sobre o mundo que habitam. Porque é que a terra é redonda? Porque é que não cai? Onde estamos? Há mais planetas e como se chamam? Estas foram algumas das perguntas que os mais pequenos quiseram ver respondidas e que deram origem a um processo de investigação em sala e também em casa com a ajuda dos familiares. A este propósito surgiu a ideia da visita ao Planetário, que aconteceu no dia 7 de maio com as salas dos 4 e 5 anos e no dia 13 com o grupo dos 3 anos. Também foi feita a apresentação do mini projeto à comunidade escolar, momento em que as crianças partilharam as descobertas feitas durante este percurso de aprendizagem.

Nesta faixa etária dos 5 anos, em pleno contexto de educação pré escolar, as crianças demonstram interesse pelos fenómenos que as rodeiam, sejam estes naturais ou sociais. Os mais pequenos querem saber mais sobre os animais, as flores, os fenómenos meteorológicos ou geográficos. Assim, a abordagem aos temas deve promover a ampliação das experiências e da curiosidade natural das crianças e deve incentivar a procura do conhecimento sobre o meio social e natural que as rodeia. Explorar, investigar e descobrir para tentar compreender os mais variados fenómenos foram os objetivos que, neste caso, levaram as crianças da dança até ao espaço.

 

 

Aprendendo música clássica também se brinca ao Carnaval

As crianças da Quinta dos Fidalgos tiveram oportunidade de descobrir os compositores clássicos ao longo do tempo em que desenvolveram o projeto da área da música. Os compositores clássicos dos séculos XVII e XIX foram apresentados às crianças, de forma a que estas ficassem a conhecer um pouco do seu percurso e obra. O contacto com a música deu-se, não só através das melodias, das notas e dos sons, mas também da construção de vários instrumentos musicais a partir de materiais reciclados. No dia 27 de fevereiro a sala dos 5 anos fez a apresentação deste projeto da música, com um grandioso concerto, onde o trabalho realizado foi apresentado à comunidade escolar e às suas famílias.

O fim do mês de fevereiro também foi marcado pelo Carnaval, com as brincadeiras, máscaras e desfiles próprios da época.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email