Atividades
11 de Março, 2011

Crianças da Quinta dos Fidalgos comemoraram o Dia da Música

Pais e crianças participaram em workshops

O convívio e a música coloriram este dia especial

As crianças exploraram objetos, instrumentos e sons

 

Meses de verão nos Fidalgos cheios de sabor e energia!

Das experiências culinárias até à realização da prenda do Dia dos Avós, passando pela participação num Peddy Paper, todas as atividades de verão desenvolvidas pelas crianças da Quinta dos Fidalgos têm tido por objetivo para estimular a criatividade dos mais pequenos, bem como mantê-los sempre em movimento de forma saudável e ativa. As atividades culinárias serviram para pôr as “mãos na massa” e criar doces saborosos e divertidos, como bolinhos com várias formas, gelados e salame, mas também nunca foi esquecida a importância de uma alimentação saudável e equilibrada através da realização de espetadas de fruta e sumo de laranja, por exemplo. Depois das experiências culinárias, os lanches foram sempre degustados com muita satisfação e as energias repostas para o que se seguia… E houve mesmo muito exercício físico e atividade ao ar livre: gincanas, exercícios e momentos de atividade físico motora orientados pelo professor Pedro e ainda um Peddy Paper, em que as crianças se empenharam muito em encontrar o caminho e todos os objetos e provas sugeridas.

Para o Dia dos Avós, que se assinalou a 26 de julho, todas as crianças fizeram ramos de flores com materiais de desperdício para oferecer aos avós. Além de terem presenteados os familiares com este “miminho”, os “pequenos floristas” aprenderam a importância de aproveitar aquilo que pode parecer lixo mas que, depois de transformado e reciclado, pode transformar-se numa bonita prenda! Aqui a imaginação e a criatividade são sempre estimuladas e postas à prova, não havendo limites para criar, tal como acontece noutras atividades de desenho e pintura, das quais são exemplo a pintura com gelatina e as pinturas no exterior.

Durante estes meses de calor os trabalhos na horta centraram-se essencialmente na rega e em apanhar as ervas daninhas, sublinhando-se a importância de deixar os terrenos limpos durante o verão. E como o bom tempo pede passeios, as crianças fizeram algumas visitas ao exterior, como o passeio ao Jardim Municipal de Vila Franca, onde puderam apreciar o Tejo e os barcos, e uma visita ao Parque Urbano de Santa Sofia, onde correram e brincaram nos baloiços e escorregas.

 

Festas de fim de ano e mostra de trabalhos expõem talento das crianças

O ano escolar acabou, mas as atividades das crianças continuam e agora é tempo de mostrar o que foi feito durante o ano, expondo o talento e os conhecimentos desenvolvidos pelos mais pequenos. Nas instalações da Quinta dos Fidalgos está patente ao público uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças das salas da Educação Pré-Escolar de acordo com a metodologia de trabalho do projeto Reggio Emilia, uma abordagem que incentiva o desenvolvimento intelectual da criança por meio da expressão de várias linguagens, como a pintura, o movimento, as dramatizações ou a música. O resultado desta criatividade e das temáticas que foram sendo sugeridas pelas próprias crianças está agora exposto e pode ser visto na Quinta dos Fidalgos por todos os pais e colaboradores da ABEI.

O mês de junho também foi marcado pelas festas de fim de ano que tiveram por base as temáticas abordados durante o ano. As crianças puderam, assim, recordar os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos meses, consolidando os conhecimentos de uma forma lúdica e divertida.

A praia é outro fator de diversão nestes meses de verão. Mas, como as condições meteorológicas nem sempre ajudaram, as crianças das salas da Creche fizeram passeios alternativos. Foram ao Parque da Serafina, em Monsanto, e à Toca da Bicharada, na Quinta dos Bacelos. Ambos os programas permitiram às crianças tomar contacto com a natureza, com o ar puro e com os animais, ao mesmo tempo que brincaram entre muitas gargalhadas. Quando os dias permitiram, as brincadeiras na praia foram bem vindas e fizeram as delícias das crianças. Da parte da tarde, a habitual sesta no pinhal serviu para carregar baterias para o resto do dia e mais umas horas de brincadeira.

     

“Hoje é o nosso dia: vamos divertir-nos muito”   

Este foi o lema que deu o mote às comemorações do Dia da Criança na Quinta dos Fidalgos. Logo pela manhã as crianças começaram por experimentar várias atividades para estimular os sentidos. “Digimousse”, “digigelatina”, massa de sal, massa mágica e esparguete colorido, foi tudo o que as crianças puderam experimentar, brincando com as mãos, explorando a criatividade e as sensações. Conforme foram brincando também foram provando as “matérias primas”, mas mesmo assim ainda sobrou apetite para um almoço ao ar livre, que foi seguido de uma tarde cheia de atividades. Pesca divertida, desenhos em mural com giz colorido e construções na areia foram algumas dessas brincadeiras. Depois do lanche ainda houve pinturas faciais e esculturas de balões. Durante todo o dia as crianças fizeram exatamente o que era proposto: divertiram-se muito e passaram momentos deliciosos e divertidos!

   

Dia da família repleto de atividades

No dia 15 de maio comemorou-se, no equipamento da Quinta dos Fidalgos, o Dia da Família. Os familiares compareceram cheios de energia e vontade de participar nas atividades propostas, que foram muitas! Corridas de carrinhos de mão com as crianças, saltar de pés atados, rebentar balões com o corpo e comer bolachas de olhos vendados foram alguns dos exercícios que puseram à prova a habilidade de mais novos e mais velhos e que proporcionaram muitas gargalhadas. Depois ainda houve tempo para fazer percursos de triciclo, regar as plantações da horta e pintar um mural com giz. O dia foi muito divertido e inesquecível para as crianças que gostaram muito de ter os pais e outros familiares presentes nas suas brincadeiras e atividades.
     

No dia 29 de abril assinalou-se o Dia Mundial da Dança e, também nessa altura, os familiares foram convidados a juntarem-se às atividades dos mais pequenos. Houve coreografias, exercícios e muito movimento e os pais não falharam os passos propostos!

                     
               

Ainda em abril, as crianças da creche tiveram a atividade DigiGelatina, através da qual puderam desenvolver as suas capacidades sensoriais e criativas. E o grupo dos 4 e 5 anos da Educação Pré-Escolar fez uma visita ao Quartel dos Bombeiros de Vila Franca de Xira, onde tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a profissão de bombeiro.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email