Atividades
11 de Março, 2011

Teatro e natureza em março na Quinta dos Fidalgos

As crianças da creche da Quinta dos Fidalgos comemoraram o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, com a representação de várias histórias. A encenação, os ensaios, a elaboração do guarda-roupa, tudo contribuiu para desenvolver a criatividade das crianças, promovendo a sua auto confiança e a expressão artística e teatral.

A chegada da primavera foi controversa! Chegou com um misto de chuva e frio.

Mas isso não foi impeditivo de podermos comemorar o Dia da Árvore com as crianças do equipamento dos Fidalgos. Muitas foram aquelas que plantaram uma árvore no jardim e fizeram vários trabalhos em sala cheios de verde, de árvores, flores e outras alusões a esta época do ano, tudo elaborado com materiais recicláveis.

Nas atividades de expressão plástica a Páscoa também esteve sempre presente e a colaboração das crianças foi fundamental na elaboração dos trabalhos, que foram todos feitos usando as mãos dos mais pequenos. O resultado: trabalhos únicos e criativos com a assinatura dos nossos artistas!

     

A dramatização da história ”Os três porquinhos” pelas crianças dos três anos

Pequenos aviadores por um dia!

No âmbito do projeto “Os meios de transporte ao serviço da comunidade” as crianças da sala dos 4 e 5 anos visitaram o Aeródromo das Lezírias. A convite do pai de uma das crianças, que é piloto, os mais pequenos foram “aviadores por um dia” e o entusiasmo foi evidente na reação das crianças. Tiveram direito a experimentar o lugar do piloto, aprenderam os nomes de algumas peças do avião e as regras para se voar em segurança. Depois de muita aprendizagem e divertimento, as crianças ainda assistiram a algumas acrobacias aéreas. Para os mais pequenos, é claro que tudo se passou em terra e com toda a segurança.  Mas a imaginação levou-nos a voar… Um dia diferente, cheio de momentos inesquecíveis!

   

O “Dentolas” visitou as crianças da Quinta dos Fidalgos

No contexto do mini projeto “O nosso corpo” e com o objetivo de fazer as crianças perderem o “medo do dentista”, o grupo dos 4 e 5 anos recebeu a visita do “Dentolas”. Este boneco sorridente e de dentes saudáveis acompanhou a tia de uma das crianças que, sendo médica dentista, examinou a boca dos mais pequenos e explicou como devem escovar os dentes, bem como a importância de bons hábitos alimentares e de higiene para conservar a boca saudável. No fim, o “Dentolas” ofereceu a todos diplomas de dentes saudáveis, desenhos para colorir e pastas dentífricas para lavarem os dentes em casa.

Viagens extraordinárias numa visita à Gulbenkian:

“As obras de arte contam histórias”

Visita ao Bairro dos Avieiros

As crianças das salas dos 4 e 5 anos desceram o “Monte Gordo” e foram até às margens do Tejo para conhecer o Bairro dos Avieiros, em Vila Franca de Xira. A visita decorreu no dia 14 de fevereiro e esteve integrada no projeto “Meios de Transportes”, que tem sido desenvolvido juntos das crianças. As crianças observaram os barcos no rio, viram como funciona o meio de transporte marítimo e ainda estiveram atentas às explicações do pai de uma das crianças que lhes mostrou as embarcações e  as ensinou como funcionam. O Bairro dos Avieiros e toda a frente ribeirinha de Vila Franca integram ainda o Centro de Artes do Rio, um núcleo museológico que o grupo de crianças dos Fidalgos visitou e onde aprendeu mais sobre os avieiros, os barcos e a arte da pesca.

 

No Carnaval, as crianças da Quinta dos Fidalgos imitaram as peças de lego e fizeram dos abraços as suas construções. Também houve um dia de máscaras com tema livre e muita brincadeira.

    
     

 

Visita à Gulbenkian com as crianças dos 4 e 5 anos:

“Arte em movimento, dançar no museu”

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email