Atividades

Projeto da estufa motiva os alunos do 1º ciclo e envolve toda a comunidade dos Bacelos

No início de mais um ano escolar as crianças do 1º Ciclo aproveitaram o bom tempo do fim do verão e usufruíram de várias atividades no espaço exterior do equipamento, como pintura ao ar livre e visitas à Quinta Pedagógica, onde fizeram uma memória descritiva do que observaram. Os utentes do CATL também se têm dedicado às várias espécies vegetais, mas na estufa, que tem sido dinamizada com muito empenho. As crianças já plantaram várias qualidades de vegetais e ervas aromáticas, têm tratado dos vasos, das sementeiras, das regas e já colheram ervas que foram postas a secar para fazer chás. Mais recentemente plantaram espinafres, agora resta esperar que cresçam! Os pais das crianças têm colaborado com ofertas de sementes e plantas e a estufa está cada vez mais bonita e bem cuidada. Os utentes da Creche e da Educação Pré-Escolar também têm ajudado neste projeto da estufa.

Durante a Semana da Alimentação as atividades sobre o tema foram variadas, desde uma palestra dada pela nutricionista da ABEI, à apanha de frutos das árvores da nossa quinta, passando por um peddy paper dedicado ao tema da “Alimentação Saudável”. No fim foi feito um registo de tudo, onde se percebeu, pelos testemunhos dos alunos, que estes ficaram bastante sensibilizados para a questão e com vontade de mudar alguns hábitos menos corretos. O projeto da estufa também se cruza com esta aprendizagem e (re)educação de hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis. Para comemorar o Dia dos Correios, os jovens da sala de Estudo do CATL escreveram uma carta à família e foram colocá-la no marco dos correios.

Numa visita ao Jardim Zoológico, onde as crianças estiveram em contacto com os agentes da PSP de serviço, puderam aprender sobre as funções destes profissionais, nomeadamente em contexto escolar, onde os agentes podem ajudar alunos, professores e pais a resolver situações problemáticas. Perceber a importância da profissão de polícia é o primeiro passo para a respeitar e saber como estes profissionais nos podem ajudar quando precisamos deles. Na disciplina de Estudo do Meio os alunos começaram o ano letivo por fazer uma revisão do mapa de Portugal e um trabalho sobre o esqueleto humano. Depois de revista a matéria dada, é tempo de avançar para novas temáticas e um novo ano cheio de aprendizagem.

Fim de ano em grande para utentes dos Bacelos

As crianças da Educação Pré-Escolar dos Bacelos fizeram um trabalho sobre “circulação em segurança” para o concurso Xira Escolas 2016, organizado pela Divisão de VFX da PSP, e conseguiram o 1º lugar. Além de terem ficado muito felizes com o resultado e de se terem divertido com a atividade, os mais pequenos tiveram a oportunidade de aprender sobre o tema da segurança rodoviária. Os alunos do 2º ano do 1º Ciclo também foram bem sucedidos no concurso de desenho “Viver a Floresta”, promovido pelo Comando Territorial de Lisboa da GNR. Conseguiram o 1º lugar no seu escalão com um trabalho feito em materiais recicláveis e que visa a promoção da floresta.

 

Nos meses de verão os utentes do CATL do 1º Ciclo, bem como os que frequentavam o Bairro do Paraíso, estão na Quinta dos Bacelos e têm tido os dias preenchidos com muitas atividades. Brincar é importante, mas as crianças e jovens também têm feito trabalhos e ações que lhes permitem aprender sobre vários assuntos. Os utentes da Sala de Estudo têm semanas temáticas, onde cabem ações como a sensibilização para a pessoa com deficiência, onde os mais novos simularam algumas deficiências para terem noção das dificuldades que sente quem é diferente. Alguns passeios ao exterior, nomeadamente ao Jardim Zoológico, Parque de Monsanto e Piscinas Municipais, também têm ocupado os dias de verão dos utentes dos Centros de Atividades de Tempos Livres. Isto depois de um ano letivo intenso, que terminou com a festa dedicada à “Viagem Cultural pelos Continentes”, que foi o tema transversal a todo o trabalho dos últimos meses nos CATL.

Os finalistas do 4º ano, como já vem sendo hábito, fizeram uma Viagem de Finalistas ao Campo Aventura do Cadaval, onde usufruíram de escalada, discoteca infantil, canoagem e muitas atividades desportivas. Os dias passados fora da família também são importantes para promover a autonomia das crianças e motivar o espírito de grupo e camaradagem entre os mais novos.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email