Atividades

Fevereiro, mês de máscaras, namorados e novas experiências

O mês de fevereiro foi ocupado, em grande parte, com as máscaras de Carnaval e trabalhos relacionados com o Dia dos Namorados. As crianças que frequentam o 1º Ciclo e o CATL dos Bacelos desfilaram pelo equipamento e também pelas ruas de Vila Franca de Xira, atividade integrada no desfile das escolas da cidade. As atividades relacionadas com o tema dos namorados e do amor também foram divertidas e permitiram fazer as deliciosas “Bolachinhas do Amor” e o jogo “Raspadinha do Amor”. As crianças exploraram esta temática na perspetiva de que existem várias formas de amor, como o amor fraternal e o amor pelas educadoras e professoras e pelos colegas de escola.

     
     

No contexto da disciplina de Estudo do Meio os alunos do 3º A do 1º Ciclo dos Bacelos foram fazer trabalho de campo na Quinta Pedagógica. Recolheram amostras e fizeram um registo de tudo o que observaram, como as plantas comestíveis e não comestíveis, por exemplo. Os mais pequenos também já fizeram as primeiras sementeiras na horta, depois de terem ajudado a tratar do terreno.

A sala azul do CATL foi visitar o Museu da Eletricidade, onde as crianças tiveram oportunidade de experimentar os jogos e aplicações interativas que o espaço oferece e que permitem aprender bastante sobre a história da eletricidade e como funciona o fenómeno da luz elétrica.

Na sala do 3º ano do 1º Ciclo os alunos também tiveram uma experiência diferente e gratificante. Utilizando o Skype, toda a turma comunicou com uma colega que foi até à Finlândia. A mãe da aluna deslocou-se àquele país por motivos profissionais e a filha quis partilhar com os colegas de turma a viagem e as experiências que estava a viver e as novas tecnologias permitiram que o fizesse em tempo real e para contentamento de todos os colegas na sala.

Promover a autonomia e a criatividade no CATL dos Bacelos

No período dedicado às Atividades de Tempos Livres, frequentadas pelas crianças do 1º Ciclo dos Bacelos, a promoção da autonomia das crianças, através de diferentes atividades, é muito privilegiada. Às quartas-feiras há sempre uma “Atividade de Sonho” onde os alunos desenvolvem tarefas criativas que resultam, muitas vezes, em artigos que servem para o próprio uso pessoal. Um desses casos foi a elaboração de pulseiras. As crianças fizeram as suas próprias pulseiras, num trabalho manual, imaginativo e relaxante. No fim todos estavam muito orgulhosos das suas criações e foram para casa de pulseira no pulso. Numa outra “Atividade de Sonho” houve truques de magia, foi uma das ações mais apreciadas pelos mais pequenos.

     

Outra tarefa proposta sempre que as condições meteorológicas o permitem é o arranjo do espaço da horta. Com o inverno a meio, importa cuidar da terra, arrancar ervas daninhas e preparar o terreno para algumas plantações. Foi isso que os pequenos agricultores fizeram, sempre com muita dedicação. Num dos dias de janeiro até receberam a visita inesperada de duas garças, o que comprova o excelente ambiente que se vive na Quinta dos Bacelos, um eco sistema saudável e equilibrado, ideal para o desenvolvimento dos mais pequenos.

Na última sexta-feira de cada mês há sempre um Mercado dos Sonhos com alguns desses produtos cultivados e colhidos na horta, compotas, doces, bolos e algum artesanato e artigos feitos no equipamento. O mercado é aberto a todos os familiares das crianças e é sempre um sucesso. Acontece pelas 17 horas no átrio do bloco do CATL dos Bacelos.

A beleza do inverno e a magia do Natal

O inverno tem uma beleza própria e, quando as condições meteorológicas o permitem, as crianças do 1º Ciclo dos Bacelos exploram o espaço exterior do equipamento, mesmo nas épocas mais frias do ano. Um dos dias do mês de dezembro foi dedicado a procurar ninhos de pássaros. As crianças divertiram-se muito com esta atividade, descobriram vários ninhos e houve oportunidade de as sensibilizar para a importância de não destruir os ninhos e preservar os ecossistemas de cada espécie.

O Natal também foi vivido com muito entusiasmo durante todo o mês de dezembro. Os utentes do CATL do 1º CEB fizeram uma grande árvore de Natal que foi decorada com as cartas que escreveram ao Pai Natal e uma fortaleza para receber os Reis Magos no Dia de Reis. O equipamento foi todo decorado para receber o novo ano em grande. A época foi vivida com muita alegria e criatividade e houve teatro e festas de Natal, tudo com a participação das crianças e dos colaboradores do equipamento.

Já em janeiro as crianças continuaram a desenvolver algumas atividades ao ar livre. Em contexto de CATL os mais pequenos foram cuidar da horta e preparar a terra para começar a plantar alguns legumes. No 1º Ciclo foi organizada uma visita à Igreja do Mártir Santo, em Vila Franca de Xira, onde as crianças fizeram uma “viagem” pela Aldeia Romana descoberta na Castanheira do Ribatejo e onde puderam observar alguns artefactos descobertos no local, nomeadamente azulejos. Na mesma atividade, tiveram ainda tempo para fazerem os seus próprios azulejos, de uma forma bastante criativa.

Aprendizagem cívica e cultural

As crianças do CATL do 1º Ciclo fizeram um exercício intitulado “A terra treme”, onde aprenderam a atitude correta a ter em caso de sismo. Uma atividade de promoção da segurança pessoal de cada um e motivadora de comportamentos corretos perante situações imprevistas. Já no Dia do Não Fumador, todas as atenções se viraram para os imensos benefícios de não fumar. Os mais pequenos fizeram um cartaz sobre o tema, que ficou exposto no equipamento. Mas o desenvolvimento cívico não ficou por aqui… no Dia Mundial da Poupança, que se assinala a 31 de outubro, os utentes do CATL fizeram uns mealheiros muito criativos que, além de terem sido produzidos com materiais recicláveis, servem agora para incentivar hábitos de poupança, dado que estes devem ser promovidos desde cedo.

Continuando a aprendizagem do tema central deste ano no CATL – “Viagem Cultural pelos Continentes” – as crianças têm “viajado” por países como a Itália, a China e o Egito, adquirindo conhecimentos sobre a fauna, clima, gastronomia e cultura de cada território. Já em dezembro, os mais pequenos foram ver o musical Cinderela, ao Teatro Armando Cortez, e também participaram numa atividade de dramatização na Fábrica das Palavras, a Biblioteca de Vila Franca de Xira.

Aprender sobre o país e o mundo

No CATL dos Bacelos o mês de outubro começou com a comemoração do Dia da Música. As 97 crianças do 1º CEB estiveram no auditório com uma professora de música que veio à ABEI ensinar várias músicas infantis e canções. A atividade foi muito estimulante e diferente, no sentido em que envolveu, ao mesmo tempo, todas as crianças do 1º Ciclo. No “Cantinho da Natureza” os mais pequenos continuam a cuidar das plantas e dos animais e os pais continuam a dar os seus contributos para a manutenção do espaço. Os mais recentes habitantes são uns bonitos peixes de aquário.

     

O tema central deste ano no CATL é “Viagem Cultural pelos Continentes”, o que tem implicado várias aprendizagens sobre o  nosso país, bem como sobre outros países e continentes. As crianças já aprenderam que Portugal se divide administrativamente em distritos, já fizeram trabalhos sobre as aldeias, vilas ou cidades onde vivem e também já exploraram as regiões autónomas dos Açores e Madeira. No Dia dos Castelos os utentes do CATL desenharam castelos do nosso país e no Dia dos Correios escreveram e endereçaram uma carta aos pais, correspondência que foi colocada nos correios e seguiu para casa de cada um. Desta forma as crianças consolidaram a aprendizagem de preenchimento de um envelope e endereçamento de correspondência pelo correio tradicional, numa altura em que os meios virtuais são os mais utilizados para a comunicação do dia-a-dia.

CATL do 1º CEB: Viagem Cultural pelos Continentes

Depois de uma semana de Dinâmicas de Integração, os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico começaram as aulas na Quinta dos Bacelos. O ano letivo começou oficialmente a 15 de setembro com as atividades programáticas e as AEC’s (Atividades de Enriquecimento Curricular). Este ano as crianças do 1º CEB dos Bacelos contam com as atividades “Corpo e Mente em Movimento”, “Ginásio da Matemática e do Português” e Ciências Experimentais” e ainda com uma oferta complementar de “Educação para a Cidadania”.

Ao mesmo tempo, no CATL do 1º CEB, os utentes já decoraram as salas de forma alusiva ao tema deste ano: “Viagem Cultural Pelos Continentes”. A multiculturalidade vai estar em destaque durante os próximos meses e os mais novos vão aprender sobre a geografia, gastronomia, música, dança, hábitos e costumes dos vários países do mundo. O Cantinho da Natureza é outro espaço novo, que vai ser cuidado e acarinhado pelas crianças, que vão tratar das plantas e dar comida aos animais. Para já temos uns bonitos pássaros e várias plantas de interior e temos contado com os contributos dos pais para manter esta dinâmica.

 
   

No CATL as crianças também se têm dedicado a outras atividades diversas, algumas relacionadas com o início da nova estação. Saíram para explorar o espaço exterior, onde apanharam folhas e outros elementos naturais para realizaram trabalhos dedicados ao outono, fizeram marmelada e doce de maçã e já cuidaram da horta. Na Quinta Pedagógica também colheram vários legumes e vegetais que depois foram disponibilizados aos pais e familiares no “Mercados dos Sonhos”.

 
     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email