Atividades
11 de Março, 2011

Semana do Desporto na Creche dos Bacelos

Na Creche da Quinta dos Bacelos o tempo de verão tem sido aproveitado para pôr as crianças a praticar exercício físico e a usufruir do bom tempo que se tem feito sentir. Foi organizada a Semana do Desporto, em que todas as salas da Creche participaram em diversos circuitos, gincanas desportivas e exercícios vários. O objetivo foi promover a prática do desporto, desenvolver a motricidade e a motricidade fina, bem como o espírito de equipa e interajuda.

Em cada semana um tema diferente, sempre com o objetivo de aprender mais

Durante os meses de julho e agosto o CATL do Bairro do Paraíso está a funcionar juntamente com o CATL do 1º CEB na Quinta dos Bacelos. Cada semana tem sido dedicada a uma temática com o objetivo das crianças fazerem atividades variadas, lúdicas e sempre com uma tónica de aprendizagem sobre várias matérias. Na Semana da Degustação, além de terem feito espetadas de frutas, os mais pequenos experimentaram um bolo diferente: bolo de agrião. A surpresa de fazer um bolo verde foi muito gratificante e o sabor, bem como todas as vitaminas que os agriões oferecem, foram o melhor de tudo. Também com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância de uma alimentação equilibrada, foi dado um workshop sobre nutrição e a pirâmide dos alimentos foi trabalhada com recortes e colagens.

     

Numa outra ocasião os utentes dos CATL foram até à Estufa Fria, em Lisboa, onde tiveram oportunidade de contactar com várias espécies botânicas e apreciar a grande riqueza do recinto. Um passeio à Gulbenkian também foi, mais uma vez, um momento muito interessante. Com alguma regularidade as crianças da ABEI visitam a Fundação Calouste Gulbenkian para passear pelos jardins e apreciar as exposições de arte que ali se encontram.  Observar descontraidamente o ambiente à sua volta, procurar ideias, sons, imagens, experiências e pormenores, é isto que a Gulbenkian oferece nestes meses de verão. Esta arte de “flanar” dentro do Centro de Arte Moderna, em percursos animados que motivam a descoberta e a experimentação, foi uma sensação experimentada pelos utentes dos CATL, que adoraram e tiraram muito partido da visita. Nas imediações do equipamento as crianças também têm feito alguns passeios pedestres para observação e exploração do meio envolvente.

Fim de ano no 1º CEB e CATL dos Bacelos: festa, praia e atividades ao ar livre

No CATL dos Bacelos as crianças têm feito várias atividades, algumas relacionadas com a época do ano, como é o caso da plantação de manjericos. Depois de os terem cuidado e regado, os mais pequenos começam agora a ver os manjericos florir. Manjericos verdes e viçosos mesmo a tempo dos Santos Populares e com quadras feitas pelas crianças. O bom tempo também tem permitido atividades ao ar livre. As crianças fizeram desenhos com giz no chão do recreio e experiências com tintas e t-shirts que ficaram muito coloridas e imaginativas. Os alunos do 1º CEB também têm cuidado da horta, desta vez apanharam alfaces e tomates e foram entregá-los à Chef Arlete, da cozinha dos Bacelos.

     
 

As sextas feiras temáticas têm sido aproveitadas para várias atividades lúdicas, mas sempre com um objetivo de aprendizagem. O “Jogo do Ovo Equilibrado”, por exemplo, foi uma atividade muito divertida e ao mesmo tempo importante para promover a motricidade e o equilíbrio. Numa outra sexta feira a imaginação e a aptidão para os trabalhos manuais serviu para fazer papagaios de papel. No Dia da Criança os alunos almoçaram no espaço exterior e o menu não podia ter agradado mais: um hambúrguer e um delicioso gelado porque o dia era deles e era muito especial!

Também já em junho as crianças do 1º Ciclo dos Bacelos participaram na iniciativa “Xira Escolas”. “Larga o telemóvel e vem conviver” foi este o desafio lançado pela PSP de Vila Franca de Xira às crianças de todas as escolas da cidade. No Parque de Santa Sofia, no dia 5 de junho, houve atividades diversificadas, muito animadas e participadas por centenas de crianças. Aulas de dança, de zumba, taekwondo, passando pelo batismo a cavalo e vários momentos musicais, entre eles a atuação da Banda Sinfónica da PSP. Também tiveram lugar algumas exibições de meios policiais, tudo com o objetivo de aproximar a polícia da comunidade, em especial dos mais pequenos. Todas as salas do 1º CEB da ABEI participaram neste evento e foi montada uma banca, um espaço próprio para dar a conhecer a todos a nossa instituição.

     

Numa das últimas semanas a escritora Cristina Pinheiro visitou a escola da ABEI e falou às crianças do 1º CEB sobre a sua experiência de vida até chegar a ser escritora poetisa. De seguida declamou alguns poemas, que foram muito apreciados pelos mais pequenos. Este contacto direto com alguns escritores é uma forma de incentivar as crianças a ler e a escrever desde pequenas.

Para assinalar o fim do ano letivo houve uma festa do 1º CEB, que também contou com a organização do CATL dos Bacelos. Os pais foram convidados a comparecer e fizeram muitas atividades em conjunto com os filhos e funcionários da escola. Foram expostos os trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano e a festa terminou com um lanche convívio. Agora, depois de meses de estudo e atividades, as crianças estão a usufruir de uma semana de colónia de praia na Fonte da Telha.

As crianças das salas de 1º ano do 1º CEB dos Bacelos foram, em maio, visitar o quartel dos Bombeiros de Alhandra. Além de terem conversado com os bombeiros e terem explorado o interior dos carros de forma muito divertida, as crianças simularam que apagavam um incêndio, tendo tido oportunidade de manipular as mangueiras e aprender sobre a prevenção de fogos e boas práticas para evitar incêndios. Também simularam uma reanimação e aprenderam alguns aspetos sobre primeiros socorros. Esta sensibilização, feita de forma adequada à idade das crianças, é muito importante para os mais pequenos aprenderem sobre a sua segurança e as do espaço que os rodeia.

Numa outra ocasião, também em maio, as crianças visitaram o Salão de Carros Clássicos em Vila Franca de Xira. Mais uma vez esta foi uma excelente ocasião para ouvir falar sobre segurança, desta vez rodoviária. As crianças observaram os carros antigos, aprenderam regras de trânsito e conduziram karts em segurança, sempre acompanhados pelos agentes da PSP. A experiência foi muito bem recebida por todos e o dia terminou da melhor forma, com a entrega das roupas e brinquedos recolhidos nos equipamentos da ABEI durante o mês de maio. Os bens foram entregues pelas crianças aos Bombeiros de Vila Franca de Xira, um gesto que teve lugar no âmbito da campanha de recolha de bens para as famílias mais carenciadas. Esta é uma forma das crianças contribuírem ativamente para o bem estar de outras crianças, desenvolverem os valores da solidariedade, consciência social e partilha.

O mês de maio terminou com a antecipação da comemoração do Dia Internacional da Criança. No sábado, dia 30, crianças, pais e colaboradores do 1º CEB e do CATL dos Bacelos passaram um “Dia em Família” no equipamento da Quinta dos Bacelos. Foram momentos muito bem passados em que se promoveu o convívio entre todos os agentes envolvidos no desenvolvimento das crianças. Entre outras atividades desportivas e de grupo, houve um pedipaper com perguntas culturais e escolares e entrega de diplomas de participação no fim. Ainda mas relevante, foi a forma positiva como os pais aderiram e encararam este tipo de iniciativa, numa manhã que foi certamente diferente para todos.

É por isso intenção da ABEI, incentivar cada vez mais a participação dos pais no envolvimento dos projectos que levamos a cabo. Vamos fazer disto um projeto de todos e com todos!

 

A horta do CATL do 1º ciclo já deu alfaces!

As crianças do CATL dos Bacelos têm tratado bem da horta. De dois em dois dias, a seguir ao almoço ou ao lanche, passam pelo espaço, cuidam de tudo e regam sempre que necessário. Foram plantadas alfaces, favas, tomates, couves de Bruxelas, morangos e melão e já se colheram algumas alfaces que foram comidas ao almoço. A sensação de comerem o fruto do seu trabalho foi recompensadora para as crianças e a proximidade com a terra permite que aprendam como crescem os verdes e de que cuidados necessitam. Numa das sextas feiras temáticas também foram semeados manjericos em copos de iogurte, as plantações foram levadas para casa para serem cuidadas e regadas com o objetivo de cada um ter o seu manjerico na altura dos Santos Populares. Juntamente com os pais as crianças também foram desafiadas a fazer uma quadra para o seu manjerico.

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email