Atividades
11 de Março, 2011

Pais das crianças da creche animaram a festa de natal dos Bacelos

A história infantil “Uma vez nasceu um Menino…”, do autor Damián Canas Torregrosa, serviu de inspiração para a peça de teatro que foi levada à cena na festa de natal da Creche da Quinta dos Bacelos. A representação teve como particularidade o facto de ser feita por um grupo de pais das crianças. Os adultos atuaram para os mais pequenos com muito entusiasmo, depois de terem feito vários ensaios com a ajuda das educadoras, ensaios que serviram para garantir que os atores se portavam bem no grande momento. E assim foi, os “pais atores” mostraram estar à altura com as suas interpretações e divertiram bastante as crianças, abraçando o espírito de Natal que reinava entre todos.

Um dos grandes objetivos da atividades prendeu-se com a importância de estimular e promover a relação entre a escola e a família. Trazer os pais à escola de forma ativa é muito importante para a dinâmica do trabalho desenvolvido e para a promoção da confiança e auto estima das crianças. O propósito foi conseguido e foi levada a cabo mais uma atividade que enriquece a diversidade de temáticas abordadas junto dos mais pequenos.

Em dezembro as crianças da creche ocuparam-se de várias atividades relacionadas com a expressão plástica e a descoberta das cores e das formas, sempre com o Natal com tema de fundo. As crianças da sala dos 2 anos B sentiram-se verdadeiros Picassos ao pintarem em cavalete, atividade em que o principal objetivo foi explorar novas técnicas e materiais. Já nas salas dos 1 e 2 anos C, foram pintadas árvores de Natal para decorar os espaços, umas pintadas com as mãos, outras com peças de lego que serviram perfeitamente como carimbos de estampagem. A imaginação foi sempre posta à prova e as competências das crianças estimuladas nestas tarefas repletas de cor e criatividade.

 

Dia Internacional dos Direitos das Crianças comemorado no Pré Escolar dos Bacelos

A 20 de novembro assinalou-se o Dia Internacional dos Direitos das Crianças. Nas salas da Educação Pré Escolar da Quinta dos Bacelos este tema foi trabalhado com as crianças. Foram lidos e explicados todos os direitos das crianças e o assunto foi debatido com os mais pequenos, de acordo com a sua idade e compreensão sobre o assunto. É de assinalar a importância de abordar estas questões desde tenra idade com o objetivo de incutir nas crianças princípios e valores universais que devem acompanhá-las por toda a sua vida. No fim da abordagem ao tema foram colocadas, nas paredes exteriores dos Bacelos, frases alusivas aos Direitos das Crianças para que estes direitos sejam todos os dias relembrados no nosso equipamento. Cada um ainda levou para casa um balão que continha um folheto explicativo, uma maneira de passar a mensagem aos familiares e continuar a abordagem da temática junto da família.

Por ocasião do Dia das Bruxas, as crianças do Pré Escolar fizeram vários trabalhos divertidos, que depois foram exposto no átrio central do bloco do Pré dos Bacelos. Bruxas, vassouras, abóboras, entre outros elementos muito criativos, tudo reproduzido através de desenhos, pinturas e colagens das crianças. Também para comemorar o Halloween, foi confecionado um lanche especial: as frutas transformaram-se em fantasmas e abóboras e foi desta forma divertida que os mais novos comeram um lanche muito saudável. No Dia de São Martinho fez-se o tradicional magusto e a tradição do “Pão por Deus” desta vez foi assinalada de forma inovadora. Cada sala escolheu uma cor, foram feitos rebuçados gigantes com as respetivas cores e recheados com guloseimas e frutos secos. Foram esses grandes rebuçados que as crianças tiveram que procurar por todo o espaço exterior dos Bacelos até encontrarem a cor correspondente à sua sala. Só nesse momento o esforço foi recompensado e puderam comer os doces, sem dúvida uma forma lúdica e original de manter a tradição!

Outono recheado de tradições na creche dos Bacelos

A época do outono tem servido para as crianças da creche dos Bacelos  reviveram tradições, como o “Pão por Deus”, que desta vez foi comemorado de forma especial. Uma visita ao Mercado de Vila Franca de Xira deu às crianças oportunidade de contactar com os vendedores, com a comunidade, com os produtos da terra e as cores e sabores de um mercado verdadeiro. Antes da visita, os mais pequenos fizeram os seus próprios “Saquinhos de Pão por Deus”, que depois vieram recheados de muitas coisas boas.

No espaço “Saberes e Sabores”, desta vez fez-se doce de abóbora, de acordo com a época do ano em que estamos. Este espaço tem por objetivo proporcionar atividades diferentes às crianças, que sejam estimulantes para o seu desenvolvimento global e sempre relacionadas com os saberes e sabores da nossa terra e gastronomia. Outro objetivo deste atelier também passa por trazer as famílias ao espaço e fomentar a relação entre a escola e a família, envolver os pais nas atividades da Creche, proporcionar um maior conhecimento sobre as atividades de alguns dias festivos, como o Dia da Bruxas, o São Martinho, o Natal ou o Dia de Reis.

Durante os meses de outono também se reviveu a tradição com a realização de um magusto, proporcionando às crianças a degustação de novos alimentos, como as castanhas. Com esta iniciativa também foi possível promover o convívio entre as várias salas do equipamento dos Bacelos. Todos assaram e comeram castanhas, no meio de muita camaradagem e diversão. Associada à temática do São Martinho, as salas dos 2 anos interpretaram a peça de teatro “Maria Castanha”.

No projeto “Brincar com os Sons e Movimento”, desenvolvido pela sala 2 anos A, as crianças continuam a escutar os sons que produzimos com o nosso corpo (palmas com as mãos, batimento com os pés, etc) conseguindo, desta forma, fomentar o desenvolvimento de padrões motores básicos, como andar, movimentar-se em diversas superfícies, desenvolver a coordenação espacial e promover o equilíbrio. Outro projeto que tem sido desenvolvido por estas crianças prende-se com o reconhecimento, identificação e nomeação das cores primárias e secundárias. Este projeto tem o nome de “OS Amigos das Cores” e consta ainda da tarefa de realizar o quadro de aniversários das crianças da sala em forma de arco-íris para melhor identificação das cores.

As habituais sessões de música continuam a ter lugar nas atividades das salas da creche dos Bacelos e a ser muito valorizadas pelas crianças e pelas educadoras que, desta forma, têm um forte ferramenta de ajuda ao desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial e da fala.

Creche dos Bacelos: a explorar se começa a aprender

As crianças da creche da Quinta dos Bacelos começaram o ano escolar com um processo de exploração das novas salas onde se encontram e de tudo o que vão descobrindo de novo e que as vai acompanhar no crescimento e aprendizagem ao longo deste ano. Os mais pequenos têm tido oportunidade de explorar o novo espaço e tomar contacto com brinquedos, materiais e tudo o que preenche as salas, um processo importante para o bom arranque do ano e dos trabalhos.

O início do ano escolar, com o Dia Mundial da Música a acontecer logo a 1 de outubro, também foi marcado por várias iniciativas dedicadas à musicalidade e às sonoridades. As crianças receberam a visita do professor de música Waldemiro Martins, que tocou acordéon, e da educadora Inês Batista, que cantou canções infantis acompanhadas à guitarra. Na continuação destas iniciativas, o projeto de sala “Pequenos Maestros” também permitiu que as crianças explorassem vários instrumentos, brinquedos e objetos cheios de sonoridade. Este projeto surge na sequência da Semana da Música e vai desenvolver-se ao longo de todo o ano. Durante os próximos meses também vão continuar a ter lugar as sessões quinzenais de música para pais, dinâmica que tem por objetivo proporcionar às crianças o contacto com os sons e o desenvolvimento de várias capacidades motoras e cognitivas de extrema importância para o crescimento nesta fase da infância.

No âmbito dos trabalhos manuais e sensoriais, as crianças pintaram com as próprias mãos, descobrindo a textura das tintas e as cores, trabalho que resultou numas coloridas identificações para os cabides de cada criança. Com a sala organizada e pronta para começar mais um ano, deu-se início à temática do outono. O projeto de sala “A Brincar com as Estações do Ano” começou com a observação das folhas de outono e tem por fim explicar às crianças as alterações que cada estação do ano provoca no meio ambiente, incentivando-as a descobrir o meio que as envolve. Por fim, mas não menos importante, as “Sessões de Movimento” já foram iniciadas com o objetivo de promover o controlo progressivo do sistema corporal, a coordenação e a motricidade global da criança.

     
     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email