Atividades
11 de Março, 2011

Crianças dos Bacelos: aproveitar o verão ao ar livre

As crianças das salas da Creche da Quinta dos Bacelos têm aproveitado ao máximo o bom tempo do verão com muitas atividades ao ar livre. Na Quinta Pedagógica os mais pequenos observaram as tartarugas, tendo oportunidade de ver o comportamento destes animais e aprendendo o respeito que o seu humano deve ter por todas as espécies, sejam animais de companhia ou os que vivem no seu habitat natural. Na Quinta Pedagógica tentamos recriar o ambiente natural de alguns animais e proporcionar às crianças o contacto com a natureza.

Os meses de julho e agosto possibilitaram um agradável almoço ao ar livre, banhos de piscina e brincadeiras no insuflável, uma atividade sempre muito apreciada pelas crianças e que lhes permite fazer exercício físico ao ar livre e libertar muita energia! As atividades criativas também foram desenvolvidas, com pinturas no espaço exterior e sessões de “massa mágica”, uma massa especial de farinha e água que permite brincar e fazer a mistura escorregar pelas mãos sem sujar. No “Cantinho das Artes” dos Bacelos houve sessões de música para os mais pequenos. Foram explorados vários instrumentos, sons e canções, tudo com o objetivo de desenvolver as capacidades sensoriais das crianças, a evolução da linguagem e dos processos de comunicação em geral.

     

 

Verão nos Bacelos: praia, natureza e muitas atividades

 As crianças das salas da Educação Pré-Escolar dos Bacelos têm ido a banhos durante os meses quentes do verão. E não são apenas mergulhos no mar, pois, mesmo quando terminaram as semanas de praia, os banhos de piscina continuaram a refrescar as tardes de brincadeira e têm feito as delícias das crianças. Para aproveitar todo o potencial da Quinta Pedagógica dos Bacelos, também têm sido organizadas atividades na quinta “A Toca da Bicharada”. Aqui as crianças têm oportunidade de tomar contacto com os animais e as espécies vegetais, em particular com as que devem ser colhidas ou apanhadas nesta altura do ano, como as cerejas.

Por entre várias atividades e muita brincadeira, o processo de aprendizagem das crianças não pára e tem sido alimentado por trabalhos na Sala Multimédia, nos Ateliers de Expressão Dramática e de Expressão Musical. Os Ateliers de Culinária também têm motivado a pôr as “mãos na massa”, sempre com o objetivo de sensibilizar as crianças para a necessidade de manter uma alimentação saudável. Depois de tudo isto, as Sessões de Cinema são uma oportunidade para descontrair e soltar algumas gargalhadas.

 

 

O Dia da Criança na Creche dos Bacelos

Brincar aos crescidos

O lanche para dar energia

Brincar aos médicos

O contacto com os animais

Muita brincadeira

Discoteca infantil

 

A creche dos Bacelos deu as boas vindas à Primavera!

As crianças da creche dos Bacelos aproveitaram ao máximo as atividades ao ar livre assim que o bom tempo chegou. Fizeram as primeiras plantações, enchendo vasos com terra onde depois colocaram sementes e bolbos. Agora os mais pequenos vão regar os vasos diariamente e acompanhar o crescimento das espécies plantadas. O bom tempo também permitiu várias brincadeiras nos espaços exteriores, corridas pelo campo e a descoberta dos bichinhos da seda que despertaram a curiosidade das crianças, que os vão tratar e alimentar.

A Semana do Desporto foi outra atividade que marcou o mês de abril e que pôs todos a mexer com circuitos feitos de triciclo ou de grandes ténis, bem maiores que os pés das crianças, o que proporcionou grande diversão e desenvolvimento da capacidade motora das crianças.

Nas salas dos dois anos, apesar da tenra idade, já se treina a matemática. A brincar, os mais pequenos começam a ter as primeiras noções através do número de brinquedos ou peças presentes. E como já são muito crescidos, também o querem demonstrar à mesa. A introdução do garfo à refeição tem sido um sucesso e todos se estão a adaptar bem a este instrumento.

Desde 15 de abril e até 15 de maio decorre o “ Mês da Família”, pelo que os pais são sempre convidados a vir até às salas e realizar uma atividade em conjunto com as crianças. Numa destas visitas tivemos oportunidade de fazer amizade com um coelhinho de estimação que fez as delícias de todos!

 

 

Alimentos saudáveis, animais selvagens e astronomia foram alguns dos temas do mês de abril na Educação pré-Escolar

Nas salas da Educação pré-Escolar as crianças continuam a participar nas oficinas regulares, como o Inglês, a Informática e a Música. Na língua estrangeira a aprendizagem centrou-se, durante o mês de abril, nas cores, nomes de alguns animais e partes do corpo humano as crianças dos 5 anos também já sabem perguntar o nome e dizer como se chamam em inglês. O órgão e a guitarra foram os instrumentos mais experimentados na oficina de Música e na Informática as crianças sentem-se cada vez mais à vontade com a utilização do computador e a exploração de alguns jogos e programas didáticos.

Na sala dos 5 anos B grande parte do mês de abril foi dedicado, com muito empenho, a uma atividade alusiva ao Dia da Astronomia. Depois de muita pesquisa em casa e na sala, os pequenos astrónomos construíram modelos do Sistema Solar e o resultado final foi fantástico! O projeto sobre as profissões também continua em curso com vários pais a darem o seu testemunho nas salas sobre as especificidades de cada ocupação profissional. Na oficina da Expressão Dramática as crianças tiveram oportunidade de ouvir e contar a lengalenga “ Os Índiozinhos”, ao que se seguiu uma sessão de histórias inventadas pelas crianças e representadas com fantoches.

     

À semelhança do mês anterior, a temática da alimentação saudável esteve presente no dia a dia das crianças com a continuação do Projeto “Atelier dos Heróis dos Alimentos”, que está a ser desenvolvido pela sala 4 anos A. Desta vez os mais pequenos estiveram envolvidos na confeção de puré de ervilha, que depois comeram ao almoço. E também fizeram gelado, que foi muito apreciado a seguir ao prato principal! As salas dos três anos foram passear até ao Jardim Zoológico. A visita, enquadrada no Projeto “O Mundo dos Animais – Animais Selvagens”, decorreu no dia 18 de abril.

As crianças das salas dos 4 e 5 anos foram visitar o Museu de Alverca e participaram nas oficinas “D. Emília Queijeira”, no âmbito do Projeto “Alimentação Saudável” e a oficina “ Vamos conhecer a oficina do Ferrador”, no contexto do Projeto desenvolvido em sala: “ Quando Crescer Quero Ser…”.

 
   

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email