Atividades

Mês da família no Pré-Escolar dos Bacelos

Durante o mês de abril as famílias foram convidadas a vir participar em várias atividades com as crianças. Nas salas dos 3 anos foi organizado um percurso gímnico, desenvolveu-se um mural com mensagens das famílias e foram construídos ninhos, galinheiros, galinhas e pintainhos, tudo relacionado com as atividades do Projeto “O Mundo dos animais”- Do Ovo ao Pinto.

Os familiares das crianças das salas dos 4 anos também fizeram um percurso gímnico, uma corrida de jornais, corrida de sacos, e um concurso gastronómico em que estiveram a votação a “Melhor Espetada de Fruta, a “Melhor Sandes” e a “Melhor Escultura de Salame”. No Dia da Família dedicado às salas dos 5 anos as famílias foram convidadas a fazer vários jogos, como circuitos, “jogo das diferenças”, “jogo limpa a casa”, “jogo da vassoura”, “jogo das adivinhas”, “jogo das vogais”, entre outros. Todos eles relacionados com os projetos que têm sido desenvolvidos em sala.

Os alimentos saudáveis são os nossos “heróis”!

No âmbito do projeto “Alimentação Saudável” e com o objetivo de reforçar a importância de uma alimentação correta, surgiu o mini projeto “Heróis dos Alimentos”, que foi desenvolvido com as crianças da sala dos 4 anos A. A primeira atividade foi o “Banquete”, um pequeno-almoço completo e saudável que, além de ter sabido muito bem, foi uma forma de relembrar a importância da primeira refeição do dia. As outras duas atividades relacionaram-se com a preparação de um salada e a confeção de pão chapata, tudo feito com a ajuda das crianças e degustado ao almoço e ao lanche.

Já cheias de vitaminas e bons nutrientes, as crianças tiveram ainda mais energia para participar nas atividades das oficinas. Na Oficina de Expressão Dramática de março foi feita a dramatização da história “Os Três Porquinhos”, utilizando fantoches feitos de meia. Na Oficina de Informática as crianças dos 3 e 4 anos experimentaram um programa de pintura e carimbagem e o grupo dos 5 anos trabalhou jogos de letras e pares. Aprender palavras relacionadas com as cores e a família foi o objetivo da Oficina de Inglês, enquanto na música foram introduzidos dois novos instrumentos: o órgão e a guitarra. Os pequenos músicos da ABEI cantaram temas acompanhados por estes instrumentos, trabalharam diferentes ritmos e ainda experimentaram tocar os próprios instrumentos.

Expressão dramática

Expressão dramática

Oficina de inglês

Oficina de informática

Projeto Árvore Amiga

Famílias e suas profissões

Heróis dos Alimentos: confeção de pão

Projeto Heróis dos Alimentos

Projeto Heróis dos Alimentos

As árvores são nossas amigas!

Março é o mês da primavera, da árvore e da natureza, por isso as crianças da Educação Pré-Escolar da Quinta dos Bacelos tiveram oportunidade, durante este período, de fazer amigas muito especiais: as árvores!

No mini projeto “Árvore Amiga”, da sala dos 4 anos C, os mais pequenos apresentaram aos amigos o trabalho feito em casa, com as famílias, sobre a importância das árvores. No Dia da Árvore também foram plantadas novas árvores e cada uma delas vai ser adotada pelo grupo que a plantou que fica, assim, responsável por cuidar da respetiva árvore. A 21 de março também se assinalou o Dia da Poesia, por isso as crianças das salas dos 5 anos exploraram vários poemas relacionados com este dia.

Dia da Árvore

Dia da Árvore

Dia da Árvore

Março, mês de afetos!

Foi um mês de muitos afetos nas salas de Creche da Quinta dos Bacelos. O reforço dos laços familiares e dos relacionamentos interpessoais foi estimulado e desenvolvido com várias atividades que, ao mesmo tempo, estimularam a criatividade e a expressão plástica das crianças.

No Dia da Mulher os mais pequenos fizeram bonitas flores de papel e presentearam todas as figuras femininas com este mimo que muito agradou a mães, avós, educadoras, auxiliares e amigas. Mas não foram apenas as mulheres que mereceram atenção especial durante este mês… Na véspera de Dia do Pai as crianças puderam levar para casa um peixinho num aquário para oferecer ao pai. Além de ser uma prenda cheia de vida, trata-se de uma excelente forma de incentivar as crianças a cuidar de um animal e ter responsabilidade sobre ele. Com a ajuda do pai, claro! No dia 19, Dia do Pai, a sessão de música foi exclusiva para os pais e seus filhos, que assim partilharam um momento musical criativo e divertido. Também durante o mês de março, e talvez por ser o mês da primavera, nasceu uma árvore nova na nossa Creche: a “Árvore dos Afetos”. Muito verde, cheia de balões, agora a árvore tem que ser regularmente regada com muitos abraços… As crianças fizeram ainda atividades de pintura e colagens relacionadas com a chegada das flores e da primavera.

Resultado, obras primas cheias de cor que alegram as paredes das nossas salas!

A Árvore dos Afetos

Flores no Dia da Mulher

Artes plásticas

Música com os pais

Peixinhos para os pais

Expressão plástica primaveril

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email