Atividades
11 de Março, 2011

Carnaval musical na creche

Um teatro repleto de música!

Em fevereiro, no âmbito das comemorações do Carnaval, as crianças da Creche da Quinta dos Bacelos assistiram a um musical onde viram alguns animais seus conhecidos “ganharem vida”, cantando e dançando alegres canções. As crianças dos dois anos assistiram ainda a um teatro muito especial marcado pela presença sonora de vários instrumentos. O objetivo destas atividades foi brincar ao Carnaval de forma um pouco diferente e mais direcionada para promover a imaginação e criatividade das crianças. Isto porque nos primeiros três anos de vida o cérebro das crianças absorve todo o tipo de estímulos, sendo o contacto com a música e sons muito importante, ajudando ao desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental. A melodia adequadamente trabalhada expande o vocabulário, ajuda a desenvolver a fala, a rapidez de raciocínio, o poder de concentração e a adquirir competências que facilitam a aprendizagem da matemática. Mas tudo isto fica mais fácil quando os mais pequenos estão bem sentados ao colinho dos pais… por isso houve espaço a sessões de música com os pais das crianças.

Em fevereiro houve ainda tempo para um passeio na Quinta Pedagógica, local que muito agrada às crianças e onde estas têm sempre oportunidade de desenvolver competências a nível sensorial, físico e espacial, ao mesmo tempo que aprendem a respeitar os animais, a natureza e tudo o que as rodeia.

Mascarado

Carnaval musical

Conhecer os instrumentos

Sessão de movimentos

Visita aos animais

Na Quinta Pedagógica

“Mas, afinal, onde moram os palhaços?”

Projeto “Circo”

Enquanto preparavam as suas máscaras e festejavam o Carnaval as crianças, na sua curiosidade própria, depararam-se com várias dúvidas: “Onde moram os palhaços?”, “Existem de verdade ou são só a fingir?”… Tendo como ponto de partida estas questões, desenvolveu-se o Projeto “Circo” com as crianças da sala dos 4 anos B. Foi feita pesquisa sobre o assunto, na sala e em casa, foram exploradas as profissões que existem num circo e construíram-se alguns objetos típicos da atividade circense, como os malabares usados pelos malabaristas e uma varinha mágica igual à dos ilusionistas.

No meio desta “magia” do mês de fevereiro, as crianças também tiveram oportunidade de ver de perto a magia e o milagre da vida! A continuação do Projeto “Piu piu, do Ovo ao Pinto”, nas salas dos 3 anos, fez as delícias das crianças que observaram as galinhas em pleno processo de chocar os ovos. Na Quinta Pedagógica e na sala foram observados os ovos, os animais e construídos ninhos.

O Projeto “Corpo Humano”, desenvolvido na sala dos 5 anos B, também teve a sua continuidade, sempre relacionado com as profissões e as especialidades da medicina. Durante o mês de fevereiro as crianças participaram ainda nas oficinas regulares. De destacar a oficina de Expressão Dramática em que cada um escolheu um personagem, vez a respetiva pintura facial e depois uma pequena dramatização relativa ao personagem escolhido.

Projeto Corpo Humano

Projeto “Do ovo ao pinto”

Projeto “Do ovo ao pinto”

Mascarados

Festejos de Carnaval

Dia dos Namorados

Espressão Dramática

Oficina de Música

Oficina de Inglês

 

No Pré-Escolar as oficinas foram retomadas em janeiro e as crianças não param de aprender

Expressão dramática

Expressão dramática

Oficina informática

Uma mãe enfermeira explicou as consequências de uma má alimentação na saúde…

…e as crianças participaram em jogos em torno deste tema.

As crianças da Creche dos Bacelos brincaram com o tema do inverno durante todo o mês de janeiro

Expressão plástica: o inverno

Fizemos neve!

Uma Rainha em Dia de Reis!

O desfile do Dia de Reis na Quinta dos Bacelos

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email