Atividades
Setembro na Quinta da Ponte:Folhas de Outono, Semana do Desporto e muita brincadeira…

Semana do Desporto no Pré-Escolar

Festa do outono

Explorar as folhas do outono

Brincadeiras

Pintura com os dedos

Semana Desporto

Folhas de outono

 

Verão repleto de exercício ao ar livre, criatividade e muitas atividades…

foram assim os meses de julho e agosto na Quinta da Ponte

Atividades ao ar livre no Parque de S. Sofia

Ginástica e muito movimento

Dia de cabeleireiro

Expressão plástica

 

Parque de S. Sofia

A fazer o pão

A fazer o pão

 Festa de fim-de-ano na Quinta da Ponte:passagem de modelos, teatro, dança, música e muita animação!
                 

Os finalistas 2011/2012 da Quinta da Ponte

 

Projeto Janela Aberta

O projeto “Janela Aberta” pretende encontrar novas formas de comunicar, inovando na maneira de educar e envolvendo as famílias nas atividades das crianças. Os pais são convidados a participar nas sessões, que incluem debates sobre temas de interesse para as crianças, para a família e para a escola. O desenvolvimento da criança é sempre o objetivo maior e o centro do debate e das iniciativas propostas.

No fundo, estas sessões são uma autêntica “Janela Aberta” à comunidade e à família, uma forma de mostrar como a escola pode ser interessada e integradora e como está sempre presente no dia-a-dia das crianças.

Durante o ano letivo 2011/12 o projeto revelou-se um sucesso! Deu-se espaço e tempo às famílias, houve oportunidade de conhecer as suas dúvidas e preocupações, desenvolveram-se atividades e conversas que permitiram ajudar a ultrapassar pequenas problemáticas do dia-a-dia. Um bom arranque que terá seguramente continuidade no projeto educacional do próximo ano. Veja as fotografias de algumas das sessões.

 

Dia da Criança passado ao ar livre

O dia 1 de junho foi assinalado na Quinta da Ponte com muitas iniciativas nas quais participaram as crianças da Creche e da Educação Pré-Escolar. neste Dia da Criança, os mais pequenos pintaram um mural, que depois ficou exposto no equipamento, divertiram-se em brincadeiras com os insufláveis, num percurso de ginástica, sessão de discoteca e cinema, pinturas faciais e outras atividades, quase todas ao ar livre para aproveitar o bom tempo.  ginástica, sessão de discoteca e cinema, pinturas faciais e outras atividades, quase todas ao ar livre para aproveitar o bom tempo. O almoço também foi diferente, um pic-nic muito saboroso e divertido, que deixou boas recordações deste dia a todos!

Pequenos agricultores tratam da horta e dos animais

As crianças da creche e do pré-escolar da Quinta da Ponte têm participado em várias atividades que integram os objetivos do projeto educativo elaborado para este ano e que muito tem a ver com as questões relacionadas com uma alimentação saudável, com o conhecimento dos produtos alimentares e sua proveniência. Neste equipamento da ABEI, os meses de fevereiro e março foram recheados de iniciativas em que as crianças puderam vivenciar experiências muito enriquecedoras para as matérias que estão a ser desenvolvidas nas salas. No dia 28 de Fevereiro foi organizada uma visita a uma vacaria nas Lezírias. As crianças ficaram a conhecer o ambiente rural típico do Ribatejo e tiveram oportunidade de tomar contato com os animais. Uma atividade prática, a simulação da ordenha de uma vaca, foi o culminar de um dia muito preenchido e didático.

Outra atividade com a qual as crianças puderam aprender bastante foi o trabalho na nossa horta, com a apanha de alfaces e couves para o mercado. Este realizou-se no dia 19 de Março, na Quinta da Ponte, com grande sucesso, pois todos os hortícolas foram escoados para os pais e familiares destes pequenos agricultores!

 

Foi assim o Carnaval de 2012 na Quinta da Ponte, dedicado ao tema “A alimentação”

Atividades na horta: “Saber comer para saber crescer”

Fizemos pão e recebemos os conselhos da nossa nutricionista

As nossas receitas: práticas, saborosas e saudáveis!O projeto “Janela Aberta”, que está em curso na Quinta da Ponte e tem por objetivo introduzir temáticas de interesse para os educadores, incluiu uma iniciativa relacionada com a culinária e a alimentação. Numa sessão intitulada “Culinária para Crianças”, a nutricionista da ABEI, Sara Duque, sugeriu várias receitas práticas, saborosas, fáceis de confecionar e muito saudáveis. O objetivo é integrar na culinária sabores variados, alimentos diversificados e sugestões equilibradas, diferentes e até divertidas. Pretende-se levar os pais para a cozinha com as crianças para cozinhar e comer de forma criativa e saudável. Foram incluídos nas receitas alguns alimentos muito benéficos para a saúde das crianças em crescimento devido ao seu valor nutricional. Por exemplo, a batata-doce, os mirtilos, o feijão ou as sementes variadas. Por outro lado, é conveniente ter em atenção que alguns alimentos são potencialmente alergénios, pelo que podem não ser aconselhados a algumas crianças. Divirta-se, coma bem e… Bom Apetite!!

Consulte e imprima as receitas:

Lanche e pequeno almoco

Refeicoes principais

Sobremesas

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email