Atividades
31 de Agosto, 2012

As comemorações de março e muita aprendizagem

O mês de março é marcado por muitas datas especiais que têm sido pretexto para trabalhar temáticas diferentes com as crianças. Na Quinta da Ponte, por ocasião do Dia da Mulher, foram feitas flores para entregar às mães e a todas as colaboradoras do equipamento. Os utentes também fizeram as prendas do Dia do Pai e da Páscoa, atividades sempre criativas, que puxam pela imaginação, pela capacidade de expressão plástica e potenciam a expressão de sentimentos por parte dos mais pequenos.

Um dos temas que está a ser explorado este ano no grupo da Educação Pré-Escolar é a Pré-História. Neste contexto, as crianças têm estudado a evolução das habitações desde essa altura até aos tempos modernos. “Hoje fui paleontólogo” foi outra atividade muito apreciada pelos utentes do equipamento, que foram para o exterior fazer trabalho de paleontologia, tendo aprendido acerca do desenvolvimento geológico ao longo dos milhões de anos de vida na terra através, por exemplo, da recriação de fósseis de dinossauros.

   
   

Através de imagens e dos objetos do dia a dia o grupo dos 5 anos está a descobrir que, quando juntamos as letras, formamos palavras. Assim, as crianças vão apreendendo a ler as primeiras palavras, uma etapa importante na aprendizagem durante o Pré Escolar. Foram também realizadas atividades sobre as profissões, com a presença dos pais: a profissão de massagista foi demonstrada no berçário, para falar da profissão de agente da GNR foi até ao equipamento um agente da Escola Segura, que fez uma ação de proximidade com as crianças, a profissão de nutricionista foi desenvolvida com a nutricionista da ABEI e teve por objetivo sensibilizar os mais pequenos para a importância de uma alimentação equilibrada.

Carnaval pré histórico em desfile por Alhandra

Foi assim o Carnaval na Quinta da Ponte! Como é habitual, as crianças do equipamento participaram no desfile em Alhandra, este ano com máscaras alusivas ao tema “Pré História”. Nas últimas semanas as crianças também desenvolveram vários trabalhos em sala relacionados com o Carnaval e ainda com o Dia dos Namorados, em que tiveram oportunidade de exprimir o amor em relação aos pais e levarem para casa o resultado desses trabalhos feitos na escola.

     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email