Atividades
31 de Agosto, 2012

Integração na comunidade espalhou o espírito natalício

Durante a época natalícia o equipamento da Quinta da Ponte fez-se representar nas Festas de Alhandra. A Quinta da Ponte participa com muita frequência nas atividades da comunidade de Alhandra e o espaço do equipamento da ABEI é sempre muito concorrido. Desta vez, no Mercado de Natal de Alhandra, houve uma banca de artigos feitos na Quinta da Ponte, uma oficina de trabalhos manuais e pinturas faciais para os mais pequenos. As crianças divertiram-se bastante e viveu-se a magia do Natal. A festa de Natal no equipamento contou com a presença das famílias e também houve um teatro alusivo à época. O equipamento foi decorado pelas crianças, que passaram grande parte do mês de dezembro a fazer atividades plásticas relacionadas com o Natal. Já no novo ano, os mais pequenos foram cantar as Janeiras à comunidade envolvente do equipamento.

     
     

Atividades de Natal promovem troca de experiências entre gerações

Em novembro as crianças da Quinta da Ponte receberam a visita de alguns utentes da Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra. Em conjunto, as duas gerações elaboraram um jogo de Natal e fizeram trabalhos em tecido e lã. Foi uma experiência gratificante e de partilha, que agradou a “netos” e “avós” e que permitiu uma troca de experiências intergeracional. Entretanto as crianças têm ocupado grande parte do tempo a decorar o equipamento e a fazer várias atividades relacionadas com o Natal, tudo para receber esta época da forma mais alegre e colorida possível.

São Martinho com castanhas e teatrinho

Na Quinta da Ponte festejou-se o São Martinho com muitas castanhas e um teatro. Os colaboradores do equipamento representaram a peça “Sr. Ouriço e a Castanha Lili” e, de seguida, crianças e adultos comeram as ditas castanhas e o ambiente de convívio marcou toda a tarde dia 11 de novembro. Tanto na creche como na Educação Pré Escolar foram elaborados vários trabalhos de expressão plástica sobre este fruto seco. As crianças fizeram cartuchos, personalizaram as castanhas e ouriços, aprendendo e explorando várias técnicas.

Halloween em Alhandra com a ABEI

No fim de outubro, ao assinalar uma outra data, o Dia das Bruxas ou Halloween, as crianças foram até Alhandra pedir doces e oferecer travessuras e sustos bem dispostos. A dinâmica e a interação com a comunidade são sempre regras muito importantes a colocar em prática. Passámos pela Junta de Freguesia, pelo Mercado Municipal, terminando no Quartel dos Bombeiros, onde houve jogos e muitas brincadeiras.

A ciência e a física, também devem despertar os mais pequenos

Nas últimas sessões de experiências, em que os mais pequenos vão aprendendo as primeiras noções de física e outras ciências, fizemos um ensaio com várias frutas para perceber que há materiais que flutuam e outros que não flutuam. Noutra ocasião houve sessão de degustação para aprender a distinguir o sabor doce do amargo. Uma experiência científica com um vulcão permitiu explorar misturas químicas e perceber o resultado de alguns reagentes.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email