Atividades
31 de Agosto, 2012

Aprender com os animais no início de mais um ano escolar

O Dia da Alimentação, que se assinalou a 16 de outubro, foi comemorado na Quinta da Ponte com a elaboração de trabalhos de recorte e colagem em que as crianças aprenderam quais os alimentos que fazem bem à saúde e os que devem ser comidos com mais moderação ou mesmo evitados. A cortar e colar, os mais pequenos foram construindo um corpo humano saudável. Também em outubro foi assinalado o Dia do Animal.

Como no equipamento da Ponte o tema deste ano é, precisamente, os animais, as crianças fizeram trabalhos sobre a matéria. Nas salas da Creche foi pedido aos pais que ajudassem em casa com trabalhos relacionados com o animal de estimação das crianças, o que permitiu formar um mural muito colorido. Já as crianças da Educação Pré Escolar realizaram trabalhos sobre o tema específico que têm vindo a trabalhar: os dinossauros. O outono também tem sido uma inspiração para muita aprendizagem. Com folhas secas e outros materiais os mais pequenos têm explorados os cinco sentidos, em especial o tato. Um dia por semana cada um dos grupos de crianças tem Sessão de Movimento e, sempre que as condições meteorológicas o permitem, é feita no espaço exterior.

Educar com os animais e pelos animais

Na Quinta da Ponte o ano escolar começou com a decoração do equipamento. O tema deste ano é “Educar com os animais e pelos animais”, sendo que as crianças do berçário e da sala de 1 ano vão aprender sobre os animais da quinta, as crianças dos 2 anos vão trabalhar os animais domésticos e selvagens e no pré escolar o tema são os dinossauros. Desta forma, todas as salas, bem como os átrios dos blocos foram decorados alusivamente à temática.

     

As crianças também fizeram outros trabalhos dedicados ao “Regresso à escola” e à estação que agora começa, o outono. Numa das sessões culinárias que costumam acontecer na Quinta da Ponte foi confecionado bolo de maçã com canela e nesse dia o lanche foi ainda mais delicioso!

Aproveitar o espaço exterior para atividades ao ar livre

Na Quinta da Ponte o verão tem sido passado entre banhos de mangueira e piscina para refrescar um pouco e muitas atividades em que a utilização do espaço exterior é sempre privilegiada. Para tornar ainda mais alegre e acolhedor o recinto, as crianças estão a pintar os muros do equipamento. Muitas vezes também desenham com giz no chão, verdadeiros trabalhos de “arte de rua”, em que os mais pequenos se empenham e se orgulham do resultado final. O fantástico espaço exterior da Quinta da Ponte também tem sido palco de várias atividades físicas e jogos tradicionais, como o jogo da macaca, jogo da saca, percurso de triciclos, entre outros. As crianças da educação Pré Escolar também fizeram um fotopaper, uma atividade que os entusiasmou muito e que permitiu desenvolver as capacidades de observação, memória visual, raciocínio espacial e entreajuda nas tarefas de equipa. No grupo das crianças de 1 ano a criatividade foi estimulada através de uma atividade de pintura com os pés.

Festa Medieval a rigor e participação nas Festas de Alhandra foram um sucesso

A Festa de Fim de Ano da Quinta da Ponte foi dedicada à Época Medieval. Como foi o tema abordado em sala durante todo o ano, as crianças terminaram este período com uma festa de época medieval, onde não faltaram cavaleiros, danças da época, a mesa da Corte com um grande banquete, o bobo da corte e muita animação. Os cenários, os fatos, os acessórios, tudo foi feito pelos colaboradores do equipamento e pelos mais pequeno, que se divertiram à grande! A festa terminou com um jantar ao ar livre entre familiares, crianças e funcionários. Houve porco no churrasco e a oportunidade de todos conversarem e conviverem.

     

Também em junho, as crianças do equipamento da Ponte participaram nas Festas de Alhandra. À semelhança do que já tinha acontecido o ano passado, os utentes do equipamento fizeram várias atuações nos dois fins de semana das festas em honra de São João Batista. No espaço da ABEI, além de pinturas faciais e trabalhos de expressão plástica, as crianças também puderam fazer histórias dramatizadas com fantoches. Foram uns dias em grande e a zona ribeirinha de Alhandra ficou muito mais colorida e alegre com a presença das nossas crianças. As idas à praia e os banhos de piscina também têm marcado presença no verão das crianças da Quinta da Ponte, que não se cansam de brincar na água, na areia ou no pinhal.

     

Troca de experiências gratificante entre várias gerações na Quinta da Ponte

O grupo dos 5 anos da Quinta da Ponte teve uma experiência inter geracional muito gratificante. As crianças receberam a visita de alguns utentes da  Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra e fizeram com eles uma atividade que consistiu na construção de uma joaninha com materiais reciclados. Este encontro entre “avó s e netos” teve por principal objetivo promover e desenvolver competências relacionais entre duas gerações diferentes através do contacto direto. Sentimos que foi um momento de felicidade para os mais pequenos e para os mais séniores e que todos tiveram algo a aprender uns com os outros.

Uma atividade que tem motivado muito as crianças da Quinta da Ponte é o yoga. Além de ser fisicamente estimulante, consegue resultados a nível da concentração e do bem estar das crianças, relaxando-as e proporcionando momentos de tranquilidade.

Dia da Criança

No Dia da Criança a tranquilidade deu lugar a muita animação na Ponte! As crianças da creche tiveram direito a muitas brincadeiras, música e pinturas faciais e as salas da educação Pré Escolar foram até à Quinta de Subserra, onde fizeram jogos tradicionais com arcos, cordas e sacos de sarapilheira. Um grupo de crianças também foi de visita ao Centro Cultural de belém, uma experiência que agradou muito aos mais pequenos.

     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email