Atividades
31 de Agosto, 2012

Em abril comemorou-se o Dia da Família

Em abril comemorou-se na Quinta da Ponte o Dia da Família, uma data que tem por objetivo reforçar laços entre os familiares, as crianças e os profissionais que com elas lidam diariamente. Pretende-se que estes momentos sejam descontraídos e animados e foi precisamente o que aconteceu desta vez, num dia muito bem passado na Quinta de Sub Serra com os pais das crianças do Pré Escolar. Além de muitas outras atividades com os familiares, houve um pic nic na quinta e jogos tradicionais. O espaço livre e o bom tempo foram aproveitados ao máximo. No equipamento da Ponte também se assinalou o Dia da família nas salas da Creche.

 


   

O teatro ajuda a formar a personalidade

As crianças da Educação Pré Escolar da Ponte dramatizaram a história “Branca de Neve”. Além de ajudar a desinibir os mais pequenos e aumentar a sua auto estima, o teatro é uma atividade muito rica em tudo o que encerra. As crianças trabalham a história, fazem os cenários, os fatos e depois representam a peça. A criatividade, a imaginação são postas à prova e a capacidade de improvisar, de se pôr na pele do outro são grandes ajudas na construção de uma personalidade mais forte e confiante.

Durante o mês de abril as crianças também trabalharam na prenda para o Dia da Mãe e fizeram outras atividades para estimular a criatividade e a expressão plástica, como desenhos na rua com giz. Desenhos, sacos coloridos e molduras pintadas pelos mais pequenos foram alguns dos mimos que as mães receberam no primeiro fim de semana de maio. O mês não acabou sem uma visita da GNR que teve por objetivo informar as crianças sobre a prevenção rodoviária e normas de segurança a seguir em casa. esta ação de sensibilização da GNR foi dirigida às crianças da educação Pré Escolar.

 
     

A importância da participação dos pais, na aprendizagem das crianças

 O Bosque Encantado deu as boas vindas à Primavera

As crianças e todos os colaboradores da Quinta da Ponte deram as boas vindas à Primavera durante o mês de março. A criatividade e o talento para a expressão plástica foram postos à prova numa atividade que consistiu em elaborar várias árvores para o “Bosque Encantado” do equipamento da Ponte. Todas as árvores foram feitas pelos colaboradores das salas da creche, da cozinha e dos serviços de apoio. Por outro lado, os pais das crianças também foram convidados a participar com a realização e chapéus alusivos à estação do ano, que depois as crianças desfilaram orgulhosamente. O objetivo destes momentos foi francamente cumprido: envolver todos os colaboradores, bem como as famílias nas atividades do equipamento. Outro propósito destas iniciativas era incentivar a educação ambiental, dando a conhecer alguns elementos da natureza pela exploração do espaço exterior à sala e pela recriação de alguns desses elementos.

 
   

Aprender as cores com a ajuda dos pais

Ainda em fevereiro os pais das crianças dos 2 anos foram convidados a vir às salas desenvolver atividades relacionadas com a temática das cores. Também neste caso foi levado a cabo o objetivo de incentivar a participação das famílias no processo educativo e levar os mais pequenos a adquirir uma maior consciência do outro. Sempre com base no tema da aprendizagem das cores, contaram-se histórias, lenga-lengas, rimas e canções, promovendo o enriquecimento do vocabulário e desenvolvendo a capacidade natural de observação das crianças.

     

Visita ao Palácio Nacional de Mafra

Em abril as salas da Educação Pré Escolar foram visitar o Palácio Nacional de Mafra, onde as crianças aprenderam bastante sobre história e se mostraram muito entusiasmadas por ver como era a vida no palácio e os hábitos dos reis e rainhas.

Os pais representaram o teatro da Galinha Ruiva

A representação da peça “A Galinha Ruiva” foi o culminar do projeto “Era uma vez… a Galinha Ruiva” e foi levada a cabo pelos pais das crianças das salas dos 2 anos. A representação dramática é sempre muito cativante para as crianças pois é um modo de consolidar todos os saberes adquiridos em sala, promover a socialização e a criatividade.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email