Atividades

Visita à Quinta Pedagógica e Carnaval preencheram o mês de fevereiro

Para as crianças do equipamento da Quinta da Ponte o mês de fevereiro foi tempo de brincadeiras de Carnaval, mas também de visitas de estudo. O grupo das salas dos 2 anos deslocou-se até à Quinta Pedagógica dos Bacelos onde foi possível tomar contacto com os animais. Este tipo de atividade é muito importante para consolidar os conhecimentos adquiridos em sala ou mesmo para introduzir novas temáticas e despertar as crianças para novas realidades. Mediante a observação e o toque, os mais pequenos interagiram com os animais, aprendendo sobre cada espécie, sobre o que comem, os cuidados de que necessitam e também sobre o respeito que devemos ter por todas as espécies. Além desta visita à Quinta, as crianças do equipamento da Ponte também brincaram no Jardim Sonoro dos Bacelos, o que permitiu desenvolver o sentido da audição e trabalhar a criatividade de forma lúdica.

No Carnaval as crianças das salas da Educação Pré Escolar desfilaram em Alhandra, integrando o desfile das escolas naquela localidade. A Quinta da Ponte fez-se representar com astronautas e “marcianos”, dado que o “Espaço” tem sido a temática trabalhada em sala nas últimas semanas. Desta forma foi possível levar à prática, através da elaboração de fatos e brincadeiras, os conhecimentos que os mais pequenos têm adquirido nos projetos desenvolvidos.

     
     

O coração solidário da Quinta da Ponte

Como de pequenino é que se aprende, na Quinta da Ponte até os bebés participaram na atividade solidária do Dia do Pijama. No dia 20 de novembro vestiram-se com os seus pijamas e levaram contributos recolhidos em casa para depois serem entregues a quem tem mais carências. As crianças das salas da Creche fizeram um coração para assinalar o dia, o Coração Pijama, solidário e com as marcas das mãos das crianças, como prova de afeto e partilha em relação aos outros. Em conjunto, todos prepararam a cama e deitaram-se com os seus pijamas a ouvir uma história. Nas salas da Educação Pré Escolar foram organizados jogos tradicionais, encenou-se uma história em sombras chinesas e, depois do almoço, as crianças foram ao cinema ver o filme “Monstros e Companhia”. A sessão foi animada, teve direito a pipocas e terminou com um lanche convívio entre todos. O dia terminou com as fotos de grupo junto ao painel do Dia do Pijama e com o depósito dos donativos na Casa dos Pijamas.

O outono chegou à Quinta da Ponte!

As crianças da Quinta da Ponte têm comemorado a chegada do outono com receitas deliciosas e ateliers de culinária onde utilizam os produtos da época. Por ocasião do Halloween, a mãe de uma das crianças foi ao equipamento e fez bolachinhas de Halloween para todos. As crianças ajudaram, provaram e ficaram muito entusiasmadas com esta iniciativa. No Dia da Alimentação, que também se assinalou em outubro, preparara-se espetadas de frutas e este lanche saudável foi muito bem recebido pelas crianças, que são sempre motivadas a comer fruta e vegetais e a compreender a importância destes alimentos na saúde. Nos “Ateliers de Culinária” foram confecionados bolinhos para vender no “Mercado da Quinta da Ponte” e pão com chouriço, também feito pelos mais pequenos.

Por altura do São Martinho, já em novembro, os frutos da época continuaram a ser assunto e as crianças das salas dos 4 anos dramatizaram a história “O casamento da Sra. Noz e do Sr. Dióspiro”. Algumas salas da pré têm estado a trabalhar a temática da família e os trabalhos intitulados “A minha família”, elaborados entre pais e crianças, foram entretanto apresentados a todo o grupo. As crianças das salas da Educação Pré-Escolar também fizeram uma visita ao Planetário de Lisboa no contexto do projeto “Como apanhar uma estrela”.

     
     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email