Atividades
31 de Agosto, 2012

Aproveitar o sol para muitas atividades ao ar livre

No Dia da Família, que se assinalou no mês de junho, as famílias foram convidadas a vir ao equipamento da Quinta da Ponte e os resultados de interação e convívio entre pequenos e graúdos, entre as nossas colaboradoras e os pais, não podia ter sido melhor. Uma aula de dança muito participada e movimentada foi o momento alto deste Dia da Família em que se aproveitou o sol e o bom tempo para dançar ao ar livre. O Dia da Criança também foi comemorado debaixo de um sol radioso, com jogos ao ar livre e um pic-nic saboroso e partilhado por todos.

Na semana de 23 a 28 de junho as crianças das salas da Educação Pré-Escolar fizeram Colónia de Praia na Fonte da Telha, onde se divertiram muito nas brincadeiras na água, na areia e no pinhal. Como desta vez as condições meteorológicas nos pregaram algumas partidas, um dos dias de praia acabou por ser passado no Parque das Nações, mas nem por isso as brincadeiras e corridas pelos amplos espaços foram deixadas para trás. As crianças da Creche não participaram na semana de praia e ficaram na Quinta da Ponte, onde foi organizada a Semana das Experiências. Corridas de balões, experiências com ovos, criação de novas cores, compreensão do que se dissolve em água e do que flutua, foram algumas das experiências feitas com elementos coloridos e didáticos que permitem aos mais pequenos começar a apreender os princípios básicos da física e das ciências. É caso para aplicar na perfeição o mote “aprender a brincar” e a verdade é que as nossas crianças brincam e aprendem de forma fantástica todos os dias!

   

Participação das crianças da Quinta da Ponte animou festas de Alhandra

A participação do equipamento da ABEI da Quinta da Ponte nas festas de São João, em Alhandra, foi muito dinâmica e bem recebida por toda a comunidade. De tal forma que todas as crianças que passaram pelo stand da instituição quiseram uma pintura facial, participar numa brincadeira ou num dos jogos tradicionais que estiveram à disposição de todos os utentes da ABEI e de todas as crianças e pais que visitaram o stand da associação nos fins de semana de 20 a 22 e de 27 a 29 de junho. “O nosso objetivo, com esta participação, foi mostrar o trabalho que fazemos com as crianças na Quinta da Ponte”, explicou Raquel Lourenço, responsável do equipamento. “Por isso quisemos fazer aqui o que fazemos lá: jogos, brincadeiras, atividades lúdicas e recreativas com as crianças, sempre com a participação das famílias. Foi uma satisfação tão grande ver a alegria dos pequenos, dos pais e de todas as pessoas que passaram por aqui nestes dias e que voltaram sempre no dia seguinte, que temos a certeza que esta experiência é para repetir!”, concluiu orgulhosa.

A participação do equipamento da Quinta da Ponte nas festas em honra de São João Batista, o padroeiro da vila de Alhandra, surgiu no âmbito da  interação que os profissionais do equipamento, bem como as crianças e suas famílias, têm vindo a fomentar junto da comunidade de Alhandra e São João dos Montes, localização onde o equipamento se encontra. Já na altura do Natal e do Carnaval as crianças da Quinta da Ponte deram os seus contributos e enriqueceram as festividades que tiveram lugar na freguesia. As participações foram sempre muito bem recebidas e, desta vez, a experiência nas festas do São João foi uma meta ainda mais interessante de alcançar e que permitiu dar a conhecer a associação à comunidade.

No último dia das festas, domingo, 29 de junho, as crianças fizeram uma atuação com danças coreografadas ao som de música. O entusiasmo de quem assistia foi tanto, que os responsáveis da Junta de Freguesia convidaram o grupo a fazer uma atuação extra no palco principal. Em cima do palco, as crianças voltaram a animar o público e puseram toda a gente a dançar. Foi no meio desta alegria e dinâmica que os alhandrenses ficaram a conhecer melhor a ABEI  e o trabalho desenvolvido no equipamento da Quinta da Ponte.

Carnaval com “polícias a brincar” e uma sessão de autógrafos com direito a concerto musical

Para comemorar o Carnaval as crianças da Quinta da Ponte desfilaram pelas ruas de Alhandra, tiveram oportunidade de observar a elaboração, montagem e pintura dos carros alegóricos e ainda foram polícias por breves momentos. Esta última “brincadeira” foi didática e um pouco mais séria, pois serviu para a PSP mostrar o seu trabalho e criar uma relação de proximidade com as crianças. A Polícia de segurança Pública levou a cabo esta ação durante o Carnaval para poderem mostrar aos mais pequenos e a todos os foliões que também na brincadeira se deve manter a ordem e que, por outro lado, os polícias também têm bom humor. As crianças viram as motas e alguns materiais de trabalho dos agentes e ouviram as explicações sobre o seu trabalho.

Ainda durante o mês de março o equipamento da Quinta da Ponte recebeu uma visita especial. O autor de livros infantis Daniel Completo esteve com as crianças para apresentar o seu livro “O Abecedário dos Animais” e ainda cantou as canções do CD que acompanha o livro e que apresenta em música as histórias contadas em papel. O repertório foi escolhido pelas crianças, que pediram para ouvir as suas músicas preferidas. No final, como na apresentação de qualquer obra, houve uma sessão de autógrafos.

No atelier “Experiências e Ciência”, onde as crianças fazem sempre as suas próprias experiências, foram feitos ensaios com garrafas de água: cada garrafa continha uma quantidade diferente de líquido e as crianças observaram que os sons emitidos pelo ar a passar dentro da garrafa são diferentes conforme a quantidade de água. O objetivo deste atelier é, realmente, aprender e descobrir através da brincadeira. O vento, as reações da água, a energia solar, o comportamento das plantas e reações químicas diversas são alguns exemplos de temáticas abordadas. No final de cada experiência há sempre a elaboração e um registo escrito, orientado pelas crianças, para que fiquem anotadas as conclusões a que se chegaram durante o trabalho realizado. Desta forma há uma sistematização da aprendizagem e um registo para memória futura ou para outras experiências que se venham a realizar e possam ser sequência das que já foram desenvolvidas.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Subscrever RSS Email