Atividades

O tema da família muito presente nas atividades da Quinta da Ponte

Nos últimos meses o tema da família, em todas as suas vertentes, foi largamente desenvolvido e trabalhado em todas as salas da Quinta da Ponte. No dia 20 de novembro assinalou-se o Dia do Pijama, que foi comemorado na Quinta da Ponte, com a presença das famílias dos mais pequenos. Foi organizado um almoço partilhado com o objetivo de incentivar o convívio familiar e a partilha que, afinal, é o grande mote desta iniciativa da organização Mundos de Vida,  em que crianças ajudam outras crianças de forma solidária e recordam como é tão importante todos terem uma família. Nesse dia houve uma representação teatral baseada no livro “O Segredo dos Sabonetes”, que revelava a importância da família e dos sentimentos na vida das crianças e em cada um de nós. Por ocasião deste Dia do Pijama e também com os olhos postos no Natal, as crianças fizeram trabalhos sobre o tema “ Amor”. Outros trabalhos realizados pelas famílias das crianças da Educação Pré – Escolar formaram uma exposição intitulada “A minha família”. Nesta mostra estiveram expostas as árvores genealógicas de cada família, trabalhos elaborados dentro do Projeto “Era uma vez… O meu tetravô era um Guerreiro”. O mês de dezembro foi ainda marcado por mais atividades em cima do palco e sempre relacionadas com a família. As alunas do 3º ano do Curso de Técnicas de Apoio à Infância da Escola Magestil vieram até à Quinta da Ponte apresentar um teatro de Natal em que o enredo da peça se centrava numa família alargada  e na inquietação das crianças à espera do momento da abertura dos presentes no dia de Natal.

     

Ainda por altura das festas, a Tuna do Centro de Dia de Loures fez uma visita ao nosso estabelecimento e presenteou todos com várias canções e uma contadora de histórias. O principal objetivo desta iniciativa foi estabelecer estreito contacto entre diferentes gerações. As crianças gostaram muito de ouvir as músicas e as histórias e o convívio salutar foi conseguido entre os mais pequenos e os que foram seus “avós” por um dia. No Dia de Reis voltou a haver teatro, desta vez pelos colaboradores do equipamento que encenaram a peça “Os Reis Magos” para as crianças da Creche e da Educação Pré – Escolar. A atividade do teatro tem sido bastante experimentada, seja pelas crianças, colaboradores ou até familiares, pois trata-se de um meio de descoberta de si próprio, de quem representa, bem como do outro, além de ter como um dos objetivos o desenvolvimento verbal e não verbal, a imaginação e a aquisição de saberes sociais por parte das crianças.

Já durante o mês de janeiro, as crianças da Educação Pré – Escolar fizeram uma  visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Aqui tiveram oportunidade de experimentar várias tarefas e desafios na exposição “Faz, brinca e aprende”. Fazendo e experimentando, as crianças aprenderam imenso e, de seguida, ainda tiveram tempo de brincar na chamada “Casa inacabada”, onde foram adultos por umas horas, experimentando a sensação e construir uma casa.

     

Atividades estimulantes da mente e do corpo

Regularmente na Quinta da Ponte há “A Hora do Conto”, um momento especial, dedicado aos livros e às histórias, uma forma de estimular a linguagem e a criatividade das crianças. No início do outono e ainda a aproveitar as temperaturas agradáveis que se faziam sentir, houve uma sessão d’ “A hora do conto” ao ar livre. Além de ouvirem e trabalharem a história, as crianças usufruíram de um momento relaxante e de toda a calma e ar puro que se pode respirar no equipamento da Ponte.

Nas comemorações do Dia da Música, em outubro, os mais pequenos tomaram contacto com vários instrumentos e materiais que promovem a assimilação dos sons e a descoberta de novos timbres. As atividades que envolvem música e sons são sempre muito estimulantes e importantes para o desenvolvimento das crianças, seja a nível da concentração ou da linguagem, passando ainda pela vertente lúdica do tema. As diferentes sonoridades, as notas musicais, as palmas e os efeitos sonoros dos vários instrumentos são uma descoberta constante que põe os mais pequenos maravilhados e sempre muito atentos. Neste dia da música, uma colaboradora do equipamento tocou algumas canções e depois as crianças tiveram oportunidade de experimentar, elas próprias, os vários instrumentos à disposição.

Entrando pelo outono dentro, as crianças da Quinta da Ponte comemoraram o tradicional “Pão por Deus”, desta vez de uma forma especial. Não só foram de porta em porta pedir algumas guloseimas aos vizinhos do equipamento da Ponte, como também os presentearam com doces confecionados pelas próprias crianças. No atelier de culinária fizeram-se bolinhos e biscoitos e, desta forma, os mais pequenos tiveram oportunidade de “pôr as mãos na massa”, fazer algumas experiências culinárias e interagir com a comunidade local de forma muito próxima e dinâmica. Igualmente com o objetivo de proporcionar aos utentes algumas experiências de sociabilização, as crianças de algumas salas foram visitar o Lar da Misericórdia de Vila Franca de Xira e deram uma aula de ginástica aos idosos. A promoção da atividade física é, de facto, algo que está sempre presente no dia-a-dia dos mais pequenos. A comemoração da Semana do Desporto foi disso exemplo, com a realização de jogos tradicionais e gincanas. Além destas iniciativas especiais, as crianças têm regularmente “Sessões de Movimento” como forma de promover o desenvolvimento e coordenação motoras e a prática do exercício físico.

     

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email