Atividades

Festas da Quinta da Ponte contaram com muita dança e música

Nas comemorações do Dia da Criança os colaboradores do equipamento da Quinta da Ponte deram o seu melhor e atuaram num espetáculo de variedades que foi muito animado. As crianças da Educação Pré-Escolar também subiram ao palco e não se inibiram de mostrar os seus dotes de canto e dança, que muito agradaram aos que assistiram à festa. No final, todos acabaram a dançar em conjunto, numa tarde muito divertida e cheia de ritmo.

   

Na Festa de Fim de Ano também ninguém quis deixar de mostrar as suas aptidões artísticas. O exercício físico esteve em primeiro lugar, com a atuação das crianças da atividade de Expressão Físico Motora, sob a orientação do professor Pedro Martins. Seguiu-se uma marcha de “arco e balão”, ou não fosse junho o mês dos santos populares. As letras e músicas da marcha tinham autoria das próprias crianças e educadoras da ABEI. A festa foi ainda marcada pela atuação das crianças do último ano da Educação Pré-Escolar, que também receberam os diplomas de finalistas. Os pais e familiares assistiram à festa, tiveram oportunidade de conviver entre si, com as crianças e com todos os colaboradores da Quinta da Ponte e ainda participaram no lanche de fim de tarde que fechou com “chave de ouro” a festa de fim de ano deste equipamento da ABEI.

     

As crianças expressaram em desenhos a visita ao Jardim Zoológico

 

Dia da família e passeio à Quinta dos Bacelos fizeram as delícias das crianças

Com o objetivo de proporcionar momentos divertidos em família, promover a interação entre gerações e fortalecer os laços afetivos, foi organizado o Dia da Família na Quinta da Ponte. As crianças divertiram-se à grande com os familiares e tiveram que realizar vários jogos para, no final, receberem uma “Medalha do Dia da família”. As atividades e jogos foram diversos, desde apanhar bolachas só com a boca, ao jogo das cadeiras, jogo das sacas, basquetebol, futebol e bowling, entre outros. No final dos jogos as famílias tinham à sua espera uma esplanada com sumos fresquinhos e bolos e lancharam em conjunto com as crianças.Durante o mês de abril houve outra atividade que deixou os mais pequenos deliciados: o passeio à Quinta Pedagógica dos Bacelos. Os mais pequenos foram conhecer os animais e tiveram oportunidade de interagir com eles. Além do salutar contacto com a natureza, esta visita teve por objetivo introduzir a biologia nas temáticas ensinadas. As crianças tomaram contacto com os animais, aprenderam as partes do corpo destes, as características do habitat em que vivem e das plantas que os rodeiam. A atividade também permitiu desenvolver a capacidade de observação, motivar as crianças para a descoberta e desenvolver a capacidade sensorial.

     

 

A importância da música e teatro no desenvolvimento das crianças

A Quinta da Ponte acolheu, em fevereiro, a Semana da Música, projeto que surgiu da necessidade de dar a conhecer às crianças diferentes tipos de música e de instrumentos, alargando assim a sua cultura musical. Durante esse período houve trabalhos em sala alusivos à temática, construíram-se instrumentos musicais e fez-se um “Labirinto Musical” onde as crianças contactaram com diferentes instrumentos musicais e respetivos sons. No fim da Semana da Música as crianças das salas dos 3-4 e 4-5 anos da Educação Pré-Escolar brindaram-nos com duas coreografias musicais muito bem conseguidas! No último dia também recebemos a visita de dois estudantes de música que tocaram violoncelo e violino. Este conjunto de atividades foi muito importante para as crianças explorarem os sons, os ritmos e o caráter lúdico das palavras.

A Sala dos 2 anos B lançou-se no teatro com a dramatização da história “Os 3 porquinhos”. A representação, que teve por fim desenvolver a expressão e comunicação das crianças e a sua descoberta em relação ao outro, foi gravada em vídeo e apresentada a todas as crianças do equipamento da Quinta da Ponte numa sessão de cinema.

No contexto do projeto das profissões, as salas dos 2 anos A e B e 3 anos visitaram os Bombeiros de Alhandra. Além de aprenderem sobre esta atividade profissional, as crianças divertiram-se muito, pois tinham jogos à sua espera preparados pelos Soldados da Paz, que foram muito simpáticos e acolhedores.

O projeto “Janela Aberta” continua na sua dinâmica, com sessões mensais, sempre com o objetivo de promover o envolvimento entre a escola, a família e a comunidade. As sessões são participadas pelos pais, profissionais da ABEI e da área temática em questão em cada “Janela Aberta”. A última sessão foi dedicada ao tema “Alimentação” e a oradora foi a nutricionista da ABEI, Dra. Sara Duque.

     
     

Exploração da profissão de pasteleiro

Peça de Teatro “Os 3 porquinhos”

Informática para todos no Espaço Kids@.pt

 

O Natal na Quinta da Ponte contou com muito teatro!

Peça Peter Pan

Peça Peter Pan

Peça Peter Pan

Teatro da Escola Magestil

Teatro da Escola Magestil

Teatro da Escola Magestil

As crianças participaram na festa do Inverno e colaboraram nas decorações de Natal que enfeitam a Quinta da Ponte

Festa do Inverno

O Pai Natal na Quinta da Ponte

A nossa árvore de Natal

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

 
   
 
Subscrever RSS Email