Encontra-se aqui > Entrada / Atividades / Quinta da Coutada


Quinta da Coutada

Motivar os afetos e promover a saúde

A equipa multidisciplinar da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da ABEI trabalha diariamente para proporcionar aos utentes atividades variadas que promovam dinâmicas de acordo com o seu estado de saúde de cada um. No Dia do Coração, que se comemorou no fim de setembro, houve uma ação de sensibilização junto de todos os utentes, que incluiu atividades físicas e motoras, bem como momentos de diálogo sobre os principais cuidados a ter com o nosso coração. “Ama o teu coração” foi o mote para uma manhã diferente, que contou com a participação de utentes e profissionais de saúde.

Por ocasião do Dia Mundial da Alimentação confecionámos um bolo saudável, à base de agrião, com a ajuda da nutricionista da instituição. Esta profissional também é responsável pela elaboração de planos nutricionais individualizados de acordo com o estado nutricional e de saúde de cada utente. Os parâmetros de saúde são regularmente avaliados e os planos alimentares semanalmente corrigidos de acordo com as necessidades de cada um.

No início do mês de outubro houve outra atividade que comoveu e deixou muito felizes todos os utentes da Unidade de Saúde. No Dia do Animal (4 d eoutubro) os utentes da Quinta da Coutada tiveram a visita de duas cadelas Golden Retriever, uma boa surpresa proporcionada pela associação de criadores “Moinho do Céu”. A interação entre os utentes, os colaboradores, os animais e as suas criadoras foi muito frutuosa. As cadelas, muito meigas, mostraram as suas habilidades e, no fim, foram presenteadas pelos utentes com biscoitos.

Utentes dos Cuidados Continuados usufruem do bom tempo

No mês de junho, os Santos Populares foram comemorados na Quinta da Coutada com muita alegria. Na Unidade de Cuidados Continuados da ABEI assaram-se sardinhas, montou-se um arraial e houve bailarico com os utentes e funcionários.

Nestes meses de verão, sempre que a meteorologia o permite, os almoços, bem como as sessões de movimento têm sido ao ar livre, o que é muito agradável para os utentes. Outra atividade que deixou todos divertidos e que trouxe memórias de outros tempo, foi o visionamento do filme “O Pai Tirano”, estreado em 1941, no Cinema Eden. Os utentes usufruíram desta sessão de cinema no espaço do equipamento e divertiram-se bastante.

As atividades de animação sociocultural são uma constante no equipamento e permitem manter a destreza manual, física e intelectual: expressão artística, treino e aperfeiçoamento da escrita e atividades criativas, são alguns dos exemplos.

Comemorar o 25 de abril e dar as boas vindas à primavera!

Com a chegada da primavera, os utentes da Unidade de Saúde da ABEI inspiraram-se e fizeram trabalhos sobre esta estação do ano. Deram largas à imaginação, fizeram trabalhos manuais vários e decoraram a Quinta da Coutada, tornando o equipamento ainda mais bonito e acolhedor. Por ocasião das comemorações dos 42 anos do 25 de Abril, o espírito do Dia da Liberdade também se viveu na Quinta da Coutada. Os utentes relembraram e partilharam histórias, vivências, músicas, medos e alegrias da altura do acontecimento que mudou o rumo do país. Fizemos cravos vermelhos em papel, ao som da Grândola Vila Morena, e foram declamados versos com muita emoção e algumas lágrimas. Gritou-se “Viva o 25 de Abril!”, foram momentos emocionantes para os nossos utentes e para os colaboradores da Unidade de Saúde da ABEI.

Páginas: 1 2 3

Subscrever RSS Email