Encontra-se aqui > Entrada / Respostas Sociais / Centros de Acolhimento Temporário


Centros de Acolhimento Temporário

Os Centros de Acolhimento Temporário da ABEI são uma resposta de acolhimento temporário de crianças e jovens em perigo, por um prazo não superior a seis meses, com vista a delinear o projeto de vida de cada criança e jovem acolhido. Neste sentido, a missão de acolher prende-se com a necessidade de efetuar um diagnóstico, de forma a proceder ao encaminhamento que se considere mais adequado, atendendo ao superior interesse de cada criança e jovem.

A base teórica de intervenção assenta no modelo ecológico e na aprendizagem significativa. Esta perspetiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança e jovem acolhido e do desenraizamento do seu contexto ambiental e familiar. Toda a intervenção pretende provocar alterações no meio exterior da criança e jovem, tendo como objetivo tornar as respostas comportamentais mais adaptativas. Esta intervenção terá sempre a participação ativa da criança e do jovem na aquisição de competências sociais, pessoais e conhecimentos académicos, tendo em conta todos os conhecimentos já adquiridos pelos mesmos antes da sua institucionalização.

Os Centros de Acolhimento Temporário são compostos por uma vasta equipa de técnicos formados e especializados neste tipo de intervenção e apoio social.

 
   
Subscrever RSS Email