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Educação Pré-escolar

Consulte e descarregue o regulamento do Pré-Escolar: Regulamento Pré-escolar.PDF

Consulte e descarregue a minuta de contrato do Pré-Escolar: Contrato de Prestação de Serviços do Pré-Escolar. PDF

 

A RESPOSTA SOCIAL

A resposta social de Educação Pré-Escolar integra as crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5/6 anos.

Aqui, desenvolvemos a nossa atividade baseados na:

Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar – Princípio geral: “A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário”

pelo que, e conforme as “As orientações curriculares para o Pré-Escolar”:

•Promovemos o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
•Fomentamos a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
•Contribuímos para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
•Estimulamos o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas caraterísticas individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;

•Desenvolvemos a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
•Despertamos a curiosidade e o pensamento crítico;
•Proporcionamos à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
•Procedemos à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promovemos a melhor orientação e encaminhamento da criança;
•Incentivamos a participação das famílias no processo educativo e estabelecemos relações de efetiva colaboração com a comunidade.

Através de:

•Conversas em grande grupo;
•Experiências;
•Ateliers de expressão plástica: desenho, pintura, modelagem, reciclagem;
•Ateliers de expressão dramática: representação de histórias tradicionais e outras ou até histórias inventadas pelas crianças;

•Ateliers de expressão musical onde a música e a dança são os elementos essenciais;
•Expressão e Educação Física e Motora: nas salas dos três anos são os próprios Educadores que desenvolvem esta atividade com as crianças e para os grupos dos 4 e 5 Anos é um técnico com especialização adequada que as proporciona;
•Atividades várias onde o domínio da linguagem oral e a abordagem à escrita são os objetivos a desenvolver;
•Domínio da Matemática, onde os Workshops de Culinária, por exemplo, proporcionam o desenvolvimento de conceitos como o mais e o menos, o pesado e o leve.
•Comemoração de datas festivas onde toda a comunidade educativa é frequentemente chamada a intervir: Natal, Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia da Família, Dia dos Afetos, entre outros;
•Comemoração do Dia da Criança e Festa de Final de Ano Letivo;
•Passeios e visitas de estudo que complementam as temáticas que estão a ser debatidas em sala;
•Idas à Quinta pedagógica, para a realização de atividades relacionadas com a mesma;
•Colónia aberta no verão – Praia;
•Reuniões de Pais e Atendimentos aos Pais e/ou Encarregados de Educação(conforme calendário definido por equipamento);
•Avaliação constante do desenvolvimento das nossas crianças e da prática desenvolvida de modo a adequarmos o nosso desempenho às necessidades de cada uma das crianças ou do grupo em geral e onde contamos ainda com o apoio do nosso Gabinete Médico e Gabinete de Psicologia para avaliação e encaminhamento das crianças que necessitem de outro tipo de intervenção.

 
   
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