Encontra-se aqui > Entrada / Respostas Sociais / Cuidados Continuados


Cuidados Continuados

Centro de Cuidados Continuados – Unidade de Saúde da ABEI

Dirigida a pessoas em situação de dependência, a resposta social dos Cuidados Continuados tem por objetivo possibilitar uma reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social a estes utentes, que apenas é possível através da integração de cuidados proporcionados por diversos profissionais. Técnicos de saúde, de comportamento, de ambiente, de serviço e assistência social, entre outros, criam sinergias que conduzem e a uma recuperação global das pessoas em situação de dependência, independentemente da sua idade.

Visando suprir uma lacuna existente no concelho de Vila Franca de Xira, a ABEI candidatou-se, em 2008, a uma unidade deste género, através do Programa Modelar no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI).

Já em funcionamento, a Unidade de Cuidados da ABEI, localizada na freguesia de Vila Franca de Xira, é a primeira do género no concelho.

A Unidade de Saúde (US) da ABEIé um estabelecimento integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) que se articula com outras organizações e equipas da Rede e que presta cuidados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência temporária ou permanente, independentemente da idade, no âmbito dos Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção.

O planeamento da US teve na sua génese uma preocupação de estrutura matricial achatada com o objectivo de obtenção de resultados. Resultados em saúde ou “outcomes” têm por base indicadores de efetividade para os cidadãos que são utilizadores dos serviços da Unidade, para os colaboradores da mesma e para a própria organização.

A estrutura adoptada, que tem por base uma preocupação com a eficiência dos processos utilizados na prestação de cuidados de saúde e de apoio social, tem um enfoque na satisfação de todos os utilizadores e colaboradores aos mais variados níveis. É sabido que a multidimensão dos cuidados de saúde envolve uma complexidade crescente, mas o facto de conhecermos esta complexidade é um caminho para podermos gerir a incerteza e planearmos o caminho para onde queremos, todos, ir! Este percurso trilhado até ao momento com dificuldades requereu um enorme esforço de todos quantos nele intervieram. Desde os órgãos sociais da ABEI, seus associados, colaboradores, utentes e seus familiares e amigos, são dignos de elogio público pela obra que ajudaram a construir e ajudam a crescer, dia após dia!

A estrutura de recursos humanos baseada numa equipa multidisciplinar tem como objetivo uma intervenção integrada e direcionada ao utente e sua família, desenvolvendo capacidades ainda existentes nos processos de dependência e na manutenção do seu estado de saúde.

A equipa proativa e dinâmica planeou e desenvolveu o início das actividades da US considerando uma aposta forte na formação, na organização interna, no desenvolvimento científico dos cuidados de saúde e sociais prestados, com uma organização virada para a investigação tendo, nomeadamente, resultado um protocolo de colaboração com uma instituição de ensino superior, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e que esperamos vir a desenvolver e aprofundar.

Nesta perspectiva de planeamento do futuro e de desenvolvimento de todas as dimensões da US, estamos a desenvolver projetos e outras áreas de apoio à população, como as áreas da reabilitação, do exercício físico e saúde, de hidroterapia, de clínica médica, de Unidade de Dia e Promoção de Autonomia, entre outros projetos que se encontram em fase de planeamento.


 
   
Subscrever RSS Email