Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira
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Muito se pode ler sobre o quão a Música contribui para a socialização, disciplina, raciocínio lógico, atenção e concentração, criatividade, imaginação, atuando nos dois hemisférios do cérebro humano. Segundo vários estudos, o ensino da música serve de estímulo durante a escolaridade, ajudando no desenvolvimento da linguagem, concentração e no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Para além de momentos de prazer, o ensino da música contribui para o desenvolvimento dos aspetos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo, além de auxiliar o desenvolvimento da criança nos vários níveis e estágios.
Assim, a maioria dos pedagogos musicais defende que a Música vale por si mesma. As vantagens de aprender Música estão todas relacionadas com a experiência que a Música proporciona a cada um. Tocar, cantar, conhecer reportório, participar em grupos musicais, corais ou instrumentais, aceder a um repositório cultural vastíssimo e poder mesmo criar musicalmente, são algumas das inúmeras vantagens da aprendizagem musical. Na Iniciação Musical, as crianças experimentam jogos tímbricos que passam pela imitação de sons da natureza que os rodeia e essas experimentações dão aos alunos um maior poder de observação sobre o mundo em que vivem, desenvolvendo um espírito crítico mais apurado. Os alunos que frequentam aulas de Música adquirem valências extraordinárias que os ajudam amplamente para o resto das suas vidas, pois nestas aulas há um permanente apelo à sensibilidade, bem como ao correto desenvolvimento de todas as potencialidades individuais, através da aprendizagem de um instrumento musical, da interpretação de diversos trechos e da própria audição.
O estímulo da Música, ouvir, cantar, fazer, experimentar, no pré-escolar e no 1º Ciclo, tem reflexos na aprendizagem de outras matérias. Sendo reconhecida como um domínio de aprendizagem das crianças, tem-se assistido cada vez mais à sua inclusão no quotidiano familiar e nos diversos programas educativos, funcionando como um importante precursor no desenvolvimento das aptidões linguísticas da criança, assim como da sua inteligência, capacidade de expressão e da coordenação motora. Em suma, a Música no processo de ensino-aprendizagem é uma oportunidade de agregar conhecimento histórico-cultural e não uma atividade inata, é uma atividade construída pelo homem e uma atividade social aprendida através das interações humanas. Professores ou pais podem, e devem, utilizar esse recurso como ferramenta para ensinar e também desenvolver nos alunos ou filhos as capacidades de imaginação, de compreensão e do respeito a regras e condutas para uma melhor convivência social. Para terminar, ouvir música, produzir batimentos rítmicos e corporais e experimentar vários instrumentos musicais, independentemente de a criança seguir ou não o caminho musical, traz benefícios desde muito cedo. Uma criança que passa por um processo de introdução à linguagem musical é mais atenta, mais sociável, faz conexões mentais com mais facilidade, comunica-se melhor, fica menos stressada, mais concentrada, aprende a cooperar, interagir, esperar e persistir. Assim, constituem como benefícios inequívocos da Música na vida das crianças: - Desenvolvimento dos dois hemisférios do cérebro; - Estímulo dos neurónios; - Desenvolvimento motor e social; - Auxílio no processo de aquisição da linguagem; - Estímulo à autoestima e ao desenvolvimento emocional; - Melhor controlo do corpo e desenvolvimento da expressividade e coordenação rítmica; - Fortalecimento do vínculo afetivo entre aqueles com que praticam e ouvem; - Diferença no gosto musical na idade adulta; - Aumento do reportório musical; - E, por fim, e não menos importante, a música proporciona maravilhosos momentos em família!
Dá Música à tua vida!
Tatiana Sarreira Silva
Professora Primária e de Música na Escola da ABEI
Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.