Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira
(+351) 263 287 200 (chamada para a rede fixa nacional)
As causas são feitas com pessoas e para as pessoas!
A ABEI é uma IPSS com mais de 40 anos de trabalho ao serviço da comunidade do concelho de Vila Franca de Xira. A atividade da instituição é dirigida a crianças, jovens, adultos e também idosos, sendo dada particular atenção aos mais desfavorecidos e socialmente excluídos. A nossa Resposta de Acolhimento de crianças e jovens em risco, através da Rede de Centros de Acolhimento Temporário, tem como missão o acolhimento urgente e temporário de crianças em perigo. Neste contexto a ABEI acolhe e acompanha, anualmente, uma média de 100 crianças e jovens. Nas respostas da Creche, Pré-Escolar e Escola do 1º Ciclo, apostamos constantemente em soluções inovadoras que permitam um ensino centrado no aluno, que abra horizontes e dote as crianças de ferramentas para vingarem com sucesso no seu percurso pessoal, escolar e social. Temos vários projetos em curso, seja no contexto mais tecnológico, seja numa ótica de educação sustentável e virada para um ecossistema saudável, onde os animais e uma Quinta Pedagógica também têm lugar. Direcionada a pessoas em situação de dependência, a resposta social dos Cuidados Continuados, na tipologia de Longa Duração e Manutenção (LDM), com capacidade para 30 camas, tem por objetivo possibilitar uma reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social a estes utentes, independentemente da sua idade. Para ajudar a ABEI na continuação destes e outros projetos e objetivos, sempre com um cariz humanístico, solidário e também inovador, faça-nos chegar a sua ajuda porque todos os contributos são muito úteis. Junte-se a nós nesta causa! Qualquer particular ou empresa pode fazer parte da ABEI, ajudando com o seu contributo. No caso das empresas, o Fisco concede benefícios fiscais aos empresários que optam por ajudar IPSS como a ABEI. Assim, os donativos ao abrigo da alínea 3 do Artigo 62.º do EBF, são considerados custos ou perdas do exercício, até ao limite de 8/1000 do volume de vendas ou dos serviços prestados. Em sede de IRS, para o cidadão particular, também existem benefícios, dado que 25% dos valores em dinheiro doados, são deduzidos, num limite de 15% da coleta. Para deduzir os donativos, no Modelo 3 do IRS deverá preencher o quadro 6B do Anexo H.
Donativo por Cheque Por favor envie o Cheque à ordem de Associação para o Bem Estar Infantil da Freguesia de Vila Franca de Xira, para a morada seguinte: Estrada do Casal da Coxa, n.º 18 – Rondulha 2600-056 Vila Franca de Xira (Agradecemos que nos envie o seu Número de Contribuinte, Nome Completo e Morada para lhe remetermos o respetivo Recibo de Donativo).
Donativo por Transferência Bancária Por favor efetue a sua Transferência Bancária para: IBAN PT50 0045 5360 4032 0091 0686 8 Envie o respetivo comprovativo para o endereço eletrónico Financeira@abeivfxira.pt, com o assunto: Donativo. (Agradecemos que nos envie o seu Número de Contribuinte, Nome Completo e Morada para lhe remetermos o respetivo Recibo de Donativo). Consignação do IRS e/ou IVA Ao preencher o Modelo 3 da sua Declaração de IRS, assinale no quadro 11, campo 1101 a opção "Instituições Particulares de Solidariedade Social " e indique o Número de Contribuinte da ABEI – 501 122 915. Desta forma, e sem qualquer encargo para si, 0,5% do imposto que o Estado retém serão destinados diretamente a favor da ABEI. Ou, se quiser ampliar o seu contributo, coloque o √ também no IVA e estará assim a abdicar dos 15% do reembolso do IVA das suas faturas, também a favor da ABEI, estando a contribuir para o desenvolvimento efetivo da Comunidade nas áreas de Emergência Social, Saúde e Educação, em que a Instituição atua. Para nós, todos contam! Contamos também consigo!
OUTRA FORMA DE AJUDAR É OFERECER O SEU TEMPO E COMPETÊNCIAS
Saiba mais sobre o Programa de Voluntariado da ABEI, DE MÃOS DADAS FAZEMOS ACONTECER
A missão da nossa instituição é proporcionar bem-estar a todos os utentes através de uma resposta eficaz, cuidada e de qualidade, nas diferentes áreas onde a ABEI intervém. Temos uma visão de compromisso e de futuro. De compromisso, em sermos uma instituição reconhecida e de referência pelas nossas competências, experiência e credibilidade. De futuro, no que diz respeito à capacidade de inovar e de dar resposta às necessidades sempre novas de quem nos procura. Os valores promovidos na ABEI e que orientam o trabalho de todas as equipas que trabalham na instituição prendem-se com a Solidariedade Social, o respeito pelos Direitos Humanos, a Dedicação, o Profissionalismo e a Qualidade, sendo que a Inovação é outro valor importante, que procuramos que caminhe sempre a par para que a ABEI seja uma instituição dinâmica e adaptada às necessidades da comunidade em cada momento. O crescimento que a ABEI verificou nos últimos anos e o facto de existirem grupos de população que procuram ocupar o seu tempo disponível em prol da comunidade, foi a conjugação de fatores que fez surgir o Projeto de Voluntariado da ABEI: DE MÃOS DADAS, FAZEMOS ACONTECER. A elaboração do projeto surgiu, numa primeira fase, no âmbito de um estágio de 3º ano da Licenciatura em Serviço Social, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado na Casa de Acolhimento 0/12 Quinta dos Fidalgos, pela Estagiária Joana Arsénio, em junho de 2012. À data, com outros contributos, encontra-se agora adaptado à Instituição ABEI no seu todo, tendo recebido os contributos de todos os colaboradores da instituição, nomeadamente no que diz respeito ao nome, apresentação e ideias para ações de voluntariado. As áreas em que pode exercer as suas ações de voluntariado são a educação, saúde e acolhimento de crianças e jovens em risco e ainda as áreas de suporte, como a jardinagem, manutenção de espaços, atividades de limpeza, atividades na copa e cozinha, informática, costura, entre outros. Para informações e inscrições, envie email para voluntariado@abeivfxira.pt
Devido à situação de pandemia Covid-19, as áreas em que os voluntários podem exercer as suas ações, nesta fase, estão restringidas às áreas de suporte, como jardinagem, manutenção de espaços, atividades de limpeza, atividades na copa e cozinha, informática ou costura. O contacto com utentes está condicionado por motivos de segurança e saúde pública.
Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.