Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira
(+351) 263 287 200 (chamada para a rede fixa nacional)
A ABEI é uma IPSS de Vila Franca de Xira, sendo um dos maiores empregadores do concelho. Com mais de 700 utentes, 230 colaboradores e sete estruturas de equipamentos, a instituição atua nas respostas sociais da Educação, Área Social e Saúde. Com uma dívida acumulada que ascende aos 5 milhões de euros, a ABEI recorreu a ferramentas normalmente utilizadas na gestão de empresas de topo para conseguir viabilizar o seu futuro, garantindo a continuidade da prestação dos serviços à comunidade e os postos de trabalho.
“Sabíamos desde o início que a situação não era fácil, por isso a encarámos com o realismo necessário, tomando medidas que permitissem desanuviar a situação económico-financeira a curto prazo e - a médio-longo prazo - dotar a instituição de uma gestão moderna e sustentável. A responsabilidade é enorme, tendo em conta que mexe com a vida de muitas famílias, mas o potencial da ABEI e a qualidade do plano apresentado permitiram que este fosse aprovado. Conseguimos esta primeira vitória mantendo todos os colaboradores connosco e é com a ajuda deles e de todas as famílias que confiam no nosso trabalho, que passamos à segunda etapa: pôr o plano em prática, tornando a ABEI sustentável para que respire vitalidade por muito mais décadas”, refere Miguel Branco, Presidente da Direção que tomou posse em janeiro de 2019.
Depois de cerca de ano e meio de trabalho intenso, o plano de revitalização da ABEI foi aprovado com 94% de votos favoráveis entre todos os credores (mais de 40, dos quais se destacam várias entidades bancárias). Esta boa notícia, conseguida em plena situação de pandemia, chega a tempo de se poderem introduzir alterações ao modelo de gestão da instituição em função do que se prevê virem a ser as mudanças necessárias face à nova realidade provocada pela Covid-19. O desafio passa também por alargar a resposta a mais famílias dentro da comunidade, nomeadamente com a prestação de novos serviços, alguns em parcerias com a Autarquia (refeições escolares e prolongamentos – projeto “Escola a Tempo Inteiro”). Também vão ser requalificados e rentabilizados alguns equipamentos, nomeadamente os que se encontram devolutos. A ABEI passou por todo este processo sem realizar despedimentos, mantendo apertadas medidas de higiene e segurança quando do regresso das crianças à instituição após o desconfinamento e mantendo a Unidade de Saúde (Cuidados Continuados) isenta de qualquer caso de contaminação.
Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.