• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200 (chamada para a rede fixa nacional)

/fileuploads/Noticias/_desafiosarranqueanoletivo.jpg
Escola livre e os "portos de abrigo"
Neste artigo, o psicólogo clínico da ABEI propõe uma reflexão sobre as ansiedades próprias do arranque do ano letivo e a necessária construção de "portos de abrigo" para crianças e pais.

Se considerarmos a “Escola Livre”, um espaço onde as crianças brincam, partilham, exploram, constroem, mas também choram, batem, manipulam e destroem, então o nosso título é no mínimo controverso, pois haverá opinião (espero eu) para dar e vender...!
Bom, vamos refletir e, claro está, tornar as coisas bem mais quentes, intensas e saudavelmente enriquecedoras, pois assim foram as férias e assim será (deve ser) a escola.
Convido-vos a mergulhar rapidamente pelas profundezas da vossa infância, da educação recebida através das figuras da vossa história e pelos “ensinamentos” dos mais velhos, pois é disso que se trata quando agora o “piolho” e a “pipoca” vão entrar nesta nova etapa e procuramos dentro de nós, a melhor forma de “aliviar” a nossa, quer dizer, a ansiedade deles.
O início desta caminhada, à semelhança de outros momentos de mudança, fazem tremer o chão e, como tal, procuramos o melhor abrigo que temos, para poder passar ilesos neste “fim”, quer dizer, “início” de mundo. 

Assim, as crianças (de forma saudável) procuram o seu “porto-de-abrigo” e os adultos procuram as formas mais criativas para diluir a sua angústia. Podia dar alguns exemplos (condições da escola, qual o professor, o material escolar, os/as colegas de turma, o transporte, as atividades), mas isso seria “levantar demasiado a ponta do véu” e gostaria que lessem (pelo menos) mais umas linhas.
O que quero dizer é que, a angústia dos mais velhos em deixar de controlar todos os passos dos pequenos, o medo da criança não aprender, de ser rejeitada, de ter mau comportamento, etc., impede os pequenos de vivenciar os momentos de mudança como algo desafiante, divertido e enriquecedor. As crianças, por sua vez, ficam demasiadamente preocupados e ocupados com sentimentos de culpa, que até não lhes pertence.
Por outras palavras, quando as crianças precisam da liberdade e motivação para brincar, aprender, partilhar, explorar e construir, têm as suas vozes internas a dizerem-lhes para não se distrair, não falar, não brincar, não levantar e terão que corresponder a todos os pedidos e expectativas que lhes serão subtilmente exigidas pelos “representantes do porto-de-abrigo”.
De facto, não são mais do que ansiedades/medos a comandar, pois acredito que uma criança não é mais amada, quanto melhor for o seu rendimento escolar. Não foi (não devia ser) assim connosco, não o será com os nossos! 

Obrigar uma criança a deixar de o ser, por aquilo a que chamamos sucesso escolar, não me parece, no mínimo, sensato! A Escola foi feita para se aprender coisas novas, a amar o mundo que nos rodeia e as pessoas que nela habitam. É um mundo saudavelmente desconhecido pelos pais, mas que merece toda a sua participação, pois são eles que melhor conhecem a criança em todos os seus mundos. Um espaço que potencia o espírito crítico, a recriação e a construção, não a cópia, a repetição e reprodução de pensamentos já mastigados.
É um espaço que prolonga a caminhada da família, que a desafia e completa, não que a limita e impõe regras.
Desejamos sobretudo crianças ávidas no questionamento do adquirido, que procurem a dúvida no aparentemente óbvio, que encontrem erros na maior verdade, que desafiem o maior dos medos, que façam batota à maior das certezas. 
Não certos de responder à máxima exigência de todos os desafios, a Escola e todos os intervenientes existem por uma única razão… Construir “Portos-de-Abrigo”!!

Bom Ano Letivo de 2019/2020. Divirtam-se…

Samuel Branco
Psicólogo Clínico da ABEI

DESCARREGUE AQUI O ARTIGO:

ABEI

Notícias Recentes

Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens

Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens

A ABEI fez-se representar no encontro, organizado pela CPCJ de Vila Franca de Xira, e apresentou os vários projetos que tem em curso nesta área.
Convocatória Assembleia Geral

Convocatória Assembleia Geral

Convocam-se os associados da ABEI para a Assembleia Geral a realizar no Auditório da Quinta dos Bacelos, no dia 29 de novembro, pelas 19h30.
Acolhimento Familiar

Acolhimento Familiar

A ABEI promoveu uma sessão de formação sobre Acolhimento Familiar. Saiba como pode aderir a este projeto, que muda de forma muito positiva a vida das crianças acolhidas e também das famílias.
Comunicação e linguagem nas crianças

Comunicação e linguagem nas crianças

Sessão de Formação Parental abordou as questões da linguagem e da fala.
Comportamento Infantil

Comportamento Infantil

A segunda Sessão de Formação Parental da ABEI focou-se no comportamento das crianças.
GUIAR(TE), um guia de bolso para jovens ex-acolhidos

GUIAR(TE), um guia de bolso para jovens ex-acolhidos

Uma equipa das Casas de Acolhimento da ABEI participou na elaboração do manual GUIAR(TE), que está agora disponível em formato digital.
Convocatória Assembleia Geral

Convocatória Assembleia Geral

Convocam-se os associados da ABEI para a Assembleia Geral de 30 de maio de 2023, pelas 19h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Escola da ABEI ganha selo de boas práticas com projeto "Be Full"

Escola da ABEI ganha selo de boas práticas com projeto "Be Full"

As turmas do 1º Ciclo participaram na "Escola Amiga da Criança" com o projeto "Be Full", desenvolvido nas ACC´s, e ganharam o Selo de Boas Práticas como reconhecimento do bom trabalho.
Formação Parental sobre Desenvolvimento Infantil

Formação Parental sobre Desenvolvimento Infantil

A primeira sessão de Formação Parental na ABEI foi um sucesso e vão seguir-se mais. Aceda, neste artigo, a mais informação sobre o assunto.
ABEI no top 5 "Geração Depositrão"

ABEI no top 5 "Geração Depositrão"

Na 14ª edição do projeto Geração Depositrão, a ABEI conseguiu um lugar no top 5, o que valeu um prémio ao equipamento dos Bacelos.
Órgãos Sociais para o quadriénio 2023-26

Órgãos Sociais para o quadriénio 2023-26

Tomaram posse os Órgãos Sociais da ABEI para os próximos quatro anos.
Assembleia Geral e Tomada de Posse

Assembleia Geral e Tomada de Posse

Assembleia Geral e Tomada de Posse dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2023/2026
Selo de Boas Práticas de Intervenção Social distingue ABEI

Selo de Boas Práticas de Intervenção Social distingue ABEI

A Escola da ABEI foi novamente distinguida com o “Selo de Boas Práticas de Intervenção Social”, da Plataforma Supraconcelhias da Grande Lisboa e Oeste da Rede Social, desta vez com o projeto Ecologia Interior +SER.
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.

Processo eleitoral na ABEI 

Processo eleitoral na ABEI 

Informam-se todos os associados que está aberto o processo eleitoral na ABEI.