• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_desafiosarranqueanoletivo.jpg
Escola livre e os "portos de abrigo"
Neste artigo, o psicólogo clínico da ABEI propõe uma reflexão sobre as ansiedades próprias do arranque do ano letivo e a necessária construção de "portos de abrigo" para crianças e pais.

Se considerarmos a “Escola Livre”, um espaço onde as crianças brincam, partilham, exploram, constroem, mas também choram, batem, manipulam e destroem, então o nosso título é no mínimo controverso, pois haverá opinião (espero eu) para dar e vender...!
Bom, vamos refletir e, claro está, tornar as coisas bem mais quentes, intensas e saudavelmente enriquecedoras, pois assim foram as férias e assim será (deve ser) a escola.
Convido-vos a mergulhar rapidamente pelas profundezas da vossa infância, da educação recebida através das figuras da vossa história e pelos “ensinamentos” dos mais velhos, pois é disso que se trata quando agora o “piolho” e a “pipoca” vão entrar nesta nova etapa e procuramos dentro de nós, a melhor forma de “aliviar” a nossa, quer dizer, a ansiedade deles.
O início desta caminhada, à semelhança de outros momentos de mudança, fazem tremer o chão e, como tal, procuramos o melhor abrigo que temos, para poder passar ilesos neste “fim”, quer dizer, “início” de mundo. 

Assim, as crianças (de forma saudável) procuram o seu “porto-de-abrigo” e os adultos procuram as formas mais criativas para diluir a sua angústia. Podia dar alguns exemplos (condições da escola, qual o professor, o material escolar, os/as colegas de turma, o transporte, as atividades), mas isso seria “levantar demasiado a ponta do véu” e gostaria que lessem (pelo menos) mais umas linhas.
O que quero dizer é que, a angústia dos mais velhos em deixar de controlar todos os passos dos pequenos, o medo da criança não aprender, de ser rejeitada, de ter mau comportamento, etc., impede os pequenos de vivenciar os momentos de mudança como algo desafiante, divertido e enriquecedor. As crianças, por sua vez, ficam demasiadamente preocupados e ocupados com sentimentos de culpa, que até não lhes pertence.
Por outras palavras, quando as crianças precisam da liberdade e motivação para brincar, aprender, partilhar, explorar e construir, têm as suas vozes internas a dizerem-lhes para não se distrair, não falar, não brincar, não levantar e terão que corresponder a todos os pedidos e expectativas que lhes serão subtilmente exigidas pelos “representantes do porto-de-abrigo”.
De facto, não são mais do que ansiedades/medos a comandar, pois acredito que uma criança não é mais amada, quanto melhor for o seu rendimento escolar. Não foi (não devia ser) assim connosco, não o será com os nossos! 

Obrigar uma criança a deixar de o ser, por aquilo a que chamamos sucesso escolar, não me parece, no mínimo, sensato! A Escola foi feita para se aprender coisas novas, a amar o mundo que nos rodeia e as pessoas que nela habitam. É um mundo saudavelmente desconhecido pelos pais, mas que merece toda a sua participação, pois são eles que melhor conhecem a criança em todos os seus mundos. Um espaço que potencia o espírito crítico, a recriação e a construção, não a cópia, a repetição e reprodução de pensamentos já mastigados.
É um espaço que prolonga a caminhada da família, que a desafia e completa, não que a limita e impõe regras.
Desejamos sobretudo crianças ávidas no questionamento do adquirido, que procurem a dúvida no aparentemente óbvio, que encontrem erros na maior verdade, que desafiem o maior dos medos, que façam batota à maior das certezas. 
Não certos de responder à máxima exigência de todos os desafios, a Escola e todos os intervenientes existem por uma única razão… Construir “Portos-de-Abrigo”!!

Bom Ano Letivo de 2019/2020. Divirtam-se…

Samuel Branco
Psicólogo Clínico da ABEI

DESCARREGUE AQUI O ARTIGO:

ABEI

Notícias Recentes

Formação de Coaching com equipa da ABEI

Formação de Coaching com equipa da ABEI

A Academia Portuguesa de Desenvolvimento Pessoal veio até à ABEI, no dia 6 de novembro, fazer um workshop solidário de desenvolvimento pessoal e coaching. O workshop LASER permite aprender de forma descontraída e eficiente acerca do comportamento humano e sobre felicidade e relações saudáveis.
ATCHIM…Chegou o frio!

ATCHIM…Chegou o frio!

Chegou o outono e o inverno não tarda. Estamos numa época do ano que nos proporciona bons momentos à lareira, o conforto de um chá quente e a antecipação do Natal… mas o tempo de inverno também traz grande arrefecimento das temperaturas e as consequentes gripes e constipações. Neste artigo da Enfermeira Coordenadora da nossa Unidade de Saúde, pode ler vários conselhos para passar esta época do ano com saúde e conforto!
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Vai ter lugar, no dia 14 de novembro de 2019, Assembleia Geral de Sócios Extraordinária, no Auditório da Quinta dos Bacelos. Consulte aqui a convocatória.
Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade

Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade

Desde 1981 que se celebra o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro. Nessa mesma data, é criada a FAO (Food and Agriculture Organization), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A criação deste dia serviu para consciencializar o mundo sobre as questões da alimentação, da segurança alimentar e nutricional. É sobre isso que a nutricionista da ABEI nos fala neste artigo.
App dos alunos da ABEI distinguida e disponível online

App dos alunos da ABEI distinguida e disponível online

A ABC Play – Aprende a Vocabular é uma aplicação que foi idealizada por quatro alunos do 3º ano da Escola da ABEI no contexto do projeto Apps for Good. Já está disponível on-line e esta semana foi distinguida pela revista PC Guia como "App do Dia".
ABEI volta a ser distinguida como Eco-Escola 

ABEI volta a ser distinguida como Eco-Escola 

A Escola da ABEI, no equipamento dos Bacelos, voltou a receber o galardão Eco-Escolas, que este ano também se estende ao Pré-Escolar.
Ocupa os teus tempos livres!

Ocupa os teus tempos livres!

O projeto de Ocupação dos Tempos Livres (OTL) da ABEI é direcionado às crianças do Ensino Pré-Escolar e aos alunos dos 1º e 2º ciclos. Atualmente já em funcionamento na Escola EB Dr. Vasco Moniz, em Vila Franca de Xira, o OTL é dinamizado a pensar nas crianças e nos pais.
O início de um projeto de vida

O início de um projeto de vida

A ABEI é uma instituição que acompanha as crianças nos seus primeiros anos de vida, muitas vezes desde o Berçário, continuando a seguir e a apoiar o seu percurso na Creche, Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo. 
Escola livre e os "portos de abrigo"

Escola livre e os "portos de abrigo"

Neste artigo, o psicólogo clínico da ABEI propõe uma reflexão sobre as ansiedades próprias do arranque do ano letivo e a necessária construção de "portos de abrigo" para crianças e pais.
Abertura do Ano Letivo 2019/20

Abertura do Ano Letivo 2019/20

Setembro é o mês de arranque de mais um ano letivo na ABEI! Nestas primeiras semanas do mês damos as boas vindas aos alunos que chegam de novo à nossa instituição e também aos que passam do Ensino Pré-Escolar dos vários equipamentos da ABEI para a Escola do 1º Ciclo. No total são 149 crianças que vão frequentar os 4 anos do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola dos Bacelos.
ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas tem dimensão europeia e é implementado em cada região e município em parceria com entidades locais. A ABEI passou a fazer parte deste projeto para a região de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos com o objetivo de contribuir para a diminuição das situações de carência existentes nestes concelhos. 
ABEI no projeto Apps for Good

ABEI no projeto Apps for Good

Os alunos dos 3° e 4° anos da ABEI participaram no Apps for Good, um projeto educativo tecnológico que desafia as crianças a encontrarem problemas na sua comunidade e desenvolverem aplicações para os resolver ou minorar.
Estamos a recrutar!

Estamos a recrutar!

A ABEI está a recrutar para várias funções, nomeadamente ajudantes de ação educativa, auxiliares, enfermeiros e auxiliares de saúde. Consulte aqui as ofertas de trabalho e venha integrar uma equipa motivada e em crescimento.
Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio foi o mês de cantar os parabéns à ABEI e também mês de Viagens de Finalistas. As crianças divertiram-se a valer numa aventura fora de casa!
Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

No dia 16 de junho venha correr com os nossos Super Heróis no Parque Urbano de VFX. Esta é uma corrida solidária e cheia de boa energia, um evento organizado pelo CAT dos Fidalgos.
PARABÉNS ABEI

PARABÉNS ABEI

Hoje é o dia dos 44 anos da ABEI, é dia de celebrar! São 44 anos recheados de grandes lutas e de grandes vitórias. Uma caminhada marcada pelo empenho, garra e determinação de todos os associados, desde 1975. 
Feira da Saúde aberta à população

Feira da Saúde aberta à população

A Unidade de Saúde da ABEI organiza um Rastreio Gratuito de Saúde aberto a toda a população. Dia 14 de maio, entre as 9:00 e as 13:00, no Largo da Câmara, em VFX.
Sem gastar, está a ajudar!

Sem gastar, está a ajudar!

Chegou a altura da consignação do IRS de 2018 e com ela a possibilidade de ajudar a ABEI, num pequeno gesto, SEM CUSTOS.
Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Encontram-se abertas as inscrições para o próximo Ano Letivo 2019/2020 do 1º Ciclo do Ensino Básico.