• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Respostas Sociais/_respostasaudegrande2.jpg
Unidade de Saúde
Quinta da Coutada

Conhecida a história de conquistas e desafios da ABEI e toda a sua área de intervenção ao nível socioeducativo, importa relembrar que mais recentemente dedicou parte da sua atividade também à área da Saúde, com a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), em 2013.

Direcionada a pessoas em situação de dependência, a resposta social dos Cuidados Continuados, na tipologia de Longa Duração e Manutenção (LDM), tem por objetivo possibilitar uma reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social a estes utentes, independentemente da sua idade.

Em 2006 (DL 101/2006) foi criada a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) que consiste num novo nível estruturante de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.

Na sua génese esteve a ambição de dar respostas efetivas a um crescente número de pessoas em situação de dependência decorrente de doença aguda, agudização de doença crónica ou do processo de envelhecimento.

A promoção da autonomia das pessoas dependentes, bem como a capacitação  dos familiares cuidadores para tomar conta num continuum de cuidados, são objetivos centrais da sua implementação. Portanto, emerge uma nova perspetiva de cuidados centrados na tríade: pessoa dependente, familiar cuidador e profissionais de saúde, surgindo assim um novo paradigma do “cuidar” da pessoa em situação de dependência.

A Unidade de Saúde da ABEI tem na sua base uma equipa multidisciplinar, cujo objetivo consiste numa intervenção integrada e direcionada ao utente e sua família, desenvolvendo capacidades ainda existentes nos processos de dependência e na manutenção do seu estado de saúde.

Desde a admissão do utente, após uma avaliação inicial por parte de cada elemento da equipa, é elaborado conjuntamente um plano individual de intervenção, que reúne de forma sistematizada os diagnósticos, objetivos e intervenções que conduzem a uma recuperação global do utente, de acordo com o seu potencial, até à sua alta.

De acordo com esta avaliação, o utente dispõe de cuidados médicos, sociais, enfermagem, fisioterapia, terapia da fala, nutrição, psicologia e animação sociocultural.


ABEI

Notícias Recentes

ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas tem dimensão europeia e é implementado em cada região e município em parceria com entidades locais. A ABEI passou a fazer parte deste projeto para a região de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos com o objetivo de contribuir para a diminuição das situações de carência existentes nestes concelhos. 
ABEI no projeto Apps for Good

ABEI no projeto Apps for Good

Os alunos dos 3° e 4° anos da ABEI participaram no Apps for Good, um projeto educativo tecnológico que desafia as crianças a encontrarem problemas na sua comunidade e desenvolverem aplicações para os resolver ou minorar.
Estamos a recrutar!

Estamos a recrutar!

A ABEI está a recrutar para várias funções, nomeadamente ajudantes de ação educativa, auxiliares, enfermeiros e auxiliares de saúde. Consulte aqui as ofertas de trabalho e venha integrar uma equipa motivada e em crescimento.
Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio foi o mês de cantar os parabéns à ABEI e também mês de Viagens de Finalistas. As crianças divertiram-se a valer numa aventura fora de casa!
Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

No dia 16 de junho venha correr com os nossos Super Heróis no Parque Urbano de VFX. Esta é uma corrida solidária e cheia de boa energia, um evento organizado pelo CAT dos Fidalgos.
PARABÉNS ABEI

PARABÉNS ABEI

Hoje é o dia dos 44 anos da ABEI, é dia de celebrar! São 44 anos recheados de grandes lutas e de grandes vitórias. Uma caminhada marcada pelo empenho, garra e determinação de todos os associados, desde 1975. 
Feira da Saúde aberta à população

Feira da Saúde aberta à população

A Unidade de Saúde da ABEI organiza um Rastreio Gratuito de Saúde aberto a toda a população. Dia 14 de maio, entre as 9:00 e as 13:00, no Largo da Câmara, em VFX.
Sem gastar, está a ajudar!

Sem gastar, está a ajudar!

Chegou a altura da consignação do IRS de 2018 e com ela a possibilidade de ajudar a ABEI, num pequeno gesto, SEM CUSTOS.
Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Encontram-se abertas as inscrições para o próximo Ano Letivo 2019/2020 do 1º Ciclo do Ensino Básico.