• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Respostas Sociais/_respostasaudegrande2.jpg
Unidade de Saúde
Quinta da Coutada

Conhecida a história de conquistas e desafios da ABEI e toda a sua área de intervenção ao nível socioeducativo, importa relembrar que mais recentemente dedicou parte da sua atividade também à área da Saúde, com a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), em 2013.

Direcionada a pessoas em situação de dependência, a resposta social dos Cuidados Continuados, na tipologia de Longa Duração e Manutenção (LDM), tem por objetivo possibilitar uma reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social a estes utentes, independentemente da sua idade.

Em 2006 (DL 101/2006) foi criada a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) que consiste num novo nível estruturante de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.

Na sua génese esteve a ambição de dar respostas efetivas a um crescente número de pessoas em situação de dependência decorrente de doença aguda, agudização de doença crónica ou do processo de envelhecimento.

A promoção da autonomia das pessoas dependentes, bem como a capacitação  dos familiares cuidadores para tomar conta num continuum de cuidados, são objetivos centrais da sua implementação. Portanto, emerge uma nova perspetiva de cuidados centrados na tríade: pessoa dependente, familiar cuidador e profissionais de saúde, surgindo assim um novo paradigma do “cuidar” da pessoa em situação de dependência.

A Unidade de Saúde da ABEI tem na sua base uma equipa multidisciplinar, cujo objetivo consiste numa intervenção integrada e direcionada ao utente e sua família, desenvolvendo capacidades ainda existentes nos processos de dependência e na manutenção do seu estado de saúde.

Desde a admissão do utente, após uma avaliação inicial por parte de cada elemento da equipa, é elaborado conjuntamente um plano individual de intervenção, que reúne de forma sistematizada os diagnósticos, objetivos e intervenções que conduzem a uma recuperação global do utente, de acordo com o seu potencial, até à sua alta.

De acordo com esta avaliação, o utente dispõe de cuidados médicos, sociais, enfermagem, fisioterapia, terapia da fala, nutrição, psicologia e animação sociocultural.


ABEI

Notícias Recentes

Sem gastar, está a ajudar!

Sem gastar, está a ajudar!

Chegou a altura da consignação do IRS de 2018 e com ela a possibilidade de ajudar a ABEI, num pequeno gesto, SEM CUSTOS.
Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Encontram-se abertas as inscrições para o próximo Ano Letivo 2019/2020 do 1º Ciclo do Ensino Básico.