Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira
(+351) 263 287 200 (chamada para a rede fixa nacional)
Conhecida a história de conquistas e desafios da ABEI e toda a sua área de intervenção ao nível socioeducativo, importa relembrar que mais recentemente dedicou parte da sua atividade também à área da Saúde, com a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), em 2013.
Direcionada a pessoas em situação de dependência, a resposta social dos Cuidados Continuados, na tipologia de Longa Duração e Manutenção (LDM), tem por objetivo possibilitar uma reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social a estes utentes, independentemente da sua idade.
Em 2006 (DL 101/2006) foi criada a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) que consiste num novo nível estruturante de cuidados do Serviço Nacional de Saúde.
Na sua génese esteve a ambição de dar respostas efetivas a um crescente número de pessoas em situação de dependência decorrente de doença aguda, agudização de doença crónica ou do processo de envelhecimento.
A promoção da autonomia das pessoas dependentes, bem como a capacitação dos familiares cuidadores para tomar conta num continuum de cuidados, são objetivos centrais da sua implementação. Portanto, emerge uma nova perspetiva de cuidados centrados na tríade: pessoa dependente, familiar cuidador e profissionais de saúde, surgindo assim um novo paradigma do “cuidar” da pessoa em situação de dependência.
A Unidade de Saúde da ABEI tem na sua base uma equipa multidisciplinar, cujo objetivo consiste numa intervenção integrada e direcionada ao utente e sua família, desenvolvendo capacidades ainda existentes nos processos de dependência e na manutenção do seu estado de saúde.
Desde a admissão do utente, após uma avaliação inicial por parte de cada elemento da equipa, é elaborado conjuntamente um plano individual de intervenção, que reúne de forma sistematizada os diagnósticos, objetivos e intervenções que conduzem a uma recuperação global do utente, de acordo com o seu potencial, até à sua alta.
De acordo com esta avaliação, o utente dispõe de cuidados médicos, sociais, enfermagem, fisioterapia, terapia da fala, nutrição, psicologia e animação sociocultural.
Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.