Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira
(+351) 263 287 200 (chamada para a rede fixa nacional)
A saúde mental tem ganho relevo e a sua importância tem vindo, cada vez mais, a ser valorizada. Contudo, ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos, sendo o mais comum de que o psicólogo “é para malucos”!
Nada disso. Este dia serve para quebrar tabus e para dar a conhecer o papel de enorme importância dos profissionais de saúde mental, nomeadamente, o psicólogo.
O psicólogo é um técnico especializado que tem como objectivo intervir com o sujeito, tendo em consideração a promoção de um melhor funcionamento do indivíduo, seja a nível comportamental, emocional, cognitivo e/ou social. Mais especificamente, o psicólogo pode ajudar em diversos acontecimentos e problemáticas, nomeadamente:
- Intervir perante acontecimentos de vida negativos, como exemplo, luto de um ente querido, perda de alguém significativo da nossa vida (e.g. término de relação); - Identificar e intervir na gestão de sentimentos negativos (e.g. medo, tristeza, culpa) despoletados por situações de vida difíceis; - Intervir na gestão da doença física que interfere significativamente com o quotidiano e qualidade de vida da pessoa; - Intervir na presença de pensamentos, emoções e/ou comportamentos que interferem de forma significativa com o dia-a-dia; - Intervir em casos de psicopatologia/sintomas psiquiátricos com necessidade de acompanhamento para a gestão da doença mental e alteração de padrões comportamentais e emocionais. Neste sentindo, ajudar a reduzir sintomas ligados a perturbações como a depressão, a ansiedade.
Segundo dados da Ordem dos Psicológos Portugueses (OPP, 2018), um em cada quatro portugueses sofre um de um problema de saúde mental, sendo que os casos de depressão aumentaram 43% nos últimos anos. “Em 2016, as perturbações depressivas eram a terceira principal doença causadora de morbilidade em Portugal nas mulheres, e a quarta nos homens, contribuindo para cerca de 70% dos cerca de mil suicídios (3 por dia) em Portugal. Destaque ainda para a perturbação de ansiedade que afeta cerca de meio milhão de portugueses (4,9% da população) ”.
Estes números levam a uma reflexão acerca da prevalência de casos de doença mental em Portugal e da importância do investimento na prevenção e na promoção da saúde mental. É relevante também evidenciar que o recurso ao profissional de saúde mental não sobrepõe somente um problema específico como acima referido. As pessoas podem consultar um profissional para questões ligadas, por exemplo, a uma construção de uma autoestima mais positiva, na alteração de padrões comportamentais e emocionais que percecionam como impeditivos de evolução pessoal e um autoconhecimento mais aprofundado de si próprio.
Para além desta visão mais clínica, a Psicologia está presente em vários contextos, com diversas faixas etárias e em problemáticas bastante específicas. Alguns dos contextos são: o educacional (e.g. escolas, alunos com necessidades especiais), o forense (e.g. prisões, tribunais), no contexto de trabalho e organizações (e.g. empresas), no desporto (e.g. equipas desportivas), na saúde (e.g. hospitais, centros de saúde), entre outros.
Deste modo, é visível a transversalidade da Psicologia em vários campos da nossa vida. A presença da Psicologia em tantas áreas traduz a sua importância e o objetivo de aumentar o bem-estar psicológico e a qualidade de vida das pessoas, nos diversos contextos. Se identificar sinais mal-estar psicológico e/ou esteja a vivenciar uma situação que lhe provoca sofrimento, não hesite, procure apoio especializado. Cuide de si! A saúde mental é fundamental!
Irina Ribeiro Crispim
Psicóloga da ABEI
Alguns recursos para reflexão:
https://www.youtube.com/watch?v=SIyv6438FCA
https://www.youtube.com/watch?v=KIswi_4yRaE&t=26s
https://www.youtube.com/watch?v=dFKsN9J0hTM
Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.