Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira
(+351) 263 287 200 (chamada para a rede fixa nacional)
Assim, o bullying pode ser definido como um comportamento agressivo, violento e com o intuito de humilhar o outro, de forma intencional e reiterada. Deste modo, existe um elemento dominante (agressor) que exerce o seu poder perante o outro (vítima) sempre com o objectivo de controlar e prejudicá-lo. Para além dos intervenientes diretos, existem ainda os observadores, que assistem a este fenómeno. Os observadores podem ser os apoiantes do agressor, os indiferentes ou os defensores da vítima. O bullying distingue-se por acontecer ao longo do tempo e, normalmente, no meio escolar. Contudo, pode verificar-se fora deste ambiente, como exemplo, nos transportes e via internet, através das redes sociais, sendo denominado cyberbullying. Neste sentido, a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares e pais) têm, mais do que nunca, de estar alerta para identificar precocemente indicadores da existência de práticas de bullying.
O bullying não é somente agressão física (bater, empurrar), pode assumir ainda diversas formas como:
- Verbal: difamar, provocar, ameaçar, insultar, gozar, colocar alcunhas ofensivas… - Sexual: assediar, abusar e/ou tocar de forma não consentida, indesejada e inapropriada; - Psicológica: coagir, intimidar, discriminar, humilhar… - Ciberbullying: com a frequente utilização das redes sociais e o acesso às mesmas, assiste-se ao cyberbullying, em que os comportamentos acima referidos, à exceção da agressão física, são transferidos para a internet e transfere-se para além da rede escolar e pode abarca um maior número de intervenientes.
Tendo conhecimento dos diversos tipos de bullying é de extrema importância saber identificar alguns dos sinais/comportamentos que as vítimas podem manifestar. Os sinais de alerta podem ser:
- Sentirem-se constantemente com medo; - Existência de queixas de dores físicas permanentes (dores de barriga, de cabeça), sobretudo em tempo letivo e no contacto com determinados colegas; - Dificuldade de concentração; - Recusa em ir à escola; - Alterações de humor; - Diminuição do rendimento escolar; - Surgimento de roupa em desalinho ou estragada; - Existência de materiais estragados ou que desaparecem; - Nódoas negras e feridas, não contando como as fizeram; - Procura outro percurso para chegar até à escola; - Isolamento social dentro e fora da escola, entre outros.
Não é apenas importante saber identificar sinais de possível existência de bullying, mas também conseguir compreender alguns sinais/comportamento que o agressor poderá adotar:
- Apresenta necessidade de dominar ou subjugar os outros; - Consegue o que quer com ameaças e/ou intimidação; - Zanga-se com facilidade e apresenta pouca tolerância à frustração; - Mente com frequência; - Comportamento de oposição e desafio à autoridade (professor, pais, relacionados); entre outros.
Além disto, é de realçar que são comportamentos que podem ocorrer por outros motivos, pelo que é essencial estabelecer uma comunicação positiva, eficaz e promotora de segurança e confiança com a criança e tentar perceber junto dela a existência destes comportamentos nos diversos contextos, nomeadamente no escolar. O adulto deve incentivar à denúncia do bullying, seja a criança espectador ou alvo do mesmo, como forma de combater este fenómeno. Agora que o ano letivo já arrancou é essencial ter com a criança uma conversa acerca do bullying e como podem contar com o adulto. Face ao exposto, o diálogo, a confiança e a conversa aberta acerca de temáticas como esta, ajuda que a criança identifique comportamentos de risco e que os denuncie ao adulto e quebre o ciclo de violência. Deixo aqui alguns vídeos que podem utilizar com as vossas crianças para reflexão e iniciar o debate acerca do bullying na escola e/ou em casa.
Irina Ribeiro Crispim
Psicóloga
Partilhamos alguns vídeos que podem utilizar com as vossas crianças para reflexão e iniciar o debate acerca do bullying na escola e/ou em casa.
Um ciclo vicioso
O que farias? (8)
O que farias (7)
O que farias? (5)
Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.