• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_aberturaanoletivo.jpg/fileuploads/Noticias/_equipa1ciclo.jpg/fileuploads/Noticias/_anoletivosite1.jpg/fileuploads/Noticias/_bemvindos1ciclo.jpg
O início de um projeto de vida
A ABEI é uma instituição que acompanha as crianças nos seus primeiros anos de vida, muitas vezes desde o Berçário, continuando a seguir e a apoiar o seu percurso na Creche, Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo. 

Nesse contexto, além dos conteúdos pedagógicos e curriculares ensinados, queremos potenciar um projeto de vida para e com as “nossas” crianças. Temos por objetivo que a busca do saber, o crescimento individual e a formação para o sucesso na vida pessoal, social e profissional sejam peças basilares no início da vida destas crianças e queremos, em parceria com os pais, contribuir para isso.
No arranque de mais um ano letivo, 7 anos depois de termos dado início ao projeto da Escola e agora com 150 alunos no 1º Ciclo, vivemos momentos em que se impõe que as linhas orientadoras da nossa instituição sejam reformuladas em alguns aspetos. A educação vai continuar a ter um grande peso na ABEI e quando falamos em “educação” não nos referimos apenas aos 4 anos do Ensino Básico, mas também à Creche e ao Pré-Escolar, pois sabemos que quanto mais evoluirmos nestas duas respostas sociais, melhores serão os desempenhos dos alunos quando chegarem ao 1º Ciclo.

Experiência e inovação de mãos dadas

Na ABEI também sabemos que quanto mais desenvolvida e inovadora for a Escola, maior será o sucesso alcançado. É por isso que apostamos, desde o primeiro momento, num corpo docente experiente e conhecedor da realidade da ABEI, agilizando uma articulação próxima entre os profissionais que trabalham com as crianças nas diferentes etapas do seu desenvolvimento, reforçando a forma de estar da associação, na educação e no ensino. Também trabalhamos todos os anos para que as transições das crianças da Creche para o Pré-Escolar e, posteriormente para a Escola, sejam o mais harmoniosas possível.
Outro investimento importante – e que vai continuar a ser feito – é o reforço da proximidade com todas as crianças e seus familiares, procurando uma personalização de relações dinâmicas, unidas por objetivos comuns, possibilitando, desta forma, uma intervenção personalizada e de acordo com as necessidades emergentes de cada um dos agentes educativos.

Também investimos, como não podia deixar de ser, na inovação e em ter bons parceiros, que possam dar resposta ao nível de exigência que temos para o ensino praticado na ABEI. A ABEI foi pioneira, a nível do contexto de 1º ciclo, na participação no Projeto “Apps for Good” desenvolvido pelo CDI Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas. Voltámos a garantir o “selo” de Escola Ecológica, através do Programa Eco-Escolas. E há três anos que a resposta de 1º Ciclo da ABEI é uma das escolas de referência a nível nacional a nível do no projeto de “Autonomia e Flexibilidade Curricular”, do Ministério da Educação. Fomos uma das escolas-piloto desde o primeiro ano em que o projeto foi proposto (2017-2018) e temos abraçado este desafio com muita vontade e responsabilidade. A Autonomia e Flexibilidade Curricular permite que 25% dos conteúdos curriculares sejam escolhidos entre os nossos alunos e o corpo docente, conforme os interesses, necessidades e ideias apresentadas pelas crianças. É assim que é possível incluir na matriz curricular do 1º Ciclo, matérias como a Educação Financeira, a Programação e Robótica ou as Oficinas Temáticas (Ambiente, Ciências, Criativa, Música), isto para além das áreas disciplinares base, que são comuns a todas as escolas. 

No presente ano, a ABEI também vai ser escola pioneira, no concelho de Vila Franca de Xira, no que diz respeito à implementação do projeto Tecnolabs – Salas do Futuro na Educação Pré-Escolar.  Vão existir duas salas – uma de Pré-Escolar e outra de 1º Ciclo - com ambientes educativos inovadores, onde os mais pequenos vão usufruir de métodos de aprendizagem em que a tecnologia surge, não como um fim, mas como um meio para aprender. As salas vão ser equipadas com material conseguido no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
É desta forma que a ABEI se assume, cada vez mais, como uma instituição aberta à inovação constante e à multidisciplinariedade, inserindo-nos num contexto concelhio e regional em que os resultados apresentados confirmam a nossa qualidade e excelência.
Estamos cada vez mais motivados para contribuir para o sucesso futuro dos nossos utentes. Nessa perspetiva, todos os anos, incrementamos condições para que a aprendizagem, o conhecimento e crescimento das crianças que fazem parte da nossa família, se sistematize de forma mais harmónica com o novo paradigma educativo, na preparação de um futuro que se quer sempre desafiante.
É com estes princípios que preparamos um novo ano letivo, com vontade e empenho, disponíveis e motivados para novos desafios. E é nesta perspetiva que a Direção Pedagógica da ABEI deseja a todos um excelente Ano Letivo 2019-2020.

ABEI

Notícias Recentes

Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.

Processo eleitoral na ABEI 

Processo eleitoral na ABEI 

Informam-se todos os associados que está aberto o processo eleitoral na ABEI.
<strong></strong>Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Dia Mundial de Combate ao Bullying 

O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data que pretende alertar as famílias e comunidade, concretamente a escolar, para um fenómeno presente na nossa sociedade. Além de alertar, é importante sabermos a que se refere e os sinais de alerta para a identificação precoce de situações de bullying e o que leva ao seu combate. 
Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

A saúde mental tem ganho relevo e a sua importância tem vindo, cada vez mais, a ser valorizada. Contudo, ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos, sendo o mais comum de que o psicólogo “é para malucos”!

Nada disso. Este dia serve para quebrar tabus e para dar a conhecer o papel de enorme importância dos profissionais de saúde mental, nomeadamente, o psicólogo.

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

Vai realizar-se, no dia 22 de junho, a Assembleia Geral da ABEI.

A Assembleia terá início pelas 18h, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aos 47 anos, a ABEI tem cada vez mais energia! A instituição celebrou o aniversário a 13 de maio e a festa fez-se no dia seguinte, com um peddypapper muito animado, que juntou mais de duas centenas de pessoas em Vila Franca de Xira.
Peddypapper Aniversário da ABEI

Peddypapper Aniversário da ABEI

A ABEI faz 47 anos a 13 de maio e, no dia 14, sábado, vamos comemorar a data com um PEDDYPAPPER em Vila Franca de Xira!
AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

Decida que instituição ajudar com a consignação do seu IRS.
É uma atitude que não tem custos para si e vai estar a AJUDAR SEM GASTAR.
Como falar da guerra às crianças

Como falar da guerra às crianças

É praticamente impossível escapar às notícias sobre a guerra na Ucrânia. Como devemos explicar o assunto às crianças e o que lhes devemos contar? Neste artigo, a psicóloga da ABEI dá algumas dicas para que os pais possam lidar melhor com esta realidade.
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Vai realizar-se, no dia 30 de novembro, a Assembleia Geral da ABEI.
ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

O trabalho da ABEI em dois projetos - um sobre alimentação e outro sobre a criação de laços na Unidade de Saúde - foi reconhecido com o "Selo de Boas Práticas 2021".
Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

A Assembleia Geral da ABEI foi marcada pela participação ativa dos sócios e pela homenagem e agradecimento a todos os trabalhadores que, apesar das difíceis circunstâncias, se superaram a todos os níveis ao longo dos últimos meses.
Escola da ABEI no “Apps for Good"

Escola da ABEI no “Apps for Good"

Os alunos da ABEI apresentam três projetos no 7º Encontro Regional do “Apps for Good“, que acontece online.

Vote nos projetos da nossa Escola!

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Pelo 5º ano consecutivo o equipamento dos Bacelos recebeu o galardão Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido no contexto deste projeto que promove uma escola mais sustentável e amiga do ambiente.
46 anos: Parabéns ABEI

46 anos: Parabéns ABEI

No 46º aniversário da ABEI, quem esteve de parabéns foi a nossa equipa!