• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_prevencaofrio.jpg
ATCHIM…Chegou o frio!
Chegou o outono e o inverno não tarda. Estamos numa época do ano que nos proporciona bons momentos à lareira, o conforto de um chá quente e a antecipação do Natal… mas o tempo de inverno também traz grande arrefecimento das temperaturas e as consequentes gripes e constipações. Neste artigo da Enfermeira Coordenadora da nossa Unidade de Saúde, pode ler vários conselhos para passar esta época do ano com saúde e conforto!
A exposição ao frio, nomeadamente durante vários dias consecutivos, pode contribuir para a transmissão de doenças infeciosas do aparelho respiratório, bem como para o agravamento de doenças crónicas, nomeadamente as cardíacas e respiratórias. Por isso as pessoas que sofrem desse tipo de patologia, bem como os idosos e as crianças, pelo facto de não terem o sistema imunitário tão reforçado, devem tomar medidas preventivas. É sobre isso que vos vamos falar neste artigo. 
Existe um conjunto de cuidados e ações que nos podem ajudar a atravessar esta estação do ano com qualidade e conforto. Não são novidade, mas nunca é demais relembrar. Ora, vejamos o que devemos ter em conta em cada situação do nosso dia-a-dia.  

Em sua casa: 
Mantenha a temperatura entre os 20º e os 24ºC;  
Se possível, aqueça todas as divisões da casa de forma idêntica para não haver diferenças de temperatura, nomeadamente entre a sala de estar e o quarto, tendo os cuidados necessários com os sistemas de aquecimento e garantindo sempre uma boa circulação de ar.

Relativamente ao nosso corpo e roupas: 
Mantenha a pele hidratada, nomeadamente mãos, pés, rosto e lábios;
Use várias camadas de roupa;
Proteja as extremidades do corpo (com luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e use calçado apropriado às condições meteorológicas;
Evite andar descalço no chão frio ou molhado. 

Quanto à nossa alimentação:
Faça refeições mais frequentes (encurtando o tempo entre elas);
Dê preferência a refeições quentes; 
Aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, como citrinos, frutos vermelhos, legumes e vegetais de folhas verdes, pois contribuem para minimizar o aparecimento de infeções;
Evite o consumo de bebidas alcoólicas, que provocam vasodilatação com a consequente perda de calor e arrefecimento corporal. Consuma água ou chás mornos ou quentes.

Para quem pratica atividade física:
Mantenha a prática de exercício regular, mas em situações de frio intenso deve evitar fazê-lo ao ar livre;
Mantenha o corpo seco, evitando arrefecer com a roupa transpirada no corpo;
Beba água antes, durante e após a atividade física para evitar a desidratação. 

Quanto à vacinação contra a gripe, importa esclarecer que a vacinação é, segundo a Direção Geral da Saúde, a principal medida de prevenção da gripe, que é uma doença contagiosa que pode provocar complicações gravosas, nomeadamente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. 
Muitas pessoas pensam: “Já levei a vacina da gripe o ano passado, este ano já não preciso.” – errado! Os vírus da gripe estão em constante alteração e, a imunidade adquirida pela vacina num ano, não nos protege dos vírus que possam surgir no ano seguinte, pelo que as pessoas se devem vacinar anualmente. A vacinação inicia-se em outubro e deve ser feita preferencialmente até ao final do ano, informe-se junto do seu Médico de Família, no Centro de Saúde ou até na farmácia.  A vacina da gripe é fortemente recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde, que a podem obter, de forma gratuita, nos centros de saúde.

Para prevenir as infeções respiratórias, além da vacinação contra a gripe, deve ter em conta os as recomendações que indicámos anteriormente e respeitar medidas básicas de higiene, como a lavagem frequente das mãos, a “etiqueta respiratória” (tossir/espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço) e evitar locais fechados com muitas pessoas. Se não conseguiu evitar e o vírus da gripe já lhe fez uma visita, evite o contacto social até se sentir novamente em forma. 
E passe a palavra, pois isso é fundamental! Vacine-se, proteja-se e transmita estas recomendações aos seus amigos e familiares. Com alguns cuidados básicos vai, seguramente, passar o inverno de uma forma mais agradável e aproveitar o que esta estação tem de melhor para nos dar! 

Helena Damião Valente

Enfermeira Coordenadora – UCCI 

 

DESCARREGUE AQUI O PDF DO ARTIGO:

 

ABEI

Notícias Recentes

Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.

Processo eleitoral na ABEI 

Processo eleitoral na ABEI 

Informam-se todos os associados que está aberto o processo eleitoral na ABEI.
<strong></strong>Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Dia Mundial de Combate ao Bullying 

O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data que pretende alertar as famílias e comunidade, concretamente a escolar, para um fenómeno presente na nossa sociedade. Além de alertar, é importante sabermos a que se refere e os sinais de alerta para a identificação precoce de situações de bullying e o que leva ao seu combate. 
Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

A saúde mental tem ganho relevo e a sua importância tem vindo, cada vez mais, a ser valorizada. Contudo, ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos, sendo o mais comum de que o psicólogo “é para malucos”!

Nada disso. Este dia serve para quebrar tabus e para dar a conhecer o papel de enorme importância dos profissionais de saúde mental, nomeadamente, o psicólogo.

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

Vai realizar-se, no dia 22 de junho, a Assembleia Geral da ABEI.

A Assembleia terá início pelas 18h, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aos 47 anos, a ABEI tem cada vez mais energia! A instituição celebrou o aniversário a 13 de maio e a festa fez-se no dia seguinte, com um peddypapper muito animado, que juntou mais de duas centenas de pessoas em Vila Franca de Xira.
Peddypapper Aniversário da ABEI

Peddypapper Aniversário da ABEI

A ABEI faz 47 anos a 13 de maio e, no dia 14, sábado, vamos comemorar a data com um PEDDYPAPPER em Vila Franca de Xira!
AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

Decida que instituição ajudar com a consignação do seu IRS.
É uma atitude que não tem custos para si e vai estar a AJUDAR SEM GASTAR.
Como falar da guerra às crianças

Como falar da guerra às crianças

É praticamente impossível escapar às notícias sobre a guerra na Ucrânia. Como devemos explicar o assunto às crianças e o que lhes devemos contar? Neste artigo, a psicóloga da ABEI dá algumas dicas para que os pais possam lidar melhor com esta realidade.
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Vai realizar-se, no dia 30 de novembro, a Assembleia Geral da ABEI.
ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

O trabalho da ABEI em dois projetos - um sobre alimentação e outro sobre a criação de laços na Unidade de Saúde - foi reconhecido com o "Selo de Boas Práticas 2021".
Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

A Assembleia Geral da ABEI foi marcada pela participação ativa dos sócios e pela homenagem e agradecimento a todos os trabalhadores que, apesar das difíceis circunstâncias, se superaram a todos os níveis ao longo dos últimos meses.
Escola da ABEI no “Apps for Good"

Escola da ABEI no “Apps for Good"

Os alunos da ABEI apresentam três projetos no 7º Encontro Regional do “Apps for Good“, que acontece online.

Vote nos projetos da nossa Escola!

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Pelo 5º ano consecutivo o equipamento dos Bacelos recebeu o galardão Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido no contexto deste projeto que promove uma escola mais sustentável e amiga do ambiente.
46 anos: Parabéns ABEI

46 anos: Parabéns ABEI

No 46º aniversário da ABEI, quem esteve de parabéns foi a nossa equipa!