• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_poupanca.jpg
Saber gastar e saber poupar: a relação das crianças com o dinheiro
Na ABEI disponibilizamos a Educação Financeira aos alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo. É uma matéria de grande importância para as crianças ganharem a confiança necessária à tomada de decisões relacionadas com a gestão pessoal do dinheiro.

Face à conjuntura social, económica e política em que vivemos atualmente, a nível mundial, tornou-se urgente começar a preparar e a educar as crianças para enfrentarem novos desafios que lhe possam surgir quando forem adultos. Estudar a Educação Financeira, desde tenra idade, é algo que trará um equilíbrio e uma visão diferenciada para futuros adultos conscientes e bem-sucedidos, que terão de ser mais responsáveis, não só individual, como também socialmente.
A melhor forma de saber fazer escolhas e valorizar o dinheiro como meio para alcançar os objetivos que pretendermos é, não só aprender a poupar, como também a gastar de forma consciente e segura. A poupança dever ser encarada como um princípio e não como um recurso.
Segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo (1986), no seu artigo 7º, é mencionado que a Escola deve administrar um ensino ligado à realidade dos seus alunos e, como o dinheiro faz e fará parte das suas vidas, é necessário ensinar a lidar adequadamente com ele, tornando-se consumidores conscientes responsáveis por contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

A Escola tem um papel fundamental na preparação de cada indivíduo como cidadão, ensinando-o a fazer boas escolhas e a abrir caminho para o sucesso e a felicidade, na medida em que os prepara e lhes dá a conhecer o que os espera num futuro relativamente próximo. Através da Educação Financeira, as crianças desenvolvem um conjunto de razões e de relações fundamentais para uma vida equilibrada: saber consumir, poupar, investir e administrar o dinheiro, que lhe possibilitarão desenvolver uma linguagem confiante e conduzir a sua vida financeira de forma saudável.
A consciência financeira permite que cada um saiba que não basta ter um bom emprego com um ordenado alto, uma vez que os ganhos e os gastos devem estar sempre equilibrados, caso contrário, resulta no insucesso financeiro e em infelicidade pessoal. Se as crianças, desde cedo, aprenderem a controlar as suas finanças, tornar-se-ão adultos empreendedores, com possibilidades de realizarem bons investimentos.

A Educação Financeira irá contribuir para uma nova geração de pessoas com sucesso, com uma base forte e com sede de empreender e transformar as situações em seu redor.
Através da Educação Financeira, como oferta complementar (incluída no plano curricular) nos terceiro e quarto anos do 1º Ciclo, na ABEI reforçamos os conhecimentos dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos financeiros adequados. O nosso objetivo é que ganhem a confiança necessária à tomada de decisões financeiras relacionadas com a gestão pessoal do dinheiro, desenvolvam capacidades de criar riqueza, orientar ativos e ajustar-se financeiramente a situações contrárias e imprevistas. 
Regendo-nos pela Organização Curricular e Programa do Ensino Básico – 1º Ciclo (2004), um dos nossos objetivos gerais é “desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática”, nos nossos alunos. Pretendemos que aumentem a sua literacia financeira, de forma a, quando chegar altura, saibam abrir uma conta, comprar casa, analisar propostas de um banco ou outra entidade financeira...

Patrícia Pereira

Direção Colegial do Estabelecimento da Quinta dos Bacelos

Descarregue o artigo:

 

 

ABEI

Notícias Recentes

Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.

Processo eleitoral na ABEI 

Processo eleitoral na ABEI 

Informam-se todos os associados que está aberto o processo eleitoral na ABEI.
<strong></strong>Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Dia Mundial de Combate ao Bullying 

O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data que pretende alertar as famílias e comunidade, concretamente a escolar, para um fenómeno presente na nossa sociedade. Além de alertar, é importante sabermos a que se refere e os sinais de alerta para a identificação precoce de situações de bullying e o que leva ao seu combate. 
Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

A saúde mental tem ganho relevo e a sua importância tem vindo, cada vez mais, a ser valorizada. Contudo, ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos, sendo o mais comum de que o psicólogo “é para malucos”!

Nada disso. Este dia serve para quebrar tabus e para dar a conhecer o papel de enorme importância dos profissionais de saúde mental, nomeadamente, o psicólogo.

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

Vai realizar-se, no dia 22 de junho, a Assembleia Geral da ABEI.

A Assembleia terá início pelas 18h, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aos 47 anos, a ABEI tem cada vez mais energia! A instituição celebrou o aniversário a 13 de maio e a festa fez-se no dia seguinte, com um peddypapper muito animado, que juntou mais de duas centenas de pessoas em Vila Franca de Xira.
Peddypapper Aniversário da ABEI

Peddypapper Aniversário da ABEI

A ABEI faz 47 anos a 13 de maio e, no dia 14, sábado, vamos comemorar a data com um PEDDYPAPPER em Vila Franca de Xira!
AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

Decida que instituição ajudar com a consignação do seu IRS.
É uma atitude que não tem custos para si e vai estar a AJUDAR SEM GASTAR.
Como falar da guerra às crianças

Como falar da guerra às crianças

É praticamente impossível escapar às notícias sobre a guerra na Ucrânia. Como devemos explicar o assunto às crianças e o que lhes devemos contar? Neste artigo, a psicóloga da ABEI dá algumas dicas para que os pais possam lidar melhor com esta realidade.
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Vai realizar-se, no dia 30 de novembro, a Assembleia Geral da ABEI.
ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

O trabalho da ABEI em dois projetos - um sobre alimentação e outro sobre a criação de laços na Unidade de Saúde - foi reconhecido com o "Selo de Boas Práticas 2021".
Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

A Assembleia Geral da ABEI foi marcada pela participação ativa dos sócios e pela homenagem e agradecimento a todos os trabalhadores que, apesar das difíceis circunstâncias, se superaram a todos os níveis ao longo dos últimos meses.
Escola da ABEI no “Apps for Good"

Escola da ABEI no “Apps for Good"

Os alunos da ABEI apresentam três projetos no 7º Encontro Regional do “Apps for Good“, que acontece online.

Vote nos projetos da nossa Escola!

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Pelo 5º ano consecutivo o equipamento dos Bacelos recebeu o galardão Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido no contexto deste projeto que promove uma escola mais sustentável e amiga do ambiente.
46 anos: Parabéns ABEI

46 anos: Parabéns ABEI

No 46º aniversário da ABEI, quem esteve de parabéns foi a nossa equipa!